- Reclame com a ajuda da PROTESTE
- Reclamações públicas
- Título da reclamação pública
Novo Vitara 4SPORT com alto consumo de combustível
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
S. Z.
Para: SUZUKI AUTOMOVEIS
Após 04 meses com o mesmo problema de ALTO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL desde a compra do meu Novo Vitara zero Km, essa é a última tentativa que faço antes de buscar o devido caminho Legal, para que de acordo com o CDC, a MONTADORA SUZUKI RESPEITE A GARANTIA DO FARICANTE e REPARE OU SUBSTITUA O MEU VEÍCULO ZERO Km NOVO VITARA 4 SPORT TURBO 1.4 ALL GRIP 2018. Foi comprado zero Km há 04 meses, em 10/03/2018 e CONTINUA COM O MESMO VÍCIO DESDE A VENDA , apresentando CONSUMO EXCESSIVO DE COMBUSTÍVEL, de 6,5 a 7 Km/l na cidade, cerca de 45% MAIOR QUE O INDICADO NO SELO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO INMETRO. Este consumo foi constatado por mim até agora, em todos os abastecimentos que fiz (Km rodados / litros abastecidos), após mais de 30 abastecimentos realizados e 4.000 Km rodados. Tal CONSUMO EXCESSIVO de 7Km/l, TAMBÉM FOI CONFIRMADO PELA REVENDA AUTORIZADA AKIRA em Vila Velha-ES, após ter EFETUADO TESTE DE RODAGEM por solicitação da MONTADORA SUZUKI, em 25/06/18, portanto em NÃO CONFORMIDADE COM O CONSUMO INFORMADO NO SELO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO INMETRO, que está afixado no para-brisas e acompanha o veículo na venda, o qual é de 12,0 Km POR LITRO NA CIDADE e 13,7km/l na estrada, O QUE CONSTITUIU UM VÍCIO NA VENDA. .DIZ O CDC ...””A RESPONSABILIDADE POR VÍCIO DO PRODUTO, nada mais é do que uma falha de adequação de qualidade/quantidade, acarretando uma frustração de consumo ao consumidor...... ESTÁ ESTABELECIDA NOS ARTS. 18 A 20 DO CDC. Os artigos TRATAM DO DEFEITO DO PRODUTO POR VÍCIOS DE QUALIDADE E QUANTIDADE. TRATA-SE DO QUILO QUE TEM APENAS 900 GRAMAS; DO LIMPADOR QUE NÃO LIMPA; DO RÁDIO QUE NÃO CAPTA DEVIDAMENTE AS ESTAÇÕES NA FREQUÊNCIA ANUNCIADA (...) 6 TAMBÉM POR AQUELES QUE DECORREM DA DISPARIDADE, COM AS INDICAÇÕES CONSTANTES DO RECIPIENTE, DA EMBALAGEM, ROTULAGEM OU MENSAGEM PUBLICITÁRIA”” Nesses 04 meses após a compra do NOVO VITARA , POR SOLICITAÇÃO DA MONTADORA SUZUKI, já levei o veículo 3 vezes na AUTORIZADA AKIRA, sendo duas para LEITURA DOS PARÂMETROS E RESET DO MÓDULO, o que NÃO RESOLVEU O PROBLEMA e mais UMA VEZ PARA REALIZAÇÃO DO TESTE DE RODAGEM, O QUAL FOI REALIZADO PELA AUTORIZADA AKIRA QUE CONFIRMOU O CONSUMO EXCESSIVO DE COMBUSTÍVEL, DE 7 Km/l em 25/06/18. Dois dias após o teste de rodagem realizado pela Akira, RECEBI EM 27/06/18 LIGAÇÃO DA KELLI DA SUZUKI, que me informou que a montadora Suzuki considerou que após os procedimentos anteriores de reset do módulo e TESTE DE RODAGEM REALIZADO PELA AUTORIZADA AKIRA EM 25/06/18, mesmo TENDO SIDO CONSTATADO O CONSUMO EXCESSIVO DE 7 Km/L, a MONTADORA CONSIDERA QUE ISSO É NORMAL (???) e o VEÍCULO NÃO APRESENTA PROBLEMAS (???) e que esta, É A DECISÃO FINAL DA MONTADORA SUZUKI. É LAMENTÁVEL uma posição DESRESPEITOSA, AUTORITÁRIA E AO ARREPIO DA LEI, como esta tomada por parte da MONTADORA SUZUKI, em relação a um PROBLEMA QUE ESTÁ EVIDENTE E CONFIRMADO PELO SEU REPRESENTANTE AUTORIZADO, a REVENDA AKIRA, conforme documento emitido pela mesma no teste de rodagem, CONTRARIANDO O CONSUMO INFORMADO NO SELO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO INMETRO. Pedi então à Kelli, que me colocasse em contato com o DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA, pois eu iria SUGERIR QUE ELES ENVIASSEM PARA A AUTORIZADA AKIRA UM NOVO MÓDULO PARA TESTE NO MEU VEÍCULO, mas mesmo assim, a Kelli me informou que NÃO PODERIA ME COLOCAR EM CONTATO, POIS ESSA NÃO ERA A FORMA DE TRABALHAR DA MONTADORA e que esse era inclusive, o POSICIONAMENTO FINAL DA SUZUKI, CONSIDERANDO O CASO COMO ENCERRADO. Tentei então falar com a Ouvidoria da Suzuki, sem sucesso, mas a Kelli também me informou,” pasmem”.... que a MONTADORA NÃO DISPÕE DE OUVIDORIA, que é quem intercede pelos direitos do cliente...tem SOMENTE SAC, que efetivamente até hoje, NÃO RESOLVEU O PROBLEMA POIS NÃO TEM AS ATRIBUIÇÕES E PODERES DA OUVIDORIA. DIZ AINDA O CDC, ““O fornecedor tem o PRAZO MÁXIMO DE 30 DIAS PARA SANAR O