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Cobrança indevida por ligações não realizadas

Vivo
ENCERRADA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

R. B.

Para: Vivo

22/04/2017

Meu nome completo é Ricardo José Cavalcanti Bello Neves, CPF 717.307.297-20, meus números de telefones de contato (21) 996613661 e (21) 25754539. Protocolo de atendimento da reclamação na VIVO nº 20174122795210, no dia 20/04/2017, às 18:57h. Possuo um telefone móvel pré-pago, (21) 996613661, cadastrado no Rio de Janeiro, DDD (021), com o plano VIVO TUDO TURBO. No dia 20/04/2017, eu tinha, além do meu plano VIVO TUDO TURBO, R$ 4,18 de saldo. No mesmo dia 20/04/2017 efetuei uma ligação À COBRAR, para minha filha, de São Paulo para o Rio de Janeiro. A ligação não chegou a ser realizada, a mesma foi interrompida antes da pessoa (minha filha) do destino da chamada À COBRAR atender o telefone. Efetuei a ligação novamente e, novamente, a mesma foi interrompida antes da pessoa (minha filha) do destino da chamada À COBRAR atender o telefone. Efetuei a ligação novamente e, para minha surpresa, ouvi uma gravação da VIVO dizendo que eu não podia efetuar esta ligação por falta de crédito e, também, para minha surpresa percebi que a VIVO debitou do meu crédito de R$ 4,18, o valor de R$ 3,40 (R$ 1,70 + R$ 1,70) daquelas duas ligações, anteriores, À COBRAR, que não foram realizadas, ficando eu com R$ 0,78, apenas, de crédito. Como assim? As ligações não são À COBRAR? Porque que a VIVO me cobrou taxa de deslocamento se a ligação é À COBRAR? Porque que a VIVO exige que eu tenha saldo para efetuar uma ligação de outro estado se a ligação é À COBRAR? Se a ligação é À COBRAR quem tem que pagar qualquer taxa ou tarifa é o número de telefone de destino da ligação À COBRAR, correto? É justamente para esse fim que existem as ligações À COBRAR, correto? Além disso, quando eu contratei o meu plano VIVO TUDO TURBO ninguém da VIVO me informou sobre cobrança de taxas de deslocamento em ligações À COBRAR. Mesmo que VIVO argumente que esta cobrança procede, a VIVO comete a infração de propaganda enganosa, com a possibilidade de ludibriar e enganar pela omissão, desta informação de cobrança de taxas de deslocamento em ligações À COBRAR, relevante, sobre o plano que eu estava contratando. Eu estava fazendo ligações À COBRAR achando que, qualquer tarifa ou taxa, seriam cobradas do telefone de destino da ligação À COBRAR e não do meu telefone. Acredito que tenho direito a um ressarcimento, por parte da VIVO, por eu não saber das informações sobre este tipo de ligação, que me foram omitidas pela VIVO e, também, pelo prejuízo que tive ao tentar fazer as ligações, mesmo porque, as mesmas, nem chegaram a ser realizadas e, mesmo assim, a VIVO debitou os valores em meu crédito. O máximo que a VIVO poderia ter feito era não cobrar nada, nem de mim e nem do telefone de destino da ligação À COBRAR, já que as ligações nem chegaram a ser realizadas. Além disso tudo está, segundo a LEI, no princípio da informação e da transparência nas relações de consumo, em telefonia fixa, preceituado no Código de Defesa do Consumidor, o seguinte texto: “É Dever de informar: com efeito, na sistemática implantada pelo CDC, o fornecedor está obrigado a prestar todas as informações acerca do produto e do serviço, suas características, qualidades, riscos, preços e etc., de maneira clara e precisa, não se admitindo falhas ou omissões”. “Havendo omissão de informação relevante ao consumidor em cláusula contratual, prevalece a interpretação do artigo 47 do CDC, que retrata que as cláusulas contratuais serão interpretadas de maneira, mas favorável ao consumidor”. No aguardo de que a PROTESTE me ajude a resolver o meu problema aproveito para reiterar protestos de consideração. Atenciosamente, Ricardo José Cavalcanti Bello Neves

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 3,40
  • Devolução dos valores cobrados indevidamente pela VIVO.

