Voltar

CAPITALIZAÇÃO - VENDA ENGANOSA

Caixa Econômica Federal
ENCERRADA ENVIADA PARA OS ESPECIALISTAS

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

F. C.

Para: Caixa Econômica Federal

08/06/2017

Há 5 anos foi me vendida uma capitalização especifica para funcionário federal (sou professor federal concursado). Na expectativa de constituir uma pequena poupança futura, com a possibilidade de concorrer a sorteios também, acabei aceitando e durante 5 longos anos através de débito mensal em folha de pagamento foram descontadas as parcelas (iniciou com R$100,00 e foi sendo corrigido com o passar do tempo). Minha surpresa extremamente negativa foi agora em maio no resgate, pois do valor depositado ao longo dos 5 anos de cerca de R$6900,00 obtive apenas menos de 3 % de rendimento, cerca de R$290,00. Reclamei na Ouvidoria do órgão mas a resposta que deram não me convenceu e ainda transcreveram um trecho da conversa telefônica que em momento algum me foi claramente esclarecido qual seria o rendimento. "Esclarecemos que ao término do prazo de vigência do título, o titular terá direito a 100% do valor constituído na reserva de capitalização, conforme previsto nas Condições Gerais do produto." Para um leigo como eu nesse assunto, 100% da reserva de capitalização pressupõe um rendimento compatível com o prazo e o montante aplicado. Se não fosse isso não compraria um título desses somente para concorrer a sorteios. Me sinto enganado, ludibriado, roubado com esse rendimento pífio. Como exemplo, há pouco tempo resgatei um título de capitalização semelhante no BANRISUL com rendimento mais de 15 vezes superior a esse da Caixa. Não entendo como uma Entidade que tem como objetivo estimular as pequenas poupanças dos cidadãos pode aplicar um "golpe" como esse. Transcrevo a resposta que recebi do órgão depois de ter reaberto duas vezes a reclamação, insatisfeito com a resposta. "Reiterando a resposta da ocorrência ASC-2761409-V9C8F6. Conforme ocorrência de protocolo ASC-2761409-V9C8F6, informamos que após pesquisa sistêmica, verificamos que o título IDEALCAP SERVIDOR PÚBLICO nº 222.003.0416813.3 teve o resgate efetuado no dia 12/05/2017, sendo que o valor de R$ 7.148,78 será disponibilizado na conta CAIXA 0430.001.00051530.9, no dia 22/05/2017. Acrescentamos que por se tratar de um acúmulo de capital programado, na capitalização, o valor pago é distribuído em 03 cotas administrativas, sendo elas: *Cota de Sorteio - Destinada a garantir o pagamento do prêmio caso ocorra contemplação; *Cota de Provisão - Destinada a formar o saldo final do título; *Cota de Carregamento - Destinada a custear as despesas administrativas do plano; Salientamos que segue em anexo o extrato analítico do título em questão. Esclarecemos que ao término do prazo de vigência do título, o titular terá direito a 100% do valor constituído na reserva de capitalização, conforme previsto nas Condições Gerais do produto. Cabe-nos esclarecer que título de capitalização não é a mesma coisa que caderneta de poupança. O título de capitalização é um produto comercializado somente pelas Sociedades de Capitalização por meio de planos que são previamente aprovados pela SUSEP (Superintendência Seguros Privados). Seu capital de resgate será inferior ao capital constituído por aplicações idênticas na caderneta de poupança, já que, dos pagamentos efetuados num título, desconta-se uma parte para custear as despesas administrativas das