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Mudança de metodologia de ensino

Wise Up Rua Alagoas, 686 - Funcionários, Belo Horizonte
ENCERRADA NÃO RESOLVIDA ENVIADA PARA OS ESPECIALISTAS

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

L. G.

Para: Wise Up

30/03/2018

Em 21 de junho de 2017, compareci a Wise Up acima citada, em horário marcado, localizada a Rua Alagoas, 686 - Funcionários, Belo Horizonte - MG, 30130-160, interessado em conhecer o curso de inglês fornecido. O então coordenador Paulo, me atendeu prontamente, me explicou sobre a dinâmica do curso denominado “Real Talk Series” que poderia ser concluído em 18 meses, se o aluno cumprisse suas obrigações como frequência às aulas, aprovações nas avaliações e realizações das atividades on line, e para que isso fosse previamente garantido, foi submetido a uma entrevista neste primeiro encontro, algo de avaliar o perfil do candidato, e fui aprovado. Posteriormente, em 27 de junho, submeti a uma avaliação de nivelamento, por já ter feito curso de inglês antes e meu resultado indicado foi o Intermediário I, iniciando já adiantado +/- 05 meses (Basic I, II, III), porém optei por iniciar no Básico II para melhor aproveitamento e assim fiz com autorização da Coordenação. Após a entrevista de nivelamento, foi me apresentado o material didático “Real Talk Series” que poderiam ser adquiridos a cada modulo (Basic, Intermediate, Advanced) ou o Kit Integral, esta última opção apresentada desconto de 50%, além de desconto de pagamento a vista, logo a soma do material dos módulos isoladamente totalizava R$ 6.764,00, optando pelo Kit Integral o valor passava para R$ 3.382,00 e que pagando a vista, forma que optei, custou o valor de R$ 2.477,60, valor este pago por transferencia bancária diretamente para a Editora – Central de Produções GWUP S.A (CNPJ: 01.959.772/0002-07). Diante das férias de julho, iniciei o curso em Agosto de 2017 e conclui o Basic II e o Basic III cumprindo todos os requisites necessários, porém em setembro foi informado que receberíamos um novo material didático (mais inovador, segundo a empresa), que as aulas seriam mais dinamicas, com alunos de todos os níves, e que a duração da aula reduziria de 100 minutos para 90 minutos. Em nenhum momento foi nos dado uma opção, os alunos foram praticamente obrigados a assinar documentos dando ciencia desta mudança. Apesar da manutenção do Professor, a mudança do curso foi radical, a Wise Up informava que estava colocando uma metodologia que trazia os conceitos de “coaching, liderança, pensamento estratégico, empreendorismo, etc”. Mesmo com a mudança consegui concluir o Intermediate I com boas notas e cumprindo todos os requisitos necessários, mas não sentia estar aprendendo inglês, e sim os novos conceitos da Wise Up, coloquei minhas dificuldades para o professor, e o mesmo me informou que vários outros alunos já tinham desistido. Ao iniciar a primeira aula do Intermediate II e verificando que não havia diferença da forma de ensino, procurei a coordenação e pedi meu cancelamento do curso por não me adaptar a nova metodologia, foi marcado um horário com a coordenação, agora na pessoa do Sr Diego, que me informou que o franqueador optou pela nova metodologia para os novos alunos, mas também para aqueles que já cursavam, não possibilitando que aquele que ingressou no curso apresentado na primeira entrevista tivesse a opção de terminar naquela metodologia, para qual fui avaliado e perfilado para tal. Segundo o Coordenador, o proprietário da Wise Up Flávio Augusto da Silva, estava voltando seu curso para pessoas que acompanham seu perfil nas redes socias (Linkedin…) e por ser um grande emprendedor, aqueles que o acompanham nas redes sociais buscavam um curso de inglês com novas características. Inclusive o novo material possui todas as lições dos módulos com depoimentos de funcionários do Orlando City Soccer Club, propriedade desde 2013 do Sr Flavio Augusto da Silva. Apesar da minha justificativa de cancelamento, nada foi me oferecido como compensação desta mudança de metodologia, segundo a coordenação o problema de adaptação estava em mim e não era problema da escola. Estou cumprindo com minha obrigação contractual no que tange rescição e pagando as mensalidades faltantes.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 6102,60
  • Diante do exposto, solicito a Associação Proteste a rever meu investimento realizado na Wise Up, já que não constava em contrato, mudança de metodologia e redução de carga horária.