Mensagens (13)

Vivo

Para: R. B.

26/04/2017

Olá, Ricardo. Sou Danielly, analista da Vivo e estou retornando o seu e-mail de 22/04/2017, referente à linha 21996613661. Em atenção ao seu e-mail informo que, linha pré-pago não possui roaming, o mesmo para ser utilizado será tarifado, a ligação a cobrar em roaming será tarifado como se você estivesse recebendo ligação, ja que ao receber ligações em outro DDD é tarifado a taxa de deslocamento, sendo assim não há irregularidades nas tarifações. Estou à disposição se precisar de esclarecimentos. O protocolo de atendimento é 20174151074785, o mesmo será entregue em seu celular via SMS em até 24 horas. Conheça nosso atendimento pela internet. Nele você encontra de forma rápida e prática todas as informações e serviços que precisa: consulta de saldo e recargas, cadastro em promoções e muito mais! Acesse www.vivo.com.br/meuvivo e confira. Atenciosamente, Danielly Ferreira. ----- Mensagem Original ----- Unsubscribe--

R. B.

Para: Vivo

26/04/2017

Prezada Danielly Como assim? Eu disse que as ligações não foram realizadas. Foram interrompidas antes de serem realizadas. Como posso ser cobrado por ligações que não foram realizadas? Então para que existe a ligação à cobrar? Então a ligação a cobrar para outrose estados não existe? Mesmo assim, repito, às ligações não foram realizadas. Foram interrompidas antes de serem atendidas, logo não houve nenhuma ligação logo, se não houve nenhuma ligação, apenas tentativas, a Vivo não tem o direito de me coBrasil qualquer taxa. E também não fui informado, no ato de contrato do meu plano, sobre estas cobranças de roaming e deslocamento, em ligações à cobrar. A Vivo cometeu a infração, segundo a LEI, no código de defesa do consumidor, de omissão de informação relevante no ato da contratarão do meu plano. Não sou obrigado a saber dessas cobranças sem que a Vivo tenha me informado antes da contratração do meu plano. No aguardo de um ressarci mentor por parte da Vivo. Atenciosamente, Ricardo José Cavacante Bello Neves.

R. B.

Para: Vivo

27/04/2017

Prezada Danielly, Lamento informa-lhe que você estava totalmente equivocada e desinformada sobre o meu problema, tanto que me ligaram da VIVO e disseram que minha reclamação é procedente e já colocaram R$ 6,87 de ressarcimento pelos débitos indevidos em meus créditos e pelo transtorno causado pelo acontecido. Logo, tudo que você falou não procede e suas informações são incorretas e equivocadas, típico de um funcionário incompetente que não sabe do que está falando. Procure estudar e se informar melhor sobre estes procedimentos antes de afirmar algo que você não sabe para não ser demitida por falta de capacidade. Ok? Ricardo José Cavalcanti Bello neves

Vivo

Para: R. B.

28/04/2017

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R. B.

Para: Vivo

28/04/2017

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Vivo

Para: R. B.

