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Veículo com Vício de Fábrica

Peugeot Citroen do Brasil Automóveis LTDA. Avenida República do Chile, nº 500, 25º andar Centro, Rio de Janeiro – RJ CEP 20031-170
ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO ENVIADA PARA OS ESPECIALISTAS

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

C. B.

Para: Peugeot Citroen do Brasil Automóveis LTDA.

22/02/2016

Adquiri direto da fábrica um automóvel Peugeot 208 Active Pack 1.6 Aut, branco, modelo 2015 em 21/08/2014, que me foi entregue na Concessionária da marca, a G6 Montreal Veículos e Peças LTDA, em Araruama. Na entrega do veículo ninguém sabia dar explicaçoes sobre o funcionamento e uso do veículo e esse fato foi registrado no SAC da Peugeot. Uma semana após a entrega eu retornei à Concessionária porque o veículo apresentava ruídos na suspensão traseira que não foi resolvido em nenhum dos outros 4 (quatro) retornos, durante 2015, incluindo uma revisão, onde diziam ter colocado graxa ou feito apertos em parafusos, etc. Nos primeiros 15 dias de Fev/2016, os ruídos aumentaram para um volume insuportável o que me fez estacionar o veículo em minha garagem e ligar para a mesma Concessionária (Montreal Araruama) que, para meu espanto, fechou em Dez/2015. Então solicitei apoio do serviço Peugeot Assistance, onde relatei os fatos. A Peugeot então providenciou um reboque para a Concessionária Peugeot Allure, em Macaé, em 15/02/2016. Depois de muita insistência e reclamação no SAC da Peugeot, só hoje, 17/02, informaram que não se trata de problemas na suspensão e sim problemas com o Freio de Mão e que as peças podem levar de 10 a 15 dias úteis para chegar. Fiquei mais indignado quando o consultor técnico da Peugeot Allure (Macaé), disse que eu poderia retirar o carro e vir dirigindo pela estrada até Armação dos Búzios, onde moro, sem perigo, e voltar quando chegarem as peças. Ora, 94,7 KM de estrada em mau estado onde não sinto segurança em dirigir, pois perdi a confiança sobre qual seria o real vício oculto no veículo! Voltei a ligar para o SAC da Peugeot colocando a minha indignação, com promessa de intervenção deles. Agora, às 17:00, liguei para a Peugeot Allure procurando o Chefe da Oficina, e este, desta vez, disse que havia cancelado o pedido de peças "normal" que levaria até 15 dias úteis e que amanhã fará outro pedido "urgente" e que este, provavelmente levará 5 dias úteis...Eu continuo inseguro, indignado, desconfiado e com muitos prejuízos com esta marca.

Solução esperada

  • Imediata solução dos vícios de fábrica encontrados com respectivo laudo técnico garantindo a eliminação desses vícios ou a troca por um veículo novo.

Mensagens (14)

Ajuda requerida 22 fevereiro 2016

C. B.

Para: PROTESTE

22/02/2016
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: C. B.

26/02/2016
Essa resposta é privada

Peugeot Citroen do Brasil Automóveis LTDA.

Para: C. B.

