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Fraude em plano de previdência da FUNPRESP

FUNPRESP
ENCERRADA ENVIADA PARA OS ESPECIALISTAS

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

M. C.

Para: FUNPRESP

13/12/2016

Contratei em 29/04/2016 o Plano de Previdência suplementar alternativo da FUNPRESP. No ato da contratação o vendedor me perguntou qual era o meu salário e qual a cota de participação eu desejaria adquirir, sendo que eram possíveis 7,5%, 8% ou 8,5% do salário. Optei por contratar a cota de 8,5% o que correspondeu a 314 reais mensais descontados em folha de pagamento. Ao descrever o produto o vendedor me disse que eu teria muitas vezes, que esse valor incluiria além da aposentadoria mensal que eu receberia quando aposentasse, que calculada na época seria em torno de 4700 reais, teria incluído no plano um valor de cerca de 790 mil em caso de morte e 913 mil em caso de invalidez. Ainda me disse que esse plano era ótimo e que era o único que pagaria 13 salário. Fiquei surpresa com tantas vantagens e contratei o plano. No entanto, ao consultar a minha prévia do 13 salário em novembro de 2016 notei que foi debitado além do salário do mês de dezembro uma parcela também em cima do 13 salário e pensei realmente eles tem que pagar 13 salario, pois descontam também do nosso 13 salario. Fiquei indignada com a cobrança e comentando com colegas de trabalho que fizeram o mesmo plano descobri que uma delas havia tido um problema, pois no plano dela havia sido incluido um seguro chamado parcela adicional de risco que ela não sabia o que era e que não tinha contratado e dessa maneira boa parte do dinheiro que ela acreditava que estava indo para o fundo de pensão estava na verdade sendo desviada para esse fundo. Ela me disse para eu consultar o meu extrato no site e ai veio a surpresa. Dos 314 reais que eu estava contribuindo 186 reais estavam indo para esse seguro que eu nem sabia o que era. No meu contrato não consta a descrição de tais valores. Contratei um produto fechado, não sabia de seguro e muito menos que era opcional e que eu poderia escolher o valor que queria pagar de seguro e se queria pagar. A pessoa que fez o meu contrato, o Senhor João Paulo Silva em nenhum momento me disse nada disso e colocou os valores que ele mesmo quis. Ao descobrir o ocorrido liguei para a funpresp para fazer uma reclamação e eles me encaminharam para o gerente regional senhor Junio Silva que veio até a minha casa para explicar a situação. Ele me disse que houve uma falha de comunicação somente, que não foi um erro do vendedor e não tentou em nenhum momento resolver a situação, sendo a unica coisa que me propôs foi cancelar ou não o plano. No contrato que o gerente havia levado até a minha casa constava a descrição dos valores, sendo que no meu não existia tal descrição, pois o vendedor preencheu os dados após a minha assinatura e somente na via dele, o que configura a fraude e má fé. Solicitei o cancelamento no dia 06/12, mas até hoje não obtive nenhuma posição e consta na minha prévia do contracheque de dezembro que mais um parcela está sendo cobrada. Fui enganada.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 2532,93
  • Quero que seja devolvido para a minha conta bancária todo o valor pago durante todos os meses em que estive no plano, com valores corrigidos e além disso indenização por danos morais. Fui enganada e imaginem se eu descobrisse isso daqui a 27 anos quando provavelmente iria me aposentar. Descobriria que a aposentadoria que receberia seria de somente um terço do valor que imaginava. Como iria conseguir pagar as minhas contas, sendo que planejei isso uma vida toda.

Mensagens (1)

Ajuda requerida 13 dezembro 2016

PROTESTE

Para: M. C.

15/12/2016
Essa resposta é privada