29/04/2017

Olá, Ricardo. Sou Danielly, analista da Vivo e estou retornando o seu e-mail de 26/04/2017, referente à linha 21996613661. Em atenção ao seu e-mail informo que, conforme o contrato de prestações de serviços da linha pré-pago, a cobrança é procedente, segue as clausulas para melhores informações. Ressalto que, a cobrança é devida, pois há duração, caso não fosse atendido, não seria tarifado. 2.9. Desde que seu Plano de Serviço seja compatível, o CLIENTE poderá receber a prestação do SMP fora da sua Área de Registro ou da Área de Prestação de Serviço da VIVO, através da rede de outras prestadoras do serviço que possuam acordo de "Roaming" com a VIVO. Nesses casos, o CLIENTE estará sujeito a eventuais limitações técnicas e operacionais decorrentes de características da EM e diferenças entre tecnologias e radiofreqüências utilizadas pelas Prestadoras, que podem restringir o uso de facilidades adicionais, serviços de valor adicionado, ou mesmo inviabilizar a oferta do Serviço Móvel Pessoal na área visitada. O CLIENTE estará sujeito, ainda, às tarifas e preços estabelecidos para o serviço de "Roaming", incluindo tarifas de adicional de chamada e/ou deslocamento. o) Deslocamento: valor cobrado por chamada recebida quando o CLIENTE estiver fora de sua área de Mobilidade. Divide-se em: Deslocamento 1 (DSL1): Corresponde ao valor devido pelo CLIENTE, tarifado por minuto, quando do recebimento de chamadas, normais ou a cobrar, quando estiver fora da sua Área de Mobilidade definida neste contrato, mas dentro de sua área de numeração primária (deslocado em área cujo Código Nacional tenha o primeiro dígito igual ao de sua própria Área de Registro); Deslocamento 2 (DSL2): Corresponde ao valor devido pelo CLIENTE, tarifado por minuto, quando do recebimento de chamadas, normais ou a cobrar, quando estiver fora da sua Área de Mobilidade definida neste contrato e fora de sua área de numeração primária (deslocado em área cujo Código Nacional tenha o primeiro dígito diferente ao de sua própria Área de Registro); Estou à disposição se precisar de esclarecimentos. O protocolo de atendimento é 20174165301533, o mesmo será entregue em seu celular via SMS em até 24 horas. Conheça nosso atendimento pela internet. Nele você encontra de forma rápida e prática todas as informações e serviços que precisa: consulta de saldo e recargas, cadastro em promoções e muito mais! Acesse www.vivo.com.br/meuvivo e confira. Atenciosamente, Danielly Ferreira. ----- Mensagem Original ----- Unsubscribe--

R. B.

Para: Vivo

29/04/2017

Prezada Danielly, Reitero que tudo que você escreveu é incorreto e equivocado. Será que você não leu a minha mensagem anterior? Eu DISSE QUE A VIVO ME DEVOLVEU O DINHEIRO DA COBRANÇA QUE VOCÊ DIZ SER PROCEDENTE !!! SE A COBRANÇA É PROCEDENTE PORQUE QUE A VIVO ME DEVOLVEU O DINHEIRO? SERÁ QUE A VIVO É BOAZINHA E GENEROSA E DISTRIBUI DINHEIRO PARA OS SEUS CLIENTES? REPITO: ATRAVÉS DA MESMA RECLAMAÇÃO QUE EU FIZ AQUI, JUNTO À ANATEL, A VIVO ME LIGOU E DISSE QUE A MINHA RECLAMAÇÃO ERA PROCEDENTE E QUE DEVOLVERIA OS VALORES COBRADOS INDEVIDAMENTE, O QUE JÁ ACONTECEU. EU FUI RESSARCIDO EM R$ 6,87 EM MEUS CRÉDITOS, PELA VIVO. FUI CLARO? LOGO, TUDO QUE VOCÊ ESCREVEU NÃO PROCEDE, É EQUIVOCADO, E ESSE DISCURSO PROLIXO E TÉCNICO É TÍPICO DE QUEM É INCOMPETENTE E QUER PASSAR UMA IMAGEM DE QUEM ENTEMDE DO ASSUNTO, MAS QUE NA VERDADE NÃO ENTENDE NADA. NÃO FUI QUE DISSE QUE A COBRANÇA É IMPROCEDENTE. QUEM DISSE QUE A COBRANÇA É IMPROCEDENTE FOI A PRÓPRIA VIVO, ATRAVÉS DA ANATEL, TANTO QUE FUI RESSARCIDO PELA COBRANÇA INDEVIDA PELA PRÓPRIA VIVO. FUI CLARO, OU VOCÊ QUER QUE EU DESENHE? ALÉM DE INCOMPETENTE VOCÊ ME PARECE TER UMA CAPACIDADE DE COMPREENSÃO REDUZIDA E UMA INTELIGÊNCIA ABAIXO DO NORMAL. ENTENDA QUE EU NÃO ESTOU MAIS RECLAMANDO. EU JÁ FUI ATENDIDO NO MEU PEDIDO, QUE FOI CONSIDERADO PROCEDENTE, PELA VIVO, E JÁ FUI RESSARCIDO PELA COBRANÇA INDEVIDA. SÓ ESTOU AQUI CONSTATANDO A SUA INCOMPETÊNCIA. OK? ATT, RICARDO JOSÉ CAVALCANTI BELLO NEVES

Vivo

Para: R. B.

