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RENEGADE DIESEL DEFEITUOSO PROBLEMA DIVERSOS
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
D. D.
Para: JEEP
Bom dia aos senhores. Meu texto será grande e extenso. Minha luta já dura aproximadamente sete meses. No ano de 2015, mês de abril, foi lançado com as devidas pompas no mercado brasileiro e no mundo o veículo Renegade, marca americana, fabricante JEPP, reconhecida no mercado com uma marca de credibilidade e resistência. Embalada por uma campanha publicitária de altíssimo impacto nas TVs, Rádios, Jornais, Revistas, Internet, redes sociais, mídias off home dentre demais outros meios, somando isso, incontáveis matérias jornalísticas nos meios especializados. A campanha trabalhava os termos, liberdade, autenticidade, aventura e felicidade com o objetivo de iniciar um novo capítulo na marca no Brasil. A ideia da marca era trazer um sentimento aos futuros proprietários , que prometia um novo jeito de ser alinhando a um “sonho” de quem queria algo realmente diferente, tudo isso ligado a uma tecnologia embarcada invejável para as melhores marcas do mundo. Foram tão estratégicos que buscaram profissionais internacionais para campanha alinhando um fundo musical que até os mais céticos consumidores se seduziriam por tamanha estratagema. Segue link da apresentação http://www.brasilbriefing.com.br/videos/2015/03/Jeep-Renegade-apresenta-campanha. Depois de todo aquele exibicionismo ostentoso o veículo passou a ser o carro mais vendido do Brasil e logo tornando-se o carro do ano de 2015. Todas essas questões me levaram, após uma ampla pesquisa de checagem da veracidade daquelas informações, em outubro de 2015, a me dirigir a uma concessionária em Fortaleza, VIA SUL Veículos S/A JEEP DUNAS, procurando uma vendedora, no qual fui muito bem atendido, confirmando em sua fala e depois test drive, tudo aquilo que escrevi acima. O investimento solicitado para aquisição do carro foi de R$ 99.990,00. Paguei aqueles valores à vista. O veículo adquirido foi um o Jeep Renegade sport 2015/2016, diesel, chassi 98861115GK036945, cor prata. Chegou o dia mais esperado, uma ansiedade acima da média, levei meu filho para receber aquele tão esperado sonho e com ele poder “experenciar” as emoções que nos foi vendida. Logo no final de semana seguinte, acho que recebi o carro em uma quinta-feira, teve um feriado e decidi fazer uma rápida viagem pelo o interior do meu Estado, e na estrada em alguns momentos sentia que o motor do veículo trazia alguns cortes de potencia, sendo mais didático, o motor perdia de uma hora para outra a potencia. Achei esquisito mais pensei que o problema era meu. O carro devia ter muita tecnologia embarcada e eu deveria está fazendo algum procedimento que estava ocasionando aqueles cortes. Aconteceu algumas vezes durante a viagem e logo deixei para lá aquela questão achando-me o responsável por aquelas anomalias. Na semana seguinte utilizando o carro normalmente nas vias urbanas da minha cidade aquilo passou a ser comum. Mais uma vez achei estranho e me dirigi à concessionária para perguntar o que eu estaria fazendo de errado para acontecer àqueles cortes, pois aqueles episódios não sistemáticos poderiam me colocar em risco. Fui muito bem atendido, como sempre, e informado que aquele tipo de problema não era comum acontecer, o supervisor olhou meio estranho para mim e com o olhar deixou transparecer que talvez eu estivesse equivocado. Logo aceitei aquela argumentação e me retirei humildemente considerando que eu deveria está realmente enganado. O fato é que aqueles cortes eram reais e não sistemáticos, isto é, acontecia de vez em quando! O que fiz? Mesmo me colocando em risco, na hora dos cortes e da perda de potencia do motor comecei a gravar vídeos no meu telefone celular e enviar pelo o whatassap inicialmente ao mecânico e depois a todos aqueles demais que estavam envolvidos na oficina. Com o fato provado, fui convidado a voltar a oficina para a devida investigação do caso. Foram várias idas. Primeiro desconectaram todos os cabos eletrônicos do carro e reconectaram para ver se existia alguma conexão