Na quinta-feira (13), a agenda da Associação de Defesa do Consumidor foi cheia. Entre reportagens e entrevistas, nossos especialistas compartilharam informações relevantes ao consumidor com análises sobre golpes on-line e problemas de internet. Confira mais sobre cada participação:
Estelionatário utilizou documentos de anunciantes em aplicativos de venda para aplicar golpes e, pelo menos, 40 pessoas foram vítimas do crime. Henrique Lian, diretor de relações institucionais da PROTESTE, comentou o caso no RJ1. Nessa situação, a plataforma de vendas apesar de não poder ser responsabilizada, precisa investir em segurança.
“Ela aproxima o consumidor do vendedor, mas não faz a intermediação do pagamento. Portanto, não participa da relação de consumo e não pode ser responsabilizada pelos danos.”
Com o isolamento social, a demanda por internet dentro de casa aproximadamente dobrou. A instabilidade da conexão afetou os consumidores e provocou o aumento das reclamações sobre o serviço no primeiro semestre de 2020. Telefonia e internet banda larga receberam os maiores números de queixas. Esse foi o tema da reportagem da TV Cultura em que Renato Santa Rita, coordenador do Centro de Competência Jurídico-Financeiro da PROTESTE, participou.
“As operadoras não se prepararam para essa mudança abrupta de perfil de usuários nem da forma como os usuários comuns utilizam a internet de casa, foi uma surpresa.” disse Renato.