Voltar

Alternador com defeito Sandero

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

D. B.

Para: RENAULT

27/01/2020

Na última sexta 24/01 no fim da tarde, meu carro, um Sandero Stepway 1.6 16 V 2012/12, apresentou um barulho de arraste na correa do motor, seguido de muita fumaça sob o capú. Em seguida a luz da bateria acendeu, e a direção travou. Eu estava a beira de entrar em uma BR no horário de rush. Consegui com dificuldade jogar o carro ao acostamento. Liguei para o seguro para guinchar o carro e para a Renault, que estava há 2 km da onde tive o problema, para ver se poderia me ajudar. Pela descrição do ocorrido, pelo telefone, mecânico disso que o problema seria o alternador, que o carro poderia até pegar fogo e precisaria trocar a peça, mas eles não tinham. Também não tinha disponibilidade de atendimento e a oficina já estava fechando. Pedi ao guincho para levar a oficina Nacional peças, que disponha de atendimento rápido e tinha a peça. O diagnóstico foi o mesmo, o alternador travou e arrebentou a correa da polia. O valor de conserto ficou, depois de negociação, em cerca de R$ 1.533,00, para trocar a correa e o alternador. Na renault, só a peça alternador era quase R$ 1.700,00. Tenho relacionamento com a Renault há mais de 13 anos, é meu terceiro carro e sempre estive satisfeito. Inclusive toda a minha família, irmã, pai e cunhado, migraram para a Renault por minha referência. O carro possuía todas as revisões feitas na concessionária, inclusive troca de correa dentada. Última revisão há 5 meses. O carro roda pouco, em 7 anos, tem apenas 50.000 km rodados. Dito isso, entrei em contato com a oficina, para ver o que poderia ser feito, se eles poderiam assumir o conserto ou pelo menos o meu ressarcimento, visto ser uma peça de longa vida de duração, não ter sido recomendado nenhuma troca em revisões anteriores e o risco que passei de sofrer um acidente ainda mais sério. Eles disseram que não poderiam ajudar e que poderia entrar em contato com o SAC. Ao pesquisar na internet, vi que este problema é recorrente e tem outras reclamações no Reclame Aqui e narrativas em outros canais. Ex: https://www.reclameaqui.com.br/renault/alternador-quebrado-com-31000km_OeesD60PJruclHTF/ https://www.reclameaqui.com.br/renault/alternador-sandero_13270776/ Resolvi então ligar para o SAC e registrei a reclamação 203735938. Contudo a atendente Talita não conseguiu me ajudar. Disse que o máximo que eles poderiam fazer era tentar agilizar a entrega da peça, mas nada sobre cortesia, ressarcimento, etc. Descrito toda a situação, não tenho como me calar diante de uma situação que poderia ter tido um desfecho muito grave e a falta de consideração com um cliente fiel com longo histórico. Estava para trocar de carro este ano e com este fato e a falta de suporte, provavelmente trocarei de montadora. Fico no aguardo de providências!!!!

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 1533,00