Voltar

Fraude não investigada

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

P. N.

Para: Bradesco

03/05/2018

Sou cliente do American Express há aproximadamente 10 anos. Infelizmente, recentemente a American Express passou a ser administrado pela Bradesco Cartões. Aí começaram os problemas. No inicio de setembro de 2017 recebi pelos Correios em envelope lacrado um novo cartão American Express que não foi solicitado por mim. Como o meu cartão anterior estava em perfeito funcionamento e dentro da validade (06/2020) simplesmente guardei o novo cartão em uma gaveta e desconsiderei. Em 06/09/17 às 18:35 hrs me foi enviado um SMS pedindo confirmação de uma despesa de R$ 22.000,00 em meu novo cartão, no supermercado Prezunic no Rio de Janeiro. Imediatamente (mesmo minuto) respondi que não e guardei cópia das mensagens. Nem é preciso mencionar a impossibilidade prática de realizar um compra de tal valor, redondo nos centavos, em um supermercado. Às 18:42 hrs de 06/09/17 recebi uma ligação da administradora dizendo que registrava o recebimento da minha mensagem negativa e que a despesa tinha sido feita no cartão que me tinha sido enviado no inicio de setembro (e que nunca foi por mim desbloqueado). Solicitaram minha confirmação para o bloqueio do mesmo por fraude e confirmei, informando que estava em viagem. Fui então informado que teria que fazer uma confirmação adicional por telefone quando voltasse de viagem, porque eu naquele momento não sabia informar o número completo do cartão não solicitado, que tinha ficado guardado de forma segura em minha residência. Sem que informasse o número completo o bloqueio não seria efetivado (procedimento que me causou estranheza). Neste dia 06/09/17, véspera do feriado da Independência, estava em viagem de lazer, fora do Rio de Janeiro, e possuo diversas comprovações do fato. No dia 11/09/17, ao retornar de viagem, fiz uma ligação ao SAC para esclarecimentos e informar o número completo do cartão que havia sido solicitado na ligação de 06/09/17. Neste mesmo dia, através de observação minuciosa após a ligação ao SAC, percebi que o chip do novo cartão, por mim não solicitado e não desbloqueado, tem cor e configuração construtiva diferente de todos os demais e apresenta sinais visíveis de que foi grosseiramente adulterado (deformado e colado a quente no cartão). No dia 13/09/17 recebi SMS com o seguinte teor; Prezado cliente: Ref. a contestação informamos que as despesas foram creditadas e se necessário informações adicionais retornaremos o contato. No dia 16/09/17 em ligação para o SAC me foi informado que ambos os meus cartões (anterior em uso e o de recebimento não solicitado) estavam ambos bloqueados. Solicitei então o envio de novo cartão e da senha original em correspondências separadas, visto que sempre utilizo senha pessoal (modificada em caixa eletrônico logo após o recebimento dos cartões) e não recordo a senha original informada muitos anos atrás. Um novo cartão e a sua senha foram recebidos também por Correios em torno de 7 dias depois e o mesmo permanece bloqueado. Em 28/09/17 recebi uma ligação da administradora informando que um processo de investigação tinha sido concluído e que eu era o responsável pela despesa. Neste mesmo dia enviei uma reclamação por escrito ao SAC protocolo 289081043 com o seguinte teor: Fui vítima de fraude. Uso meu cartão final 84005 há muitos anos. Recebi pelo correio um cartão não solicitado final 76703 e aparentemente com chip adulterado (cor e montagem). Este cartão nunca foi por mim desbloqueado. Entretanto foi feita uma compra de R$ 22.000,00 que foi prontamente desautorizada por mim via SMS. Após diversos contatos por telefone me foi informado que esta fraude não havia ocorrido somente comigo e que ficasse tranquilo porque o estorno já havia sido feito. Agora me informaram que a compra foi feita com uso de senha e que a responsabilidade é minha. Como uma outra pessoa solicita novo cartão, desbloqueia o mesmo e sabe a senha original? Suponho que os dados pessoais exigidos para isso somente podem ser obtidos por uma pessoa com acesso ao sistema, portanto uma investigação deveria ser feita internamente para que se possa chegar ao fraudador. Como sugestão de segurança adicional, a administradora não deveria processar solicitações de ligações feitas de números de telefone não cadastrados pelo cliente. Conforme já informado por telefone, não tenho intenção de pagar por este erro da administradora e antes de qualquer outro dano adicional, material ou moral, que porventura eu venha a sofrer, solicito a solução amigável deste episódio lamentável. No dia 03/10/17 recebi SMS com o seguinte teor: Prezado cliente: Informamos que contestação foi efetuada e o processo concluído. Constatamos que a transação é de sua responsabilidade devido à utilização do cartão de crédito através modo seguro. Neste dia fiz nova ligação para o SAC solicitando a exclusão do pagamento da fatura em débito automático. Desse dia em diante tenho recebido diversas ligações do Bradesco Cartões informando que sou o responsável pela despesa por ter sido feita de “modo seguro” !!! Sempre informo ao atendente que o cartão não foi por mim solicitado, desbloqueado, usado (sem marcas de utilização em leitora), e que o cartão apresenta sinais claros de adulteração, além de que não iria realizar o pagamento da fraude. Minhas alegações sempre foram desconsideradas com o argumento de que nada podemos fazer, a investigação já foi feita e concluída. No dia 04/10/17, já com minha paciência se esgotando, enviei nova reclamação por escrito ao SAC protocolo 289202678, com o seguinte teor (em anexo): Solicito enviar o mais breve possível os números de telefone que originaram as ligações, bem como o registro de áudio dos seguintes eventos; Cancelamento por roubo do cartão final 84005; Solicitação de envio de outro cartão em meu nome; Desbloqueio do cartão final 76703. No dia 06/10/17 recebi nova ligação da administradora, respondendo à minha solicitação de envio das gravações, e que não enviaria as mesmas. Solicitei então essa resposta por escrito, o que me foi novamente negado. Neste mesmo dia enviei nova reclamação para o SAC protocolo 289258051 com o seguinte teor: Devido à resposta via telefone no dia de hoje ao protocolo N° 289202678 datado de 04/10/2017, onde a empresa informa que não vai dar acesso às gravações solicitadas e se recusa a fornecer essa resposta negativa por escrito, solicito; O cumprimento do Decreto Lei datado 21 de Julho de 2008 Nº 6.523 Art.15 §3, como segue; "É obrigatória a manutenção da gravação das chamadas efetuadas para o SAC, pelo prazo mínimo de noventa dias, durante o qual o consumidor poderá requerer acesso ao seu conteúdo." A recusa em fornecer as gravações solicitadas mediante descumprimento do Decreto Lei citado será considerada como agravante de danos no processo judicial que será movido de nossa parte contra essa administradora de cartões. Recebi mais tarde no mesmo dia, uma ligação da administradora confirmando que seria feita uma busca e pedindo o prazo de 10 dias para envio das gravações, com o que concordei. No dia 09/10/17 enviei mensagem ao SAC 289306221 solicitando as gravações das respostas anteriores originadas do SAC, que considero danosas ao cliente. A resposta da administradora por telefone se limita a dizer que não vai fornecer as gravações originadas do SAC e nem as recebidas pelo SAC (obrigatórias por lei), não vai suspender a cobrança e se recusa a fornecer essas mesmas informações por escrito. Após o recebimento da fatura fechada, com a constatação documental da cobrança indevida, em 14/10/17 foi registrado um Boletim de Ocorrência Policial 010-06795/2017 comunicando o crime de estelionato. Durante as tratativas, a administradora recusou-se a considerar o tempo de bom relacionamento, a processar minha resposta negativa via SMS ao evento que foi feita prontamente, a considerar meu histórico de compras e não autorizar a compra indevida de valor acima de meu limite de crédito e completamente fora da curva de forma automática (afinal para que serve a consulta de confirmação da autoria da compra via SMS?), a informar que o evento já tinha sido estornado e cobra-lo posteriormente, a considerar meus sólidos argumentos de que não fui o autor da despesas, recusa-se a responder as solicitações ao SAC por escrito, e descumprimento acintoso do Decreto Lei datado 21 de Julho de 2008 Nº 6.523 Art.15 §3 ao não fornecer as gravações feitas ao SAC. Teriam ainda a obrigação de ter investigado a origem dos eventos de solicitação e desbloqueio de cartões, ao invés de ficar argumentando que a transação não reconhecida foi feita de “modo seguro”, seja lá o que isso signifique. Atualmente estou sendo ameaçado por escrito de cobrança judicial com penhora de bens e sendo vítima de incontáveis ligações de cobrança. Meu objetivo é alertar ao mercado consumidor em geral para ficar longe da Bradesco Cartões; sujeito à fraudes, total incompetência do SAC e desrespeito com clientes de longa data.