em falha. Esse procedimento ocorreu duas vezes. Não resolveram o problema! Depois me chamara para trocar o sistema interno do acelerador. Não resolveu o problema. Após essa tentativa trocaram ou revisaram o pedal do freio. Não resolveu o problema. Nesse momento veio um técnico da fábrica para ver especificamente o que estava acontecendo. Sugeriu que o problema seria uma placa do câmbio exclusivo automático de 9 velocidades. Lá na oficina me disseram que iriam colocar uma placa provisória de um carro teste. E que eu andasse durante alguns dias para ver se resolvia. Sempre deixei claro que o problema era intermitente. Colocamos a placa provisória e rodei praticamente por um mês e o fato não voltou acontecer. Ficamos aliviados e chegamos à época a conclusão que teríamos sanado aquele chato problema. Quando chegou a nova placa colocamos e tudo aparentemente voltou ao normal. Mas algumas questões eletrônicas de vez em quando sinalizavam. Sempre achava que eu estava sendo muito detalhista. Mas a questão central estava aparentemente resolvida. Depois de tantas idas e vindas relaxei no meu controle de qualidade e chatice. O carro nesse meio do caminho começou apresentar ruídos de vento interno, eles trocaram a borracha da porta dianteira lado motorista ( vários carros estavam com o mesmo problema). Outra questão era que o carro rangia as portas, os mecânicos e supervisores me confidenciaram que era uma outra questão crônica de diversos veículos e que a fábrica ainda não tinha passado nenhuma normativa para solução. Provavelmente um erro de projeto que poucos reclamavam e futuramente a fabricante deveria alterar as borrachas. Já acostumado e íntimo de todos daquela oficina eu ria e dizia ... amigos relaxem! Logo em seguidas o que acontece? Todos os dias a noite e às vezes quando chegava em casa, ao desligar o carro, minutos depois o som ligava nas alturas sozinho. Achei que um espírito do mal estava me acompanhando. Pensei até em chamar uma rezadeira. Todos os dias o porteiro me ligava na madruga e dizia – Dr. o carro do senhor ligou o som sozinho a noite. Eu pensei! Não vou nem falar para o pessoal da oficina. Eles vão achar que estou brincando com eles e talvez estejam com segundas intenções. Tive que fazer uma campana na madruga e esperar o fato acontecer. Aconteceu! Eu vi. O som ligou sozinho e nas alturas sempre. Cheguei vagarosamente no carro peguei o controle e abri os trincos do veículo que continuava com o som ligado. Ao abri a porta o som desligava só. Amigos que estão lendo estão este extenso texto ( isso é verdade). Meu DEUS o que vou fazer para provar tal fato? Fiquei pensativo. A única coisa que poderia fazer é ir a oficina e dizer o que estava ocorrendo. Sempre educadamente, algo que tenho que ser justo, todos da VIA SUL sempre foram muitos solícitos, buscando a solução dos problemas ... respirei, tomei coragem e falei a verdade. Eles olharam para mim, sorriram educamente e disseram – isso daí não existe não! Saí envergonhado, mas com um desafio ... vou provar. Fiz outra campana na madrugada para gravar o episódio. Naquela maldita noite perdi o sono e o fato não aconteceu. Sou persistente! Aconteceu, filmei e fui lá mostrar os fatos. Olharam para mim com cara amarelada, me pediram um momento e retornaram. O chefe mandou trocar o rádio. Entrou no veículo, fez os testes e descobriu também que o alarme do carro e outras funcionalidade do veículo nunca funcionaram. Aproveitaram e corrigiram (trocaram o rádio e ajustam o alarme que até aquele momento nunca funcionou). Comitantemente o que acontece de novo? O motor volta a cortar/perder potencia, aquele primeiro problema. Dessa vez minha paciência se esgotou. Estava me sentindo enganado, ludibriado pela marca. Sou consumidor. Comprei um carro de cem mil reais. Ele não entrega o que prometeu. Já tinha ido à oficina no mínimos umas 25 vezes e não mais que 30. Não deveria ter ido nenhuma. Volto a registrar, a VIA SUL sempre teve um tratamento comigo de fazer inveja a muitas empresas. Não tenho o que reclamar. Fui ao Gerente, Jandré e pedi um momento com o mesmo, ele ciente de todos os problemas ao longo desses