- Reclame com a ajuda da PROTESTE
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- Título da reclamação pública
Cobrança indevida, indisposição da empresa para fazer a devolução
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
C. A.
Para: Liberty Seguros
Boa tarde, no dia 25/09/2015 adquiri junto a concessionaria da hyundai em Curitiba o veiculo "HB20S Impress 1.6 Flex 16V Auto." em meu nome, para não sair da agência sem o seguro a corretora da concessionaria da hyundai sevec (Curitiba - PR) me ofereceu o seguro da Liberty, resolvi adquirir, como não possuo CNH fiz o seguro em nome da minha esposa (Mikaella Soliedad Carvalho Brito - CPF: 095.715.259-01), pois a mesma é a a motorista do veiculo, o pagamento escolhido foi em débito na conta-corrente, como minha esposa não possui conta no banco foi acordado em fazer o débito direto da minha conta correnta (Caixa Economica), passei pessoalmente todas as informações para a corretora, que inclusive confirmou comigo os dados passados, inclusive a conta do banco ela copiou diretamente do cartão de crédito. O pagamento ficou em 4x em débito de conta-corrente no valor de R$ 731,97 para 19/11/2015, R$ 643,11 para 27/11/2015, R$ 629,96 para 25/12/2015 e R$ 629,94 para 25/01/2016 (segue o print01.png para comprovar as datas e os valores), acontece que fiquei aguardando mais de um mês o debito ocorrer na minha conta e nunca ocorreu, fiquei preocupado e entrei em contato com a corretora (por meio do whatsapp) e a mesma me informou que a corretora na hora de digitar os dados, digitou errado o numero da conta e ai começou a complicação e dor de cabeça, como o pagamento estava atrasado (mas não por erro meu e sim da funcionária da liberty) eles queriam que eu pagasse por meio de boleto e com juros, mas não aceitei, pois não posso arcar com um erro que não foi da minha parte, e conversa vai e vem a corretora fez um novo seguro, foi emitido boleto, apesar de eu exigir debito na conta (pois para mim é melhor ser debitado na conta corrente), o boleto foi emitido, por causa de compromissos não pude pagar o boleto, entrei em contato para emitirem um novo boleto, foi emitido com um valor acrescido (taxa pela a segunda via), não aceitei, pois quando a empresa erra eles não arcam com a consequência e quando o consumidor erra atrasando o pagamento de boleto eles não perdoam e cobram taxa. Conversa vai e vem com a corretora, entramos em um novo acordo, em fazer uma nova apólice (diferença a mais de R$ 50,00 reais), foi acordado que esse valor da diferença seria debitado na minha conta, aceitei, pois é burocrático fazer um novo seguro, apesar de estar descontente com a liberty. Acontece que o primeiro seguro (feito no dia 25/09) ainda se encontrava ativo e eles com o debito agendado na minha conta para o dia 27/11/2015, cujo valor foi debito indevidamente, na minha consciencia a primeira apolice se encontrava desativado(numero da primeira apolice: 3195241276), pois feita uma nova apolice (numero da apolice atual: 3195261657), entrei em contato com o banco para cancelar o debito mas não consegui fazer o cancelamento, entrei em contato com a liberty por meio do telefone e eles pediram para mim entrar em contato com a corretora. Entrei em contato com a corretora no dia 27/11 e a mesma me informou que seria feito o estorno, no dia 30/11 a corretora me informou que seria o estorno feito no dia 03/12 o que não ocorreu, entrei novamente em contato no dia 03/12 para saber e a mesma informou que a devolução seria feita pela a Corretora no dia 07/12 no valor de R$ 708,10 (sendo R$64,99 referente a diferença entre as propostas e R$643,11 referente a parcela debitada), o que não ocorreu. Entrei em contato hoje (08/12) com corretora a mesma não me atende e não me fornece informações, preocupado entrei em contato com a liberty por meio do chat disponibilizado no site, mas o operador não me atendeu e não se responsabilizou (a liberty) pela a corretora e ainda eles vão analisar a situação da devolução do dinheiro em até 15 dias uteis (enviei anexado a conversa com a liberty se ajudar, anexo conversa_chat_liberty_08.12.15.txt). Estou cansado de entrar em contato, de ficar pedindo para fazer o debito na minha conta de um valor cobrado indevido, cujo valor tenho necessidade, tentei resolver amigavelmente com a seguradora mas o descaso da seguradora e da corretora é grande. Peço que a Proteste me ajude a conseguir o valor cobrado indevido dobrado, de acordo com o Artigo 42 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990, se for a minha situação, pois creio que mereço o valor dobrado, estou tendo várias dores de cabeça para conseguir o meu dinheiro de volta, quando o consumidor atrasa um pagamento os juros e taxas são altas, é obrigado a pagar, quando uma empresa fazer um cobrança indevida e o consumidor paga o valor cobrado indevido, quando a empresa devolve o valor, devolve sem nenhuma compensação, ou seja, o consumidor sempre sai no prejuizo. A forma da liberty em devolver o valor dobrado é um jeito da empresa não sair impune sem pagar pelas as consequências. A proteste já me ajudou 02 vezes, espero que consiga me ajudar nessa 03 vez. Estou enviando o extrato do banco e prints da conversa com a corretora por meio do Whatsapp.