Solução esperada

  • Cancelamento do débito com reparação dos danos morais.

Mensagens (1)

Bradesco

Para: P. N.

04/05/2018

CONFIDENCIAL Prezados (as), Srs. (as). Sua mensagem foi recebida com sucesso e encaminhada para conhecimento do Gestor. 'Essa é uma mensagem automática. Pedimos, por gentileza, que esse e-mail não seja respondido.' Atenciosamente, BANCO BRADESCO S.A. 4960Departamento de Ouvidoria. Classificação CONFIDENCIAL O acesso ao conteúdo desta mensagem está autorizado, exclusivamente ao(s) destinatário(s). A necessidade de reprodução desta mensagem a pessoas não enquadradas deve ser autorizada pelo Departamento de Ouvidoria, para identificá-lo contate o remetente. AVISO LEGAL ...Esta mensagem é destinada exclusivamente para a(s) pessoa(s) a quem é dirigida, podendo conter informação confidencial e/ou legalmente privilegiada. Se voce não for destinatário desta mensagem, desde já fica notificado de abster-se a divulgar, copiar, distribuir, examinar ou, de qualquer forma, utilizar a informação contida nesta mensagem, por ser ilegal. Caso voce tenha recebido esta mensagem por engano, pedimos que nos retorne este E-Mail, promovendo, desde logo, a eliminação do seu conteúdo em sua base de dados, registros ou sistema de controle. Fica desprovida de eficácia e validade a mensagem que contiver vínculos obrigacionais, expedida por quem não detenha poderes de representação. LEGAL ADVICE ...This message is exclusively destined for the people to whom it is directed, and it can bear private and/or legally exceptional information. If you are not addressee of this message, since now you are advised to not release, copy, distribute, check or, otherwise, use the information contained in this message, because it is illegal. If you received this message by mistake, we ask you to return this email, making possible, as soon as possible, the elimination of its contents of your database, registrations or controls system. The message that bears any mandatory links, issued by someone who has no representation powers, shall be null or void.