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Publicidade enganosa

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

T. C.

Para: RICARDO ELETRO

21/08/2017

Prezados(as) Boa noite! No dia 16/08/2017 o site do Ricardo Eletro tinha uma venda de toalhas de banho cujo valor era de R$ 1,99+frete desde que fosse comprado via visacheckout (sistema de compra do cartão visa), durante o dia o lote de toalhas esgotou rapidamente e realmente não consegui comprar, porém à noite eles liberaram um lote extra e nisso eu cliquei pois a minha esposa queria dois jogos, um no cartão dela e outro no meu já que só pode ser uma compra por CPF, quando eu cliquei o site mostrava a opção de escolher a cor, escolhi verde, depois a próxima página pedia a forma de pagamento e eu marquei visacheckout (um dos requisitos), a outra página pedia para confirmar o endereço de entrega e eu confirmava e na hora de concluir o site dizia que o não tinha mais o produto disponível, só que ao voltar para a página principal lá estava a fraseologia "lote extra" ao invés de constar a fraseologia "esgotado" e eu repetia o passo a passo novamente, tentei com todas as cores de 23h às 00h sem sucesso. Eu printei as telas e gravei um vídeo, mas como não dá para anexar o vídeo vou postar os prints. Seguem os prints. 1º anexo: 23h02m Estou na aba pagamentos do jogo de toalhas verde. Se não tinha em estoque porque deixou chegar nesta aba? 23h03m o site mostra que aceitou a forma de pagamento e o valor do pedido diminuiu de R$ 32,90 para R$ 9,95 (já com frete). 23h03m na mesma aba o site me pergunta se desejo pagar em uma vez ou parcelar em duas e como pode ver eu marquei a opção de uma única vez e ao clicar em finalizar pedido aí vem a mensagem que não há disponível no estoque. Pois bem se não tinha a verde tentei a rosa. 23h10m mais uma vez cheguei à tela de pagamento agora com a cor rosa. 23h11m o site já me mostra o valor da compra e a previsão de entrega de 19 dias úteis valor total da compra R$ 9,95(já com o frete) e em seguida o site mostra que não foi possível realizar a compra por motivo de indisponibilidade do produto. 2º anexo: 23h14m estou tentando novamente, pois conforme tela mostra indisponibilidade apenas para as cores rosa, salmão e branco. 23h15m eu na esperança de comprar já que às 23h14m o site mostrava que poderia comprar as cores amarelo, verde e azul, então tentei comprar a verde. 23h16m aba carrinho => estou incluindo o jogo da cor verde no carrinho. 23h17m o site aplica o desconto e me mostra o valor total da compra R$ 9,95(já com frete). 23h17m aba endereço => nesta aba o site confirma o endereço de entrega. 23h17m aba pagamento=> estou confirmando o pagamento. 23h18m aba pagamento=> permaneço escolhendo o pagamento (visacheckout). 23h18m o site permite que eu faça o login no programa visacheckout. 23h18m Aparece os meus dados do programa visacheckout. 23h19m aba finalizar pedido => escolhi a opção de pagar em uma vez e não parcelar. 23h19m aba gravando pedido. 23h19m o site mostra a mensagem que o item não está mais disponível porém ficou até as 00h a informação na home da Ricardo informando lote extra liberado. 23h20m tela em que comprova a informação enganosa de lote extra, se não havia mais no estoque porque não retiraram esta informação. 3º anexo: 23h58m a página principal ainda informava que havia lote extra das toalhas. Depois de uma hora tentando comprar os jogos de toalhas e não conseguir entendo que constitui publicidade enganosa conforme CDC (código de defesa do consumidor) Arts. 30, 35, 36, 37, 38, Publicidade é a propaganda de um produto ou serviço.Toda publicidade deve ser fácil de se entender. O Código proíbe publicidade enganosa ou abusiva. Publicidade enganosa é a que contém informações falsas e também a que esconde ou deixa faltar informação importante sobre um produto ou serviço. Estas informações podem ser sobre: • características; • quantidade; • origem; • preço; • propriedades. Cabe destacar também que se entende por DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR Art. 6º, do Código de Defesa do Consumidor (CDC); item 4. Informação Todo produto deve trazer informações claras sobre sua quantidade, peso, composição, preço, riscos que apresenta e sobre o modo de utilizá-lo. Antes de contratar um serviço você tem direito a todas as informações de que necessitar; item 7. Indenização Quando for prejudicado, o consumidor tem o direito de ser indenizado por quem lhe vendeu o produto ou lhe prestou o serviço, inclusive por danos morais. Ainda em conformidade com o CDC art. 39 - PRÁTICAS ABUSIVAS item 2. É proibido ao fornecedor esconder um produto e dizer que o produto está em falta. COMO E ONDE RECLAMAR PROCURE O FORNECEDOR Muitas empresas já possuem o Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC, que atende às reclamações e procuram resolver o problema. Nesse caso eu fiz por e-mail para o sac da Ricardo Eletro e recebi esta resposta: Olá , Informamos que a quantidade limitada de itens está previsto no regulamento e que o senhor poderá aproveitar as próximas ações realizadas. Este atendimento foi registrado com o número de protocolo 556547766.

Solução esperada

  • Reparação da compra não realizada e danos morais devido a perda de tempo para tentar concretizar a compra.