Sociedades de Capitalização e uma parcela para custear as premiações, conforme acima citado. Ressaltamos que o valor de resgate referente ao título IDEALCAP SERVIDOR PÚBLICO é devido. Acrescentamos que após a análise do diálogo de venda/aquisição do título de capitalização, verificamos que foram passadas as informações sobre as correções do título, onde não localizamos questionamentos por parte do senhor (Segue anexo de diálogo). Mantemo-nos à disposição para outros esclarecimentos por meio de nossos canais de atendimento: www.caixaseguradora.com.br, Fale Conosco ou Atendimento Online ou ainda pela Central de Serviços e Relacionamento 3004-4000 (custo de uma ligação local) e 0800 702 4000 - Demais localidades (demais localidades), de segunda a sexta-feira, das 8 às 21h. Sem mais, colocamo-nos à disposição." Espero que a PROTESTE, Entidade que luta bravamente contra essas injustiças e peças pregadas em consumidores de boa fé possa resolver esse caso e me restituir remuneração adequada ao investimento que fiz ao longo de 5 longos anos. Grato Diálogo com o usuário Fernando Cafruni André Ligação: 725582 Apelido: Fernando Cafruni André Sessão: 28814 Hora-Início: 29/03/2012 19:09:44 Hora-Fim: 29/03/2012 19:22:59 Atendente: Ana Paula Duracao: 13:16 Status: Desligou Área: LOJA CAP GENERICO Página Inicial: CompraOnlineCap IP: 201.22.40.69 E-mail: [email protected] Agência Perfil Matrícula CPF Telefone* (41)8408-9115 Nome da UF teste Plano Conta CAIXA Classificação 1º Nível 2º Nível 3º Nível 4º Nível 5º Nível 6º Nível 7º Nível _Informações sobre resgate Selecione.... Selecione... Selecione... Selecione... Selecione... Selecione... Selecione... Resumo Diálogo (19:09:43) - : (19:09:43) Ana Paula Loureiro- Olá, Fernando Cafruni André, bemvindo ao COMPRE ONLINE da CAIXA CAPITALIZAÇÃO! Qual nome e o valor do título escolhido? (19:10:10) - : (19:10:10) Fernando Cafruni André- IDEAL CAP SERVIDOR PÚBLICO (19:10:27) - : (19:10:27) Fernando Cafruni André- r$ 100,00 (19:10:43) - : 19:10:43 Ana Paula Loureiro - Fernando, boa noite! (19:10:51) - : 19:10:51 Ana Paula Loureiro - Possui conta ativa na CAIXA? (19:11:16) - : (19:11:16) Fernando Cafruni André- Sim, muma conta onde recebo meu sxalário de professor da UFRGS (19:11:31) - : (19:11:31) Fernando Cafruni André- 0430 001 51530-9 (19:11:46) - : 19:11:46 Ana Paula Loureiro - Fernando, possui alguma dúvida em relação ao título, carência, vigência, sorteios, etc.? (19:11:56) - : (19:11:56) Fernando Cafruni André- não (19:12:13) - : (19:12:13) Fernando Cafruni André- quero que o débito seja feito logo mapós o meu crédito de salários (19:12:27) - : 19:12:27 Ana Paula Loureiro - Podemos preencher sua aquisição? (19:12:35) - : (19:12:35) Fernando Cafruni André- sim (19:12:42) - : 19:12:42 Ana Paula Loureiro - Você poderá contar com toda a segurança da CAIXA CAPITALIZAÇÃO, pois por esse Canal de Atendimento todas as informações são auditadas de forma a garantir a segurança dos clientes. Pois esse atendimento foi desenvolvido especialmente para clientes que desejam adquirir títulos de capitalização. (19:13:05) - : 19:13:05 Ana Paula Loureiro - Fernando, o IDEAL CAP SERVIDOR PUBLICO, é um título de pagamento mensal, com opções de valores entre R$ 100,00 a R$ 200,00, múltiplos de 10. A vigência é de 60 meses e carência para resgate antecipado de 12 meses de parte do valor pago. Você concorre com 61 prêmios semanais e um prêmio mensal, totalizando 245 prêmios por