Mensagens (4)

Ajuda requerida 12 abril 2018

PROTESTE

Para: L. G.

12/04/2018
Essa resposta é privada

Wise Up

Para: L. G.

12/04/2018

Desculpa o cabeçalho está errado mas o conteúdo refere a minha reclamaçao. Em qui, 12 de abr de 2018 às 17:20, Luis Gustavo A Ruas escreveu: Email enviado para a pessoa errada. Em qui, 12 de abr de 2018 às 17:11, Proteste escreveu: Rio de Janeiro, 12 de April de 2018. Ilma. Sra. *PALOMA GONÇALVES *Associada n°* 1.732.898-90* Assunto: Descumprimento de Oferta. Prezada Sra. *PALOMA,* É com satisfação que a *PROTESTE* recebeu a sua solicitação através do novo canal *RECLAME*. Abaixo, algumas considerações e nossa orientação. * Dos fatos narrados* Relata o associado, em síntese, que depois de iniciar o curso foi informado que teria mudança na metodologia, após procurou a coordenação e pediu seu cancelamento do curso por não ter se adaptado. * Seus Direitos* Trata-se de um descumprimento de oferta. Esse descumprimento se dá quando a empresa promete algo e não cumpre, e tem como base os artigos 30 e 35 do Código de Defesa do Consumidor. O Art. 30 do Código de Defesa Consumidor fala como deve ser vinculada a oferta e regula que esta deve ser passada ao consumidor de forma clara e precisa. Nesse sentido dispõe o Art. 30 e Art. 35 do CDC: * "Art. 30.* Toda informação ou publicidade, *suficientemente precisa*, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação, com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado." Como a informação configura uma oferta, caso esta não venha a ser cumprida poderá se utilizar de uma das alternativas que o Art. 35 do CDC lhe oferece. Assim diz o artigo: * "Art. 35.* Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha: I - *exigir o cumprimento forçado da obrigação*, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - *rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada*, monetariamente atualizada, e a perdas e danos." *Orientação Pro Teste * Inicialmente, recomendamos que entre em contato com o CURSO, por carta (com Aviso de Recebimento) ou e-mail, explicando o caso e requerendo *A DEVOLUÇaO DO VALOR INVESTIDO*, nos termos dos artigos 30 e 35, I e III, do CDC. De um prazo de resposta de 5 (cinco) dias úteis. Pode se utilizar dos argumentos e fundamentos desta orientação. * Caso não haja solução amigável, a PROTESTE poderá realizar uma INTERVENÇaO COM A RECLAMADA requerendo a solução para o caso. Todavia, se preferir, poderá PLEITEAR a regularização da situação propondo uma AÇaO JUDICIAL cumulada com pedido de DANO MORAL.* Esta ação pode ser proposta no Juizado Especial Cível - JEC, sem custas e sem advogado, em causas de até 20 (vinte) salários mínimos. Contudo, é possível faze-la com auxílio de um Defensor Público ou Advogado se preferir. A atuação da PROTESTE, por ser EXTRAJUDICIAL, não permite o pleito do Dano moral, visto que a definição de valores deste somente cabe a um Juiz de Direito que, além de delimitá-lo poderá exigir o pagamento de forma coercitiva. A *PROTESTE *reafirma a satisfação em receber sua dúvida, esperando te-la solucionado. Continuamos à disposição para atende-lo em suas dúvidas de consumo. Atenciosamente, * Serviço de Defesa do Consumidor.* -----Mensagem original----- * De:* "" *Enviada em:* quinta-feira, 12 de abril de 2018 16:29 *Para:* "[email protected]" [email protected] *Assunto:* CPTBR00389674-25 encoding="UTF-8"?PT1LUISGUSTAVO ALVES RUAS1728743TrueR DOS AIMORES 30140BELO HORIZONTE 3130553560 [email protected] /Mudança de metodologia de ensinoConsumerEm 21 de junho de 2017, compareci a Wise Up acima citada, em horário marcado, localizada a Rua Alagoas, 686 - Funcionários, Belo Horizonte - MG, 30130-160 , interessado em conhecer o curso de ingles fornecido. O então coordenador Paulo, me atendeu prontamente, me explicou sobre a dinâmica do curso denominado 'Real Talk Series' que poderia