meses, tive uma conversa sincera. Amigo vc já é conhecedor das minhas questões. Cansei! Não quero mais o carro. Temos dois caminho para encontrarmos uma solução. O carro é bom, mas ele tem diversos problemas. Solução1 – Vocês me dão outro carro. Solução 2 – Vocês vendem meu carro e me devolve o dinheiro. Eu não quero confusão ... quero ser feliz. Educadamente olhou para mim e disse – Vou resolver o seu caso. Vamos ter um pouco mais de paciência, teremos que seguir um protocolo longo para sensibilizar a fábrica e se não resolver por lá ... resolveremos por aqui. Confie em mim! Cumprimentei e perguntei quando poderia retornar. Disse - me ligue daqui a uma semana. Naquele momento abri uma chamada no 08007037150 da fábrica, que até o momento não tinha feito por considerar desnecessário, protocolo 11194964798, das 10:41 às 11:10, 31 minutos e 44 segundos de ligação no dia 28 de junho de 2016, falei com atendente Ludmila relatando de forma breve o corrido. Caso queiram o áudio basta solicitar a central do fabricante. Mandou deixar o carro na concessionária, (eu disse que o veículo já estava na oficina), para uma análise mais aprimorada, repeti que as diversas análises já ocorridas ao longo dos meses, Ludmila desconsiderou, ressaltando a importância do procedimento. Acreditem na resposta que recebi da oficina em enviada pelo o fabricante depois da análise após alguns dias. O problema era do motorista pois o mesmo está dirigindo o veículo acelerando freando ao mesmo tempo. Que a fábrica ao analisar meu vídeo disse que eu estava dirigindo com chinelo e aqui poderia atrapalhar a condução– quem tiver lendo esse texto, é bom respirar e tomar um café para descontrair. O técnico me disse envergonhado a justificativa. Eu ri e disse que preferia não comentar. Ele respeitosamente entendeu. Ora, tenho 25 anos de experiência como condutor de veículo e a fábrica me diz isso? Piada, né!? De mal gosto! Ou acha que o consumidor brasileiro não tem valor nenhum pq se fosse um americano (JEEP é um empresa dos EUA) já teria recebido o valor do carro + indenização + pedido de desculpas público. Tenho tido muuuita paciência e consideração com marca, mas a reciprocidade não tem se apresentado. Continuando.... Durante esse intervalor fiz outro vídeo, de sapato desta vez, e encaminhei. Outro dia andando no veículo apareceu no painel uma indicação amarela SERV4WD (novo problema), registrei em foto, enviei. Por sinal já crie inclusive um grupo de whatassap com os envolvidos. Não precisa dizer que este carro tem um vício de fabricação, termo inclusive, já citado pelos os envolvidos. Esta semana retornei ao Gerente Jandré, reafirmando mais uma vez que não vou ficar com o carro. Lembre os dois caminhos de sugestão que dei. Que caso a fábrica não queira assumir não quero problemas jurídicos. Solicitaram-me para deixar o carro lá durante alguns dias para fazer mais teste. Parece ser um procedimento usual. Disse que não teria problemas, mas que o carro eu não quero mais. Cansei de escrever!!!! Teria mais ... Detalhe importante: Toda as vezes que o carro deu entrada oficialmente foi feito report para o sistema da JEEP, que todos ficam registrados na numeração do carro e a priori não podem ser apagados. Fortaleza, Ceará Demócrito Rocha Dummar Filho, CPF 438.401.083-49, fone 085-9.91815068 O carro está em nome da minha esposa. Lidiane Souza Alexandre, CPF 003.130.123-18
Solução esperada
- Reembolso: R$ 99990,00
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JEEP
Para: D. D.
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D. D.
Para: JEEP
Prezados resolveram em parte. Não fiquei satisfeito. Disseram que o problema principal era um dispositivo eletrônico de segurança que priorizava o freio em relação ao acelerador. Desde do início do problema fiz essa pergunta ao técnico como está no meu texto. Só agora descobriram isso! Em relação alguns outros problemas alguns permanecem e outros continuam. Estou parcialmente satisfeito com o carro. Talvez não recomendaria ... embora eu já tenha feito isso antes e dois amigos compraram um semelhante.
JEEP
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