mês. Os prêmios semanais podem chegar a R$ 200 mil, o equivalente a mil vezes o valor da mensalidade. Já o prêmio mensal especial oferece até 10 mil vezes o valor da parcela, ou seja, até R$ 2 milhões. Permanecendo até o fim da vigência, resgata todo o valor pago com correções de TR. A mensalidade é atualizada, anualmente, na data do aniversário do título com base na variação do IGP-M. Os sorteios são realizados nos 4 (quatro) últimos sábados de cada mês pela Extração da Loteria Federal do Brasil. (19:13:19) - : 19:13:19 Ana Paula Loureiro - Para aquisição do título de capitalização, me informe os dados abaixo: Nome completo: CPF: Data de nascimento: RG: Profissão: Estado civil: E-mail: (19:14:41) - : (19:14:41) Fernando Cafruni André- FERNANDO CAFRUNI ANDRÉ CPF 17616794068 20/05/1954 RG 1005657571 SSP RS PROFESSOR UNIVERSITÁRIO FEDERAL CASADO EM PROCESSO DE DIVÓRCIO [email protected] (19:15:05) - : (19:15:05) Fernando Cafruni André- precisa alterar meu endereço da conta (19:15:08) - : 19:15:08 Ana Paula Loureiro - Endereço completo (Inclusive, CEP, Bairro, Cidade e Estado): Telefone residencial com DDD: Telefone celular: Telefone comercial: (19:16:07) - : (19:16:07) Fernando Cafruni André- RUA DR. PEDRO AUGUSTO MENNA BARRETO MONCLARO, 481 - CASA 02 (41)3019-1125 (41)8408-9115 (19:16:21) - : (19:16:21) Fernando Cafruni André- CURITIBA /PARANÁ (19:16:36) - : 19:16:36 Ana Paula Loureiro - CEP: (19:16:45) - : (19:16:45) Fernando Cafruni André- 80250-040 (19:17:05) - : 19:17:05 Ana Paula Loureiro - Fernando, para qual data deseja o seu vencimento? (19:17:34) - : (19:17:34) Fernando Cafruni André- EU RECEBO SALÁRIO DIA 02 DE CADA MÊS, ENTÃO PODE SER DIA 04 (19:18:28) - : 19:18:28 Ana Paula Loureiro - Fernando, confirma a aquisição do título IDEAL CAP SERVIDOR, no valor de R$ 100,00 com vigência de meses 60 e carência de 12 meses? O débito ocorrerá em sua conta Ag.0430 Op.001 C/C 51530-9, com vencimento todo dia 04 de cada mês, a partir do dia 04/04/2012? Lembrando que o título chegará em sua residência em 7 dias úteis após o primeiro pagamento. E você começara a participar dos sorteios, assim que efetuar o primeiro pagamento. (19:19:37) - : (19:19:37) Fernando Cafruni André- OK. Minha única dúvida é que o endereço da minha conta corrente está cadastrado como Porto Alegre mas eu resido em Curitiba agora (19:20:22) - : 19:20:22 Ana Paula Loureiro - Fernando, por medida de segurança é necessário que digite a palavra "SIM" ou "CONFIRMO". (19:20:35) - : (19:20:35) Fernando Cafruni André- CONFIRMO (19:20:50) - : 19:20:50 Ana Paula Loureiro - Para solicitar a alteração do seu endereço referente a sua conta, somente em uma agência da CAIXA. (19:20:52) - : 19:20:52 Ana Paula Loureiro - Parabéns pela aquisição de seu novo título, torcemos pela sua contemplação e esperamos em breve entrar em contato para comunicar que foi mais um de nossos contemplados! Boa Sorte! (19:20:59) - : 19:20:59 Ana Paula Loureiro - Você poderá obter informações como saldo, vigência, carência, sorteios, referentes ao seu novo título acessando o nosso Serviços Online, disponível do site www.caixacapitalizacao.com.br ou em nossa Central de Relacionamento (0800 702 4000). (19:21:13) - : (19:21:13) Fernando Cafruni André- mAS AS COMUNICAÇÕES DA CAPITALIZAÇÃO VÃO PARA O ENDERÇO QUE LHE PASSEI ? (19:21:38) - : 19:21:38 Ana Paula Loureiro - Corretamente, Fernando. (19:21:47) - : 19:21:47 Ana Paula Loureiro - Ajudo em algo mais