ser concluído em 18 meses, se o aluno cumprisse suas obrigações como frequencia às aulas, aprovações nas avaliações e realizações das atividades on line, e para que isso fosse previamente garantido, foi submetido a uma entrevista neste primeiro encontro, algo de avaliar o perfil do candidato, e fui aprovado. Posteriormente, em 27 de junho, submeti a uma avaliação de nivelamento, por já ter feito curso de ingles antes e meu resultado indicado foi o Intermediário I, iniciando já adiantado +/- 05 meses (Basic I, II, III), porém optei por iniciar no Básico II para melhor aproveitamento e assim fiz com autorização da Coordenação. Após a entrevista de nivelamento, foi me apresentado o material didático 'Real Talk Series' que poderiam ser adquiridos a cada modulo (Basic, Intermediate, Advanced) ou o Kit Integral, esta última opção apresentada desconto de 50%, além de desconto de pagamento a vista, logo a soma do material dos módulos isoladamente totalizava R$ 6.764,00, optando pelo Kit Integral o valor passava para R$ 3.382,00 e que pagando a vista, forma que optei, custou o valor de R$ 2.477,60, valor este pago por transferencia bancária diretamente para a Editora - Central de Produções GWUP S.A (CNPJ: 01.959.772/0002-07). Diante das férias de julho, iniciei o curso em Agosto de 2017 e conclui o Basic II e o Basic III cumprindo todos os requisites necessários, porém em setembro foi informado que receberíamos um novo material didático (mais inovador, segundo a empresa), que as aulas seriam mais dinamicas, com alunos de todos os níves, e que a duração da aula reduziria de 100 minutos para 90 minutos. Em nenhum momento foi nos dado uma opção, os alunos foram praticamente obrigados a assinar documentos dando ciencia desta mudança. Apesar da manutenção do Professor, a mudança do curso foi radical, a Wise Up informava que estava colocando uma metodologia que trazia os conceitos de 'coaching, liderança, pensamento estratégico, empreendorismo, etc'. Mesmo com a mudança consegui concluir o Intermediate I com boas notas e cumprindo todos os requisitos necessários, mas não sentia estar aprendendo ingles, e sim os novos conceitos da Wise Up, coloquei minhas dificuldades para o professor, e o mesmo me informou que vários outros alunos já tinham desistido. Ao iniciar a primeira aula do Intermediate II e verificando que não havia diferença da forma de ensino, procurei a coordenação e pedi meu cancelamento do curso por não me adaptar a nova metodologia, foi marcado um horário com a coordenação, agora na pessoa do Sr Diego, que me informou que o franqueador optou pela nova metodologia para os novos alunos, mas também para aqueles que já cursavam, não possibilitando que aquele que ingressou no curso apresentado na primeira entrevista tivesse a opção de terminar naquela metodologia, para qual fui avaliado e perfilado para tal. Segundo o Coordenador, o proprietário da Wise Up Flávio Augusto da Silva, estava voltando seu curso para pessoas que acompanham seu perfil nas redes socias (Linkedin.) e por ser um grande emprendedor, aqueles que o acompanham nas redes sociais buscavam um curso de ingles com novas características. Inclusive o novo material possui todas as lições dos módulos com depoimentos de funcionários do Orlando City Soccer Club, propriedade desde 2013 do Sr Flavio Augusto da Silva. Apesar da minha justificativa de cancelamento, nada foi me oferecido como compensação desta mudança de metodologia, segundo a coordenação o problema de adaptação estava em mim e não era problema da escola. Estou cumprindo com minha obrigação contractual no que tange rescição e pagando as mensalidades faltantes. CPTBR00389674-25RETAIL_SHOP6102,6000Wise UpTrueS.1.9.2S.1.9 -- *Dr Luís Gustavo Alves Ruas* Médico Psiquiatra Belo Horizonte-MG -- *Dr Luís Gustavo Alves Ruas* Médico Psiquiatra Belo Horizonte-MG

Wise Up

Para: L. G.

