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Golpe de assinatura serviços VIVO

Vivo Telefônica
ENCERRADA ENVIADA PARA OS ESPECIALISTAS

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

W. S.

Para: Vivo Telefônica

20/04/2017

Suspeito que está ocorrendo alguma falcatrua referente aos serviços de interatividade de parceiros da VIVO. Na minha linha (VIVO CONTROLE) desde março/2017 começaram a aparecer no meu extrato diversos débitos estranhos, com nomes como SSDP-72361, SSDP-48066 e SSDP-99081 e descrição “assinatura de download” nos valores de R$ 2,99 e R$ 1,99. Logo que percebi, porque meu saldo ficou zerado, liguei em 22/03/2017 (Protocolo 20173981596236) reclamando a atendente disse que tratava-se de serviços interativos de parceiros da Vivo para celulares pré-pago (o meu é Controle). Como afirmei que eu não tinha assinado nada, a atendente disse que os débitos iam ser estornados, e que tinha desativado o envio de “SMS de incentivo”. Passados vários dias, vendo que os débitos não foram estornados e continuavam a cair, liguei novamente e fui informado que minha solicitação anterior não foi aprovada pelo Suporte, que tinha sido eu que assinei tais serviços, e os débitos não iam ser devolvidos. E desativou tais serviços, os quais não aparecem quando consulto no site os serviços contratados. Já protocolei reclamações na VIVO, inclusive na Ouvidoria (protocolos 20174014105246, 20174014336537) sem solução. Basicamente, a Ouvidoria VIVO diz o seguinte: Esses débitos são referentes a assinatura de serviços de parceiros da VIVO (serviços de interatividade, joguinhos etc.) que, teoricamente, são assinados pelo próprio cliente respondendo a SMS ou a pop-up’s que aparecem na tela do celular, e que, portanto, são débitos legítimos. Não adiantou eu dizer que não assinei nenhum serviço de interatividade, não respondi nenhum SMS de propaganda, não me apareceu nenhum pop-up de propaganda, e nem que só eu uso meu celular (está sempre comigo, tem senha, nunca emprestei, etc.). Também não recebo nenhuma mensagem referente a “serviços” quaisquer. Só apareceram umas três mensagens (SMS) de assinatura/cancelamento no que aparenta ser jogos (KAMA, JOKOO), sendo que não fiz nenhuma assinatura/cancelamento de nada. Esses serviços nunca apareceram na lista de serviços contratados da minha linha. O atendente informou que é assim mesmo, e que apenas são debitados dos créditos da linha. Nisso já foi debitado mais de quarenta reais do meu saldo. Em várias ocasiões, o atendente VIVO disse que “desativou” o envio de SMS de incentivo na minha linha (acho que esse é o nome que eles dão para essas propagandas que enchem o cliente), mas aparentemente não adianta. Mesmo solicitando o desligamento de tais serviços, os débitos voltam a aparecer. O atendente disse que foi assinado novamente! E que viu no meu histórico o envio de mensagens de assinatura e cancelamento desses serviços, em tese partindo do meu celular, sendo que eu nunca os enviei. Já avisei a Ouvidoria que eu já passei antivírus no meu celular e que nada foi detectado, solicitando que o caso foi direcionado para algum setor de segurança, pois suspeito que esses tais “parceiros da VIVO” estão fazendo alguma falcatrua para auto-assinar seus serviços sem que o dono do celular saiba. Tenho colega com celular em outra operadora (TIM) que toda hora recebe pop-up’s de oferta para assinar serviços, com opção de cancelar e OK. Ele tem de ficar bem esperto para não esbarrar e acidentalmente assinar, e nas vezes que isso ocorreu, ligou para a operadora e esta cancelou os débitos indevidos. Ou seja, a VIVO e outras operadoras aparentemente agem de má-fé com esses serviços para que o cliente assine sem querer e comece a pagar. Fica pagando enquanto não perceber. A Ouvidoria da VIVO parece que não vai tomar nenhuma providência quanto a isso, nem vai investigar o caso, nem vai me ressarcir. É um tremendo descaso com os consumidores. É um crime que precisa ser investigado, até para ver o quanto a VIVO é conivente com isso. Gostaria da intervenção da PROTESTE para me auxiliar a resolver este caso. Vi na rede que há diversos clientes sofrendo o mesmo tipo de golpe.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 50,00
  • Devolução dos débitos indevidos. Cancelamento do envio para mim de toda e qualquer propaganda para assinatura de jogos (SMS, pop-up's etc.). Investigação desse tipo de golpe e punição dos responsáveis.

Mensagens (2)

Ajuda requerida 20 abril 2017

PROTESTE

Para: W. S.

27/04/2017
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: W. S.

12/05/2017
Essa resposta é privada