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 3000,00
  • Espero que a PROTESTE, Entidade que luta bravamente contra essas injustiças e peças pregadas em consumidores de boa fé possa resolver esse caso e me restituir remuneração adequada ao investimento que fiz ao longo de 5 longos anos.

Mensagens (17)

Caixa Econômica Federal

Para: F. C.

08/06/2017

Falha na entrega aos seguintes destinatários ou grupos: [email protected] Prezado cliente. Sua mensagem não foi entregue. Prezado Cliente, Houve falha na entrega da sua mensagem. Para regularização, responda ao e-mail recebido com questionamentos a respeito da ocorrência originalmente aberta, SEM alterar o campo ASSUNTO. Informações de diagnóstico para administradores: Servidor de origem: SERVER300.rootbrasil.intranet [email protected] Remote Server returned '550 5.7.221 TRANSPORT.RULES.RejectMessage; the message was rejected by organization policy' Cabeçalhos de mensagem originais: Received: from SERVER300.rootbrasil.intranet (10.100.8.230) by SERVER300.rootbrasil.intranet (10.100.8.230) with Microsoft SMTP Server (TLS) id 15.0.1263.5; Thu, 8 Jun 2017 10:38:59 -0300 Received: from mercurio.caixaseguros.com.br (192.168.1.10) by SERVER300.rootbrasil.intranet (10.100.8.230) with Microsoft SMTP Server id 15.0.1263.5 via Frontend Transport; Thu, 8 Jun 2017 10:38:59 -0300 Authentication-Results: mercurio.caixaseguros.com.br; spf=None smtp.pra=; spf=Pass smtp.mailfrom=; spf=None [email protected] Received-SPF: None (mercurio.caixaseguros.com.br: no sender authenticity information available from domain of ) identity=pra; client-ip=213.246.236.110; receiver=mercurio.caixaseguros.com.br; envelope-from= x-sender= x-conformance=sidf_compatible Received-SPF: Pass (mercurio.caixaseguros.com.br: domain of designates 213.246.236.110 as permitted sender) identity=mailfrom; client-ip=213.246.236.110; receiver=mercurio.caixaseguros.com.br; envelope-from= x-sender= x-conformance=sidf_compatible; x-record-type=v=spf1 Received-SPF: None (mercurio.caixaseguros.com.br: no sender authenticity information available from domain of [email protected]) identity=helo; client-ip=213.246.236.110; receiver=mercurio.caixaseguros.com.br; envelope-from= [email protected] x-conformance=sidf_compatible X-IronPort-Anti-Spam-Filtered: true X-IronPort-Anti-Spam-Result: =?us-ascii?q?A0G0AACuUjlZh27s9tVeFggGDIJvgUuBD?= =?us-ascii?q?YNznHSBb445hnkcC4V9HAeCWUMUAQIBAQEBAQEBAxABAQEKCwkIKCCZXIBAQE?= =?us-ascii?q?BAQEBAQEiKgIYJxEfJQoHDAEBBzEYHAIcAQkCBCcjJCCHboE8ZQELknqcdmqCJ?= =?us-ascii?q?iuCXgEBBYhwAQEIAQEBAQEbgRMThyIBgmw0gT2BaUZCUw4IgmUSBIIuHYpEk3u?= =?us-ascii?q?HKIdPAY8/hB4XglGUaDaBLHOFWBBPzQNgEEiXwBAgM?= X-IPAS-Result: =?us-ascii?q?A0G0AACuUjlZh27s9tVeFggGDIJvgUuBDYNznHSBb445hnk?= =?us-ascii?q?cC4V9HAeCWUMUAQIBAQEBAQEBAxABAQEKCwkIKCCZXIBAQEBAQEBAQEiKgIYJ?= =?us-ascii?q?xEfJQoHDAEBBzEYHAIcAQkCBCcjJCCHboE8ZQELknqcdmqCJiuCXgEBBYhwAQE?= =?us-ascii?q?IAQEBAQEbgRMThyIBgmw0gT2BaUZCUw4IgmUSBIIuHYpEk3uHKIdPAY8/hB4Xg?= =?us-ascii?q?lGUaDaBLHOFWBBPzQNgEEiXwBAgM?= X-IronPort-AV: E=Sophos;i=5.39,315,1493694000 d=scan'208,217a=138594503 Received: from postfix4.conseur.org ([213.246.236.110]) by mercurio.caixaseguros.com.br with ESMTP; 08 Jun 2017 10:38:49 -0300 Received: from INT-DOAPPS-PAP1 (unknown [10.11.3.161]) by postfix4.conseur.org (Postfix) with ESMTP id 024A3DFADB for [email protected]; Thu, 8 Jun 2017 15:38:24 0200 (CEST) DKIM-Signature: v=1; a=rsa-sha256; c=relaxed/relaxed; d=proteste.org.br; s=mailgate; t=1496929104; bh=5h3rRVIbcSHGCiXI8wWbBQPz2ttO5SjCw994JvbiLwI=; h=

Ajuda requerida 08 junho 2017

F. C.

Para: PROTESTE

08/06/2017
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: F. C.

16/06/2017
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: F. C.

23/06/2017
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: F. C.

04/07/2017
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: F. C.

09/08/2017
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: F. C.

11/08/2017
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: F. C.

14/08/2017
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: F. C.

28/08/2017
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: F. C.

28/08/2017
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: F. C.

28/09/2017
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: F. C.

04/10/2017
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: F. C.

23/10/2017
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: F. C.

09/11/2017
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: F. C.

14/11/2017
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: F. C.

19/12/2017
Essa resposta é privada

PROTESTE

Para: F. C.

19/12/2017
Essa resposta é privada