12/04/2018

Email enviado para a pessoa errada. Em qui, 12 de abr de 2018 às 17:11, Proteste escreveu: Rio de Janeiro, 12 de April de 2018. Ilma. Sra. *PALOMA GONÇALVES *Associada n°* 1.732.898-90* Assunto: Descumprimento de Oferta. Prezada Sra. *PALOMA,* É com satisfação que a *PROTESTE* recebeu a sua solicitação através do novo canal *RECLAME*. Abaixo, algumas considerações e nossa orientação. * Dos fatos narrados* Relata o associado, em síntese, que depois de iniciar o curso foi informado que teria mudança na metodologia, após procurou a coordenação e pediu seu cancelamento do curso por não ter se adaptado. * Seus Direitos* Trata-se de um descumprimento de oferta. Esse descumprimento se dá quando a empresa promete algo e não cumpre, e tem como base os artigos 30 e 35 do Código de Defesa do Consumidor. O Art. 30 do Código de Defesa Consumidor fala como deve ser vinculada a oferta e regula que esta deve ser passada ao consumidor de forma clara e precisa. Nesse sentido dispõe o Art. 30 e Art. 35 do CDC: * "Art. 30.* Toda informação ou publicidade, *suficientemente precisa*, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação, com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado." Como a informação configura uma oferta, caso esta não venha a ser cumprida poderá se utilizar de uma das alternativas que o Art. 35 do CDC lhe oferece. Assim diz o artigo: * "Art. 35.* Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha: I - *exigir o cumprimento forçado da obrigação*, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - *rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada*, monetariamente atualizada, e a perdas e danos." *Orientação Pro Teste * Inicialmente, recomendamos que entre em contato com o CURSO, por carta (com Aviso de Recebimento) ou e-mail, explicando o caso e requerendo *A DEVOLUÇaO DO VALOR INVESTIDO*, nos termos dos artigos 30 e 35, I e III, do CDC. De um prazo de resposta de 5 (cinco) dias úteis. Pode se utilizar dos argumentos e fundamentos desta orientação. * Caso não haja solução amigável, a PROTESTE poderá realizar uma INTERVENÇaO COM A RECLAMADA requerendo a solução para o caso. Todavia, se preferir, poderá PLEITEAR a regularização da situação propondo uma AÇaO JUDICIAL cumulada com pedido de DANO MORAL.* Esta ação pode ser proposta no Juizado Especial Cível - JEC, sem custas e sem advogado, em causas de até 20 (vinte) salários mínimos. Contudo, é possível faze-la com auxílio de um Defensor Público ou Advogado se preferir. A atuação da PROTESTE, por ser EXTRAJUDICIAL, não permite o pleito do Dano moral, visto que a definição de valores deste somente cabe a um Juiz de Direito que, além de delimitá-lo poderá exigir o pagamento de forma coercitiva. A *PROTESTE *reafirma a satisfação em receber sua dúvida, esperando te-la solucionado. Continuamos à disposição para atende-lo em suas dúvidas de consumo. Atenciosamente, * Serviço de Defesa do Consumidor.* -----Mensagem original----- * De:* "" *Enviada em:* quinta-feira, 12 de abril de 2018 16:29 *Para:* "[email protected]" [email protected] *Assunto:* CPTBR00389674-25 encoding="UTF-8"?PT1LUISGUSTAVO ALVES RUAS1728743TrueR DOS AIMORES 30140BELO HORIZONTE 3130553560 [email protected] /Mudança de metodologia de ensinoConsumerEm 21 de junho de 2017, compareci a Wise Up acima citada, em horário marcado, localizada a Rua Alagoas, 686 - Funcionários, Belo Horizonte - MG, 30130-160 , interessado em conhecer o curso de ingles fornecido. O então coordenador Paulo, me atendeu prontamente, me explicou sobre a dinâmica do curso denominado 'Real Talk Series' que poderia ser concluído em 18 meses, se o aluno cumprisse suas obrigações como frequencia às aulas, aprovações nas avaliações e realizações