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Estorno Incorreto - Valor Parcial

LOJINHA DA VIVI Rua Gregório de Matos , 275, Vila Regente Feijó, São Paulo, SP - 03344-020, SÃO PAULO
ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

M. D.

Para: LOJINHA DA VIVI

03/07/2017

Realizei a compra de um tênis de rodinha, no site da loja, no dia 18/12/2016 e o pedido foi entregue em 20/12/2016. Em 17/01/2017, no primeiro uso do produto, identificamos o defeito das rodinhas, pois o tênis trepidava absurdamente. Entramos em contato com a loja que se prontificou de imediato em realizar a troca ( talvez por já saber da péssima qualidade do produto que foi entregue ). Por morar próximo do endereço da empresa, me propus a fazer a troca pessoalmente, afim de evitar novos custos, mas não foi aceito pela loja que se prontificou em enviar um funcionário para realizar a troca. Em 20/01/2017 foi realizada a troca em minha residência, pela funcionária da loja, porém para minha surpresa, foi enviado um produto “PIOR” do que o que eu havia recebido anteriormente. No dia 23/01/2017, relatei novamente a minha decepção com a qualidade do produto e solicitei o cancelamento do pedido e devolução do valor pago, pois não tinha interesse em ficar com o produto de péssima qualidade, que poderia colocar em risco a integridade física da minha filha. Em 24/01/2017, a loja informou que não poderia aceitar a devolução pois havia passado o prazo de 07 dias. Eles poderiam realizar novamente a troca das rodinhas ou conceder um cupom de desconto no valor da minha compra. Combinamos novamente de “tentar” uma nova troca, QUE ACABOU NÃO SENDO REALIZADA, pois havia solicitado para marcarmos uma data e realizar a troca ( retirada e entrega no mesmo dia ), condição que não foi aceita pela loja. Em 30/01/2017, solicitei a cópia da nota fiscal do produto, pois o produto foi entregue sem nota fisca: CRIME DE SONEGAÇÃO FISCAL ). Somente após a minha cobrança, a nota fiscal foi emitida. Como a nota fiscal foi emitida em 30/01/2017, no dia seguinte – 31/01/2017 – solicitei a cancelamento do pedido por desistência da compra, conforme Código de Defesa do Consumidor. De imediato, recebi a orientação da loja para realizar a devolução do produto, informando apenas que o CUSTO DE DEVOLUÇÃO seria por conta do cliente. Mesmo tendo conhecimento que por Lei, esse custo seria do FORNECEDOR, acabei assumindo o custo para finalizar logo o problema. O produto foi devolvido via sedex ( CUSTO PAGO POR MIM – “CLIENTE” – R$ 21,64 – SEDEX DV649771964BR ) e o produto foi recebido pela loja em 07/02/2017. No dia 10/02/2017 foi realizado o estorno PARCIAL no valor de R$ 97,90. Em nenhum momento fui informado que seriam cobradas despesas de envio da troca, que por sinal foi realizada UMA ÚNICA VEZ e por uma funcionária e não por um motoboy. Também não consta nenhuma informação no site da loja dessas “cobranças extras” na política de troca / devoluções, informa apenas que o custo de devolução ( que eu realmente assumi por conta, não sendo obrigado por lei ** ) seria por conta do cliente. ** A interpretação do parágrafo único do artigo 49 diz que todos os valores pagos pelo consumidor, a qualquer título, deverão ser devolvidos de imediato, monetariamente atualizados. No caso de remessa do produto pelo correio, além do ressarcimento da despesa da entrega, o fornecedor ainda deverá providenciar a retirada do produto sem custo ao consumidor.Como foi a loja que escolheu vender seus produtos pela rede, o consumidor não pode ser responsabilizado pelo risco que ele corre, ou seja, não deve pagar pelo frete. Todas as empresas devem arcar com os imprevistos e riscos que ocorrem neste tipo de comércio. Aproveito para registrar também que não foi respeitado o Parágrafo 6º, pois somente após registro no Reclameaqui que a empresa se pronunciou. Emails e chat’s ( no próprio site da loja ) enviados entre 01/06 e 08/06 não foram respondidos. Parágrafo 6º É obrigação do fornecedor:I – manter disponível serviço de atendimento por telefone ou meio eletrônico, que possibilite ao consumidor enviar e receber comunicações, inclusive notificações, pedido de informação, reclamação e demais informações necessárias à efetiva proteção dos seus direitos; Resumindo, realizei o pagamento de R$ 167,90 ( produto ) + R$ 21,64 ( sedex para devolução ) = Custo total R$ 189,54 // Valor devolvido – R$ 97,90 – PREJUÍZO R$ 91,64 Basta analisar o histórico da loja nos últimos 6 meses ( reputação = RUIM ) para afirmar que não fui o único enganado, muitos outros clientes tiveram problemas que também não foram resolvidos. Aguardo “nova desculpa” desta vez mais elaborada, com melhores argumentos, pois se fosse realmente uma empresa idônea, havia respondido meus questionamentos via e-mail ou via chat. Reclamação registrada no ReclameAqui, sem retorno deste 12/06/17: https://www.reclameaqui.com.br/lojinha-da-vivi/estorno-incorreto-valor-parcial_1h9SRMBomvtVgPNn/

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 70,00
  • Devolução do valor pendente - R$ 70,00 ( R$ 167,90 valor do pedido - R$ 97,90 - valor devolvido parcial ) Obs.: Não estou cobrando nem o valor do sedex da devolução ( R$ 21,64 ) e nem a atualização dos valores, pois essa novela vem desde o começo do ano.

Mensagens (1)

M. D.

Para: LOJINHA DA VIVI

24/08/2017

Somente após registrar reclamação no site do Procon, o meu problema foi resolvido. Fica a dica ! http://sistemas.procon.sp.gov.br/atendweb/