02/05/2017

Olá, Ricardo. Sou Divina, analista da Vivo e estou retornando o seu e-mail de 27/04/2017, referente a linha 21996613661 . Em atenção ao seu e-mail informo que, lembrando que, a cordialidade no atendimento e a forma de tratativa sempre atende o cliente com educação, rapidez e eficiência, e esperamos receber o mesmo de nossos clientes. Como é informado já foi feito a devolução e a resposta da analista anterior estava embasada dentro de seu contrato. Estou à disposição se precisar de esclarecimentos. O protocolo de atendimento é 20174175871482 será entregue em seu celular via SMS em até 24 horas Conheça nosso atendimento pela internet. Nele você encontra de forma rápida e prática todas as informações e serviços que precisa: consulta de saldo de recargas, cadastro em promoções e muito mais! Acesse www.vivo.com.br/meuvivo e confira. Atenciosamente, Divina dos Reis. ----- Mensagem Original ----- Unsubscribe--

Vivo

Para: R. B.

03/05/2017

Olá Ricardo Sou Hugo, analista da Vivo e estou retornando o seu e-mail do dia 28/04/2017, referente à linha 21996613661. Em atenção ao seu e-mail informo que os valores reclamado já foram devolvidos ao saldo do cliente. Estou à disposição se precisar de esclarecimentos. O protocolo de atendimento é 20174181581107 , o mesmo será entregue em seu celular via SMS em até 24 horas. Conheça nosso atendimento pela internet. Nele você encontra de forma rápida e prática todas as informações e serviços que precisa: consulta de saldo e recargas, cadastro em promoções e muito mais! Acesse www.vivo.com.br/meuvivo e confira. Atenciosamente, Hugo Gomes. ----- Mensagem Original ----- Unsubscribe--

Vivo

Para: R. B.

03/05/2017

Olá, Ricardo. Sou Chariston Santos, analista da Vivo e estou retornando o seu e-mail de 29/04/2017, referente à linha (21) 99661-3661. Em atenção ao seu e-mail informo que, após analise em sua linha identifiquei que consta a utilização do saldo de recarga referente ao envio de torpedos SMS, e envio de torpedos SMS Internacional. Ressalto que, você poderá visualizar a sua utilização no Extrato Detalhado www.vivo.com.br. Em Meu Consumo Detalhamento do Consumo. O grupo Fale Conosco está à sua disposição. Desde já agradeço pelo contato. O protocolo de atendimento é 20174185208206, o mesmo será entregue em seu celular via SMS em até 24 horas. Conheça nosso atendimento pela internet. Nele você encontra de forma rápida e prática todas as informações e serviços que precisa: consulta de saldo e recargas, cadastro em promoções e muito mais! Acesse wwwvivo.com.br/meuvivo e confira. Atenciosamente, Chariston de Jesus Santos. ----- Mensagem Original ----- Unsubscribe--

R. B.

Para: Vivo

03/05/2017

Prezado Chariston Santos, Do que que você está falando? Eu não enviei nenhum e-mail para a VIVO sobre torpedos internacionais. Isto é um total absurdo. E muito menos eu enviei algum torpedo internacional. O e-mail que eu enviei foi sobre outro assunto. Sobre ligações à cobrar. E já foi resolvido. Desconheço qualquer assunto sobre torpedo internacional.Não sei de onde você tirou essa idéia de que eu enviei torpedos internacionais. E aproveito para reiterar que eu solicitei a VIVO que parasse de me enviar SMS, de propaganda e publicidade, não autorizados, em meu telefone móvel e, já se passaram muito mas do que um mês do prazo dado pela vivo para cessar os SMS, não autorizados, em meu telefone móvel, e eu continuo a receber os mesmos. Veja, a seguir, o e-mail que a funcionária da VIVO Tanielly Togni Gasque, me enviou: Olá Sr. Ricardo, Bom dia. Verifiquei que o seu Protocolo Anatel foi atendido em 30/03/2017. O prazo informado de acordo com a Regulamentação do Procon é de 30 dias, pois precisamos de tempo hábil para comunicar a todos os parceiros (Provedores de serviços e entretenimento). Como informado o sr. perceberá a diminuição no decorrer das semanas, até que cessem por completo. Peço desculpas pelos transtornos devido ao inconveniente das mensagens, porém dentro do prazo informado deverá ser atendido. Grata pela compreensão. À disposição, Informo que CONTINUO A RECEBER MENSAGENS PUBLICITÁRIAS, SMS, NÃO AUTORIZADOS, EM MEU TELEFONE MÓVEL. JÁ SE PASSARAM MAIS DO QUE 30 DIAS CONFORME A SUA MENSAGEM E CONTINUO A RECEBER MENSAGENS PUBLICITÁRIAS, SMS, NÃO AUTORIZADOS, EM MEU TELEFONE MÓVEL. MENSAGENS COMO ESTAS A SEGUIR: - 03/04/2017, às 09:47h – nº 5050 da VIVO – UNIVERSO VIVO: Olá astronauta! Você recarregou o celular e tem 4 PREMIOS(S) GRÁTIS no baú da sorte. Para abrir o baú e resgatar o(s) premio(s) responda BAU. Sua recarga também gerou chances nos próximos sorteios de R$ 1.000! - 10/04/2017, às 09:11h – nº 5050 da VIVO – UNIVERSO VIVO: Olá astronauta! Você recarregou o celular e tem 3 PREMIOS(S) GRÁTIS no baú da sorte. Para abrir o baú e resgatar o(s) premio(s) responda BAU. Sua recarga também gerou chances nos próximos sorteios de R$ 1.000! - 18/04/2017, às 10:59h – nº 5050 da VIVO – UNIVERSO VIVO: Olá astronauta! Você recarregou o celular e tem 2 PREMIOS(S) GRÁTIS no baú da sorte. Para abrir o baú e resgatar o(s) premio(s) responda BAU. Sua recarga também gerou chances nos próximos sorteios de R$ 1.000 e R$ 100.000! - 18/04/2017, às 16:27h – nº 1515 da VIVO – Conheça as ofertas que a vivo tem , com uma semana GRÁTIS para você usar. Ligue para *5151! - 20/04/2017, às 18:17h – nº 1515 da VIVO – Ficando sem saldo? Responda CA para antecipar R$ 3,00. Crédito mais taxa de R$ 1,20 serão debitados de sua próxima recarga. Oferta válida por 4 horas. - 20/04/2017, às 02:23h – nº 1515 da VIVO – Ficando sem saldo? Responda CA para antecipar R$ 3,00. Crédito mais taxa de R$ 1,20 serão debitados de sua próxima recarga. Oferta válida por 4 horas. - 25/04/2017, às 09:02h – nº 5050 da VIVO – UNIVERSO VIVO: Olá astronauta! Você recarregou o celular e tem 2 PREMIOS(S) GRÁTIS no baú da sorte. Para abrir o baú e resgatar o(s) premio(s) responda BAU. Sua recarga também gerou chances nos próximos sorteios de R$ 1.000 e R$ 100.000! - 02/05/2017, às 07:34h – n 5050 da VIVO – Universo Vivo: Parabéns! Você carregou o celular e sua recarga gerou chances para concorrer no próximo sorteio de R$ 1.000! Quer saber mais? Acesse www.universovivo.com.br No aguardo de providências. Atenciosamente, Ricardo José Cavalcanti Bello Neves

Vivo

Para: R. B.

08/05/2017

Olá, Ricardo. Sou Amanda, analista da Vivo e estou retornando o seu e-mail de 03/05/2017, referente à linha (21) 99661-3661. Informo que a permissão de contato referente ao Telemarketing e mensagens de voz e SMS da Vivo, foi desativada de sua linha. Estou à disposição se precisar de esclarecimentos. O protocolo de atendimento é 20174207778004, o mesmo será entregue em seu celular via SMS em até 24 horas. Conheça nosso atendimento pela internet. Nele você encontra de forma rápida e prática todas as informações e serviços que precisa: consulta de saldo e recargas, cadastro em promoções e muito mais! Acesse wwwvivo.com.br/meuvivo e confira. Atenciosamente, Amanda Rodrigues. ----- Mensagem Original ----- Unsubscribe--

R. B.

Para: Vivo

08/05/2017

Olá Amanda, Informo que a sua resposta é totalmente falsa e equivocada. Veja em seguida a resposta da VIVO que tive logo depois desta sua resposta: Olá Sr. Ricardo, Bom dia. Verifiquei que o seu Protocolo Anatel foi atendido em 30/03/2017. O prazo informado de acordo com a Regulamentação do Procon é de 30 dias, pois precisamos de tempo hábil para comunicar a todos os parceiros (Provedores de serviços e entretenimento). Como informado o sr. perceberá a diminuição no decorrer das semanas, até que cessem por completo. Peço desculpas pelos transtornos devido ao inconveniente das mensagens, porém dentro do prazo informado deverá ser atendido. Grata pela compreensão. À disposição. Informo que esta desativação que você diz ter feito em minha linha deve ser fajuta ou ineficiente porque eu CONTINUO A RECEBER MENSAGENS PUBLICITÁRIAS, SMSs, NÃO AUTORIZADOS, EM MEU TELEFONE MÓVEL. JÁ SE PASSARAM MAIS DO QUE 30 DIAS CONFORME A MENSAGEM DA VIVO E CONTINUO A RECEBER MENSAGENS PUBLICITÁRIAS, SMS, NÃO AUTORIZADOS, EM MEU TELEFONE MÓVEL. MENSAGENS COMO ESTAS A SEGUIR: - 03/04/2017, às 09:47h – nº 5050 da VIVO – UNIVERSO VIVO: Olá astronauta! Você recarregou o celular e tem 4 PREMIOS(S) GRÁTIS no baú da sorte. Para abrir o baú e resgatar o(s) premio(s) responda BAU. Sua recarga também gerou chances nos próximos sorteios de R$ 1.000!; - 10/04/2017, às 09:11h – nº 5050 da VIVO – UNIVERSO VIVO: Olá astronauta! Você recarregou o celular e tem 3 PREMIOS(S) GRÁTIS no baú da sorte. Para abrir o baú e resgatar o(s) premio(s) responda BAU. Sua recarga também gerou chances nos próximos sorteios de R$ 1.000!; - 18/04/2017, às 10:59h – nº 5050 da VIVO – UNIVERSO VIVO: Olá astronauta! Você recarregou o celular e tem 2 PREMIOS(S) GRÁTIS no baú da sorte. Para abrir o baú e resgatar o(s) premio(s) responda BAU. Sua recarga também gerou chances nos próximos sorteios de R$ 1.000 e R$ 100.000!; - 18/04/2017, às 16:27h – nº 1515 da VIVO – Conheça as ofertas que a vivo tem , com uma semana GRÁTIS para você usar. Ligue para *5151!; - 20/04/2017, às 18:17h – nº 1515 da VIVO – Ficando sem saldo? Responda CA para antecipar R$ 3,00. Crédito mais taxa de R$ 1,20 serão debitados de sua próxima recarga. Oferta válida por 4 horas.; - 20/04/2017, às 02:23h – nº 1515 da VIVO – Ficando sem saldo? Responda CA para antecipar R$ 3,00. Crédito mais taxa de R$ 1,20 serão debitados de sua próxima recarga. Oferta válida por 4 horas.; - 25/04/2017, às 09:02h – nº 5050 da VIVO – UNIVERSO VIVO: Olá astronauta! Você recarregou o celular e tem 2 PREMIOS(S) GRÁTIS no baú da sorte. Para abrir o baú e resgatar o(s) premio(s) responda BAU. Sua recarga também gerou chances nos próximos sorteios de R$ 1.000 e R$ 100.000!; - 02/05/2017, às 07:34h – nº 5050 da VIVO – Universo Vivo: Parabéns! Você carregou o celular e sua recarga gerou chances para concorrer no próximo sorteio de R$ 1.000! Quer saber mais? Acesse www.universovivo.com.br; - 08/05/2017, às 17:19h – nª 9200 da VIVO - Ative seu número na Promoção Vivo Dotz! Todo mês que recarregar R$ 30 ou + , vc acumula DOTZ p/ trocar por recargas GRÁTIS da Vivo. Responda agora com seu CPF. No aguardo de que a VIVO pare de enrolar e pare, DEFINITIVAMENTE, de me enviar SMS, não autorizados em meu telefone móvel. Atenciosamente, Ricardo José Cavalcanti Bello Neves