das atividades on line, e para que isso fosse previamente garantido, foi submetido a uma entrevista neste primeiro encontro, algo de avaliar o perfil do candidato, e fui aprovado. Posteriormente, em 27 de junho, submeti a uma avaliação de nivelamento, por já ter feito curso de ingles antes e meu resultado indicado foi o Intermediário I, iniciando já adiantado +/- 05 meses (Basic I, II, III), porém optei por iniciar no Básico II para melhor aproveitamento e assim fiz com autorização da Coordenação. Após a entrevista de nivelamento, foi me apresentado o material didático 'Real Talk Series' que poderiam ser adquiridos a cada modulo (Basic, Intermediate, Advanced) ou o Kit Integral, esta última opção apresentada desconto de 50%, além de desconto de pagamento a vista, logo a soma do material dos módulos isoladamente totalizava R$ 6.764,00, optando pelo Kit Integral o valor passava para R$ 3.382,00 e que pagando a vista, forma que optei, custou o valor de R$ 2.477,60, valor este pago por transferencia bancária diretamente para a Editora - Central de Produções GWUP S.A (CNPJ: 01.959.772/0002-07). Diante das férias de julho, iniciei o curso em Agosto de 2017 e conclui o Basic II e o Basic III cumprindo todos os requisites necessários, porém em setembro foi informado que receberíamos um novo material didático (mais inovador, segundo a empresa), que as aulas seriam mais dinamicas, com alunos de todos os níves, e que a duração da aula reduziria de 100 minutos para 90 minutos. Em nenhum momento foi nos dado uma opção, os alunos foram praticamente obrigados a assinar documentos dando ciencia desta mudança. Apesar da manutenção do Professor, a mudança do curso foi radical, a Wise Up informava que estava colocando uma metodologia que trazia os conceitos de 'coaching, liderança, pensamento estratégico, empreendorismo, etc'. Mesmo com a mudança consegui concluir o Intermediate I com boas notas e cumprindo todos os requisitos necessários, mas não sentia estar aprendendo ingles, e sim os novos conceitos da Wise Up, coloquei minhas dificuldades para o professor, e o mesmo me informou que vários outros alunos já tinham desistido. Ao iniciar a primeira aula do Intermediate II e verificando que não havia diferença da forma de ensino, procurei a coordenação e pedi meu cancelamento do curso por não me adaptar a nova metodologia, foi marcado um horário com a coordenação, agora na pessoa do Sr Diego, que me informou que o franqueador optou pela nova metodologia para os novos alunos, mas também para aqueles que já cursavam, não possibilitando que aquele que ingressou no curso apresentado na primeira entrevista tivesse a opção de terminar naquela metodologia, para qual fui avaliado e perfilado para tal. Segundo o Coordenador, o proprietário da Wise Up Flávio Augusto da Silva, estava voltando seu curso para pessoas que acompanham seu perfil nas redes socias (Linkedin.) e por ser um grande emprendedor, aqueles que o acompanham nas redes sociais buscavam um curso de ingles com novas características. Inclusive o novo material possui todas as lições dos módulos com depoimentos de funcionários do Orlando City Soccer Club, propriedade desde 2013 do Sr Flavio Augusto da Silva. Apesar da minha justificativa de cancelamento, nada foi me oferecido como compensação desta mudança de metodologia, segundo a coordenação o problema de adaptação estava em mim e não era problema da escola. Estou cumprindo com minha obrigação contractual no que tange rescição e pagando as mensalidades faltantes. CPTBR00389674-25RETAIL_SHOP6102,6000Wise UpTrueS.1.9.2S.1.9 -- *Dr Luís Gustavo Alves Ruas* Médico Psiquiatra Belo Horizonte-MG

PROTESTE

Para: L. G.

12/04/2018
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