Solução esperada
- Reembolso: R$ 1286,22
- Espero que a liberty faça a devolução do valor dobrado, pois tem me causado enorme transtorno o ocorrido. Quando o consumidor atrasa uma fatura os juros e taxas cobradas são um absurdo, quando uma empresa faz a cobrança indevida eles demoram (quando fazem) fazer a devolução do dinheiro e sem nenhuma compensação ao consumidor. Creio que minha situação se enquadra no codigo de defesa do consumidor sobre a devolução do valor dobrado.
Mensagens (2)
C. A.
Para: Liberty Seguros
Boa tarde, estou enviando cópia da conversa no whatsapp que tive com a corretora, consta também o final da conversa na qual a corretora não me passa nenhuma informação. Segue anexado também cópia da conversa pelo o chat da liberty e o extrato do banco na qual consta o valor debito indevidamente no dia 27/11.
Liberty Seguros
Para: C. A.
Boa tarde, Segue tratativas com o cliente: Dia 03/11 o Departamento financeiro da Corretora identificou que não houve debito da primeira parcela por dados bancários errados e tentou contato com a cliente por telefone sem sucesso, enviamos e-mail qual voltou, enviamos então mensagem através do aplicativo Whatssap, informando que para regularização seria necessário vistoria a qual tem custo e R$ 50,00. Em conversa no mesmo dia foi solicitado a cópia do cartão para confirmação dos dados bancários, e assim identificamos que houve um erro por parte da funcionária na hora de digitar os dados e informamos que diante disso, mesmo tendo proposta onde consta os dados bancários, assinada pelo cliente, para que o mesmo não fosse prejudicado a Corretora arcaria com o custo da vistoria. Cliente informou que estava viajando e retornaria no dia seguinte; Dia 04/11 enviado mensagem solicitando o endereço para realização da vistoria, cliente respondeu 22h informando o endereço; Dia 05/11 agendamento da vistoria realizado junto a Seguradora para dia 06/11 no período da manhã, cliente avisado; Dia 09/11 vistoria não foi realizada, informação da Seguradora que não conseguiram contato com cliente para confirmar o endereço, comunicado cliente; Dia 10/11 vistoria reagendada para 11/12, comunicado cliente; Dia 16/'‹1'‹'‹1'‹ solicitado e'‹-'‹mail para envio do boleto. Boleto enviado com vencimento para '‹17/11; Dia '‹17/11 feito correção dos dados bancários; Dia 18/1'‹1'‹'‹ cliente solicitou novo boleto. Encaminhado por e-mail novo boleto com vencimento para 19/11; Dia 19/11 Cliente questionou referente ao valor e informamos que a diferença cobrada é referente ao juros cobrado pela seguradora pelo atraso do pagamento. Colocamos então a disposição do cliente a opção de contratar um novo seguro pois realizamos uma cotação e o valor sofreria um aumento de apenas R$ 64,99, e para manter as mesmas condições de contratação, a Corretora se propôs a arcar com essa diferença; Dia 20/11 Cliente aceitou nova proposta mediante a devolução da diferença; Dia 23/11 Encaminhamos a nova proposta por e-mail para Sr. Carlos e informamos do envio através do Whatsapp; Dia 27/11 cliente informou que identificou dois agendamentos de debito. Identificamos que a apólice não havia sido cancelada, e o debito da 2ª parcela já havia sido agendado para aquela data. Orientamos o cliente a cancelar o débito, mas caso o mesmo não conseguisse cancelá-lo o valor seria devolvido. Primeira Apólice sob n° 3195241276 cancelada nesta data; 30/11 cliente nos informou que não conseguiu realizar o cancelamento do débito e o mesmo ocorreu, informamos que iríamos verificar com a seguradora. Em contato com a mesma nos foi informado que tínhamos que aguardar o retorno bancário até dia 03/12, informado cliente; 03/12 Recebemos a informação da Seguradora que não haveria devolução da parcela, já que no cálculo do endosso de cancelamento estava considerando a parcela 2 e só seria devolvido as parcelas 01, 03 e 04 e o cliente teve cobertura proporcional a esta parcela. Cliente informado que não haveria devolução por parte da Seguradora, sendo assim essa devolução seria arcada pela Corretora, novamente para que o cliente não fosse prejudicado, e que o valor de R$ 708,10 (R$ 64,99 referente a diferença entre as propostas e R$ 643,11 referente a parcela debitada) seria depositado em conta no dia 07/12; 07/12 Depósito realizado na conta do cliente, conforme acordado; Em anexo segue endosso de cancelamento da primeira Apólice de n° 3195241276, apólice de n° 3195261657 (única apólice ativa para o cliente) e comprovante do depósito em conta. Nos colocamos a disposição para esclarecimento de qualquer dúvida --- Assunto: Fwd: Reclamação: Cobrança indevida, indisposição da empresa para fazer a devolução (CPTBR00026845-73) Data: Tue, 8 Dec 2015 17:38:37 -0200