Consumidor sofre os efeitos da pandemia
Matérias da CNN e Record Rio apresentam dados da PROTESTE sobre os impactos da quarentena no aumento dos preços dos produtos e nas queixas relacionadas a bens e serviços
Os efeitos da pandemia na vida do consumidor renderam duas matérias jornalísticas esta semana, que contou com a colaboração da PROTESTE. A CNN apresentou os dados da maior associação de consumidores da América Latina sobre o aumento do número de reclamações aos seus canais, que no começo de 2020 foi 43% maior do que no ano passado. Foram mais de 21 mil ocorrências até agosto, sendo o setor de bens e consumo o principal gerador de queixas, seguido por lazer e, em terceiro lugar, finanças.
Veja a matéria completa da CNN aqui.
Compras mais caras
A Record Rio, por sua vez, destacou o aumento dos preços nos supermercados. A pesquisa realizada pela PROTESTE em agosto em mais de 50 estabelecimentos no Rio de Janeiro apontou diferenças de mais de 107% no preço do óleo de soja e de 40% no de feijão preto, se comparados ao mesmo período do ano passado.
“Temos a sensação de que os preços subiram na pandemia e a melhor maneira de medir isso é comparando os preços praticados no ano passado e aplicando a inflação. Alguns produtos possuem uma explicação para o aumento excessivo, outros não. Realmente é o excesso de demanda”, disse o diretor de relações institucionais da PROTESTE, Henrique Lian à reportagem.