VÍCIO. Ultrapassado este prazo sem a reparação do vício ou não sendo feito convenientemente, surgem alternativas para o consumidor, quais sejam, SUBSTITUIÇÃO DO PRODUTO, ABATIMENTO PROPORCIONAL OU RESTITUIÇÃO DA QUANTIA PAGA MAIS PERDAS E DANOS. Vale lembrar que estas opções do consumidor são de forma discricionária, NÃO PODENDO O FORNECEDOR IMPOR UMA DAS OPÇÕES.”” JÁ SE PASSARAM 04 MESES (120 DIAS) E O PROBLEMA CONTINUA SEM SOLUÇÃO. Segundo a REVENDA AUTORIZADA AKIRA, onde comprei o veículo e que após os testes realizados por ela CONSTATOU O ALTO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL, ELES NÃO TEM MAIS NADA A FAZER, já que a MONTADORA SUZUKI SE NEGA A RECONHECER O PROBLEMA. Além de ter em mãos toda a documentação de atendimento na autorizada Akira, todos os MAIS DE 20 CONTATOS TELEFÔNICOS com a MONTADORA SUZUKI e AUTORIZADA AKIRA, FORAM POR MIM GRAVADOS para compor material probatório junto à justiça caso seja necessário e TODOS OS INTERLOCUTORES FORAM AVISADOS DAS GRAVAÇÕES DURANTE OS CONTATOS. Devido ao exposto acima, e com MEUS RECURSOS DE NEGOCIAÇÃO ESGOTADOS, já que a SUZUKI ATÉ O MOMENTO PARECE NÃO QUERER SE SUBMETER À LEI, CUMPRINDO-A e nem RECONHECER OU REPARAR O SEU ERRO RELATIVO AO VÍCIO NA VENDA e CUMPRIMENTO DA GARANTIA, irei impetrar nesta semana, AÇÃO JUNTO AO PROCON, PARA QUE SEJAM GARANTIDOS nas RELAÇÕES DE CONSUMO OS MEUS DIREITOS DE CONSUMIDOR, COM O CUMPRIMENTO DA LEI DO CONSUMIDOR pela MONTADORA SUZUKI, sem prejuízo da AÇÃO JUDICIAL CABÍVEL POR PERDAS E DANOS MATERIAIS E MORAIS. Com o OBJETIVO DE TROCAR INFORMAÇÕES COM OUTROS CONSUMIDORES que POSSAM ESTAR SENDO LESADOS em situações semelhantes, ENVIAREI ESTA CARTA/POST PARA DIVERSAS REDES SOCIAIS e FÓRUNS afetos ao AUTOMOBILISMO e GRUPOS DE DEFESA DO CONSUMIDOR como o RECLAME AQUI, DENUNCIO, PROTESTE, QUERO RECLAMAR, PROCON ONLINE, CONSUMIDOR.GOV e outros afins, como também JORNAIS E REVISTAS ESPECIALIZADAS. Estou também enviando um RELATO DETALHADO PARA A FÁBRICA GLOBAL SUZUKI MOTORS para que os Japoneses, sérios, honrados e honestos como costumam ser, fiquem cientes do que está acontecendo aqui no Brasil com relação às ATITUDES DESLEAIS da representante de sua marca e QUEM SABE A ENGENHARIA DELES NÃO SEJA “PROIBIDA” DE FALAR COM O CLIENTE como aqui, e até tenham uma solução on line para o problema, não é mesmo? Enviarei também através de canais competentes, QUESTIONAMENTO OFICIAL AO INMETRO, relatando o ocorrido e QUESTIONANDO AS INFORMAÇÔES E VALIDADE/AUTENTICIDADE DO SELO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EMITIDO, pois segundo INFORMAÇÕES DA SUZUKI através da Kelli em ligação telefônica comigo dia 27/06, O SELO É SÓ UMA INFORMAÇÃO E NÃO QUER DIZER QUE O QUE ESTÁ IMPRESSO NO SELO, SEJA DE FATO O CONSUMO MÉDIO apurado para o veículo informado pelo INMETRO....(????)...pra que será mesmo que serve esse “tal” de SELO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA???...é uma ‘pegadinha’ do INMETRO??? ...enfeite do para-brisas??? ” aí como diz o dito popular, vai ser briga de cachorro grande da montadora com o INMETRO hein???”. Só para se ter idéia, sem falar no transtorno do veículo ficar indisponível para meu uso nas 3 vezes/dias que foi para a oficina da Akira, e do desgaste emocional e aborrecimentos durante esses 4 meses para tentar resolver o problema sem solução da Suzuki, só de combustível nesses 4.000Km rodados, já gastei cerca de $1.100,00 Reais a mais de combustível, do que gastaria se o consumo estivesse dentro do informado no Selo de Eficiência Energética do INMETRO. O consumo está 45% maior e a autonomia menor. Se alguém estiver com algum problema parecido, coloque aqui para que possamos debater e nos ajudar mutuamente, quebrando essa impunidade de empresas que atuam unilateralmente e ao arrepio da Lei, fazendo valer o que é justo, resgatando assim nossa cidadania e tratando com serenidade e seriedade os nossos direitos como consumidor. Estou à disposição! Abraço, Sergio Zanol Meu e-mail para contato: [email protected] Tel / WhatsApp: (27) 98152-1121 – vivo
Solução esperada
- Reparo imediato do meu veículo corrigindo o consumo excessivo de combustível, ou troca por outro zero Km e do mesmo modelo, conforme previsto no CDC.