26/02/2016

Boa tarde, Como eu havia registrado, nas 4 vezes que fui à Concessionária Montreal reclamar do barulho na suspensão traseira os 'Consultores técnicos' davam uma volta comigo, constatavam o problema, levavam o veículo para a oficina e mandavam eu esperar. Daí há uns poucos minutos diziam que era bobagem, uma vez era um 'aperto de parafuso', outras era 'graxa seca'! Realmente melhorava o ruído, mas este não acabava, mas sempre faziam questão de dizer que eu não corria qualquer perigo e que só valia a pena deixar o carro lá quando eu fosse fazer a primeira revisão. Como foram espertos, em tempo algum escreviam isso, só falavam. A Concessionária fechou em Dez/2015, não posso voltar lá para outras comprovações, apenas tenho testemunho de meu filho em uma visita técnica e de um vizinho que em outra foi comigo até lá. Anexei a este email a nota fiscal de compra em nome de minha esposa (MEI), um checklist deles onde consta a minha reclamação sobre o barulho na suspensão, a nota da Revisão onde eles nada anotaram e o checklist do guincho onde consta também a mesma reclamação. Apesar de terem fechado a Concessionária citada, é óbvio que eles devem ter esses registros das minhas visitas e reclamações. Por último, tenho o protocolo N° 490.507 do SAC onde ficam registrados os últimos contatos. Suspeito que agora estão dizendo que é simplesmente um defeito do 'Cabo do Freio de mão' para não se caracterizar o problema na suspensão (vício). Obrigado, Celso Bastos om: Proteste Sent: Friday, February 26, 2016 2:22 PM To: Cc: [email protected] Subject: CPTBR00038721-18 ContactID101190924-60/ContactID ORIENTAÇaO PROTESTE Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 2016. Ilmo. Sr. CELSO RUBENS BROCHADO BASTOS Associado n° 469.329-43 Assunto: VaCIO DEFEITO DO PRODUTO (GSS) Prezado Sr. CELSO, É com satisfação que a PROTESTE recebeu a sua solicitação. Pedimos desculpas pela demora na resposta. Abaixo, algumas considerações e nossa orientação. Fatos narrados O associado relata que adquiriu um VEaCULO novo da fabricante PEUGEOT, e que na semana seguinte este apresentou um defeito, não tendo sido reparado até o momento. Deseja saber como proceder. Dos seus direitos No caso o produto está viciado, ou seja, apresenta um problema que o impede de funcionar corretamente. O art. 18 do Código de Defesa do Consumidor estabelece que a empresa (tanto a que fabricou quanto a que vendeu) TEM TRINTA DIAS PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA, se o produto ainda estiver na garantia. A garantia, em regra, é de noventa dias, mas o contrato pode estabelecer um prazo maior (nunca menor). Abaixo, apresentamos a Lei: Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas. § 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preço. No caso concreto, embora a realização do reparo gere uma frustração ao consumidor, este decorre de lei, isto é, nada poderá ser feito caso a empresa não tenha a oportunidade de efetuar o reparo. Dada a oportunidade, e se o produto ainda assim não for consertado em trinta dias, a partir da notificação do fabricante ou da entrega na assistencia técnica, o consumidor pode escolher entre: a troca do produto, a devolução do valor pago ou o abatimento proporcional do preço. Essas opções são do consumidor, não da empresa. Orientação Pro Teste Como já se passaram mais de 30 dias e a empresa não resolveu o problema, a PROTESTE pode realizar uma intermediação requerendo A SUBSTITUIÇaO DO PRODUTO POR UM NOVO ou O CANCELAMENTO DA COMPRA COM A RESTITUIÇaO DA QUANTIA PAGA, a sua escolha. Para tanto, solicitamos que o Senhor nos encaminhe, em resposta a este e-mail, os documentos que comprovem a situação reclamada (E-MAILS TROCADOS, NÚMEROS DE PROTOCOLO, ORDENS DE SERVIÇO E DEMAIS DOCUMENTOS PERTINENTES - nota fiscal, fatura ou boleto que comprove o pagamento, etc). Os documentos devem ser encaminhados em arquivo DOC, PDF TIF ou JPG. Após 40 (quarenta) minutos do envio da documentação, solicitamos que retorne o contato para que possamos confirmar o recebimento e dar sequência com procedimento de intermediação. CABE INFORMÁ-LO AINDA QUE, INFELIZMENTE, EMBORA SEJA DIREITO DO SENHOR EXIGIR A TROCA, ESTA NEM SEMPRE É ACOLHIDA PELA FABRICANTE, VISTO QUE POSSUI MAIOR IMPACTO FINANCEIRO PARA ESTA. DE QUALQUER FORMA, VAMOS REALIZAR A INTERVENÇaO E CASO A RESPOSTA SEJA NEGATIVA, O SENHOR PODERÁ INGRESSAR COM UMA AÇaO JUDICIAL PARA EXIGIR A SUBSTITUIÇaO DO VEaCULO, CONFORME DETERMINA A LEI. Por fim, caso tenha mais alguma dúvida, poderá nos encaminhar em resposta a este e-mail ou ainda entrar em contato através do telefones 0800-201-3900 (telefone fixo) ou 21 3906-3900 (celular). A PROTESTE reafirma a satisfação em receber sua dúvida, esperando te-la solucionado. Continuamos à disposição para atende-la em suas dúvidas de consumo. Atenciosamente, Serviço de Defesa do Consumidor.

C. B.

Para: PROTESTE

29/02/2016
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: C. B.

04/03/2016
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PROTESTE

Para: C. B.

08/03/2016
Essa resposta é privada

C. B.

Para: PROTESTE

15/03/2016
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PROTESTE

Para: C. B.

18/03/2016
Essa resposta é privada

C. B.

Para: PROTESTE

29/03/2016
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: C. B.

04/04/2016
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: C. B.

04/04/2016
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: C. B.

05/04/2016
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C. B.

Para: PROTESTE

11/04/2016
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C. B.

Para: PROTESTE

16/04/2016
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