Voltar

Vazamento de dados pessoais - Tentativa de obter dados do cartão de crédito

NET
ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

C. A.

Para: NET

05/10/2018

Venho aqui fazer um relato que já está na internet. Mas não de uma forma detalhada. Ontem (04/10/2018), fiz a assinatura do NET Virtua pela internet em um chat do site da empresa. Recebi a confirmação por SMS e e-mail ontem mesmo. Hoje pela manhã recebi uma ligação do número 048 988409892, foi uma gravação explicando que receberia um desconto (29,00) na minha conta, pois identificaram que tenho cartões VISA e Mastercard. Até o momento tudo bem. Cliquei no dois, pois uso o Mastercard para quase tudo, logo depois a ligação caiu. Durante o dia recebi 5 ligações. Dos números abaixo 048 988067128 048 988429749 048 988051328 048 988081364 (Nesta houve a tentiva do golpe) O atendente que infelizmente não me lembro o nome e não consegui pegar na gravação que fiz da conversa. Informa que é um funcionário da NET (área de suporte técnico), o barulho ao fundo e aquele clima de callcenter. Ele me explicou a promoção e o desconto que era de 29,00 foi para 40,00. Tudo é propício para a conversa ser levada. Ele confirmou me passou todos os meus dados pