Voltar

Fatura indicando consumo de gás em valor exorbitante

SuperGasBras Energia Ltda. Setor de Inflamáveis Sul, lotes 3 e 3A, Guará, 71225-000, Brasília-DF
ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

E. F.

Para: SuperGasBras Energia Ltda.

02/05/2017

A SuperGasBras está cobrando o consumo de gás LP do mês de março de 2017 em um valor irreal, totalmente diferente do consumo que vinha sendo registrado anteriormente. A unidade servida pelo gás canalizado é um apartamento, mas, o consumo registrado em março é o de um restaurante. Segundo a leitura feita pela empresa, foram consumidos mais de 100 (cem) quilos de gás em um mês, quantidade que é incompatível com uma unidade meramente residencial: seria o equivalente a oito botijões convencionais, para uma família cujo consumo não ultrapassa 15 quilos ao mês. Uma unidade familiar servida de aquecedor de água a gás e fogão utilizaria, quando com muito luxo e desperdícios, algo em torno de 30 quilos por mês, levando em conta que 13 quilos mensais é o consumo médio de uma família com 5 integrantes servida de apenas de um fogão comum (parâmetro tão confiável que levou à utilização do botijão modelo P-13 como padrão). O consumidor já se viu obrigado a quitar débito deixado por terceiro, usuário anterior, a fim de evitar corte no fornecimento de gás. O que já é ilegal. Agora, enfrenta mais essa questão. O valor cobrado na fatura de março é de R$ 568,77 e a SuperGasBras já alerta que haverá corte no fornecimento caso não ocorra o imediato pagamento. O consumidor já impugnou mais de uma vez os termos da fatura utilizando o número de telefone disponibilizado pela empresa, a saber, 0800 704 3433. Além de outros, foi gerado o protocolo de atendimento 7303.288.322. Contudo, a SuperGasBras, após notificada do problema, não enviou técnicos para avaliar o medidor de consumo, deixando a questão ao léu, limitando-se a se interessar pelo dinheiro apenas. Ora, a empresa é a única parte da relação que tem condições técnicas de aferir a regularidade do medidor, mas, a empresa não atende à demanda do consumidor e,de maneira implícita, pressiona-o a coadunar com o pagamento de um valor exorbitante. Aliás, o medidor de consumo é instalado em benefício do fornecedor e não pode o ônus de sua aquisição ou manutenção ser empurrado para o consumidor. O desdém com a questão é inegável. Também é evidente o desgaste do consumidor, obrigado a despender energia e tempo para solucionar problemas a que não deu causa. O fornecimento de gás é serviço essencial e o consumidor não pode ficar refém do descaso demonstrado pelo fornecedor, já cientificado da situação, porém inerte.

Solução esperada

  • Portanto, é de direito que a SuperGasBras proceda à avaliação do medidor de consumo e apure eventuais falhas no equipamento, além de verificar o correção das leituras realizadas por seus funcionários, para que o registro de consumo seja compatibilizado com a realidade e os valores cobrados sejam normalizados.

Mensagens (1)

SuperGasBras Energia Ltda.

Para: E. F.

05/05/2017

Prezado Cliente, boa noite ! Sua solicitação está sendo tratada no Protocolo 303288322 Orientamos que aguarde a resolução. Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco, através do nosso site www.supergasbras.com.br no link Atendimento Online ou Fale Conosco pelo 0800 2019000 Atenciosamente, Atendimento Web This message (including any attachments) is intended only for the use of the individual or entity to which it is addressed and may contain information that is non-public, proprietary, privileged, confidential, and exempt from disclosure under applicable law or may constitute as attorney work product. If you are not the intended recipient, you are hereby notified that any use, dissemination, distribution, or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this communication in error, notify us immediately by telephone and (i) destroy this message if a facsimile or (ii) delete this message immediately if this is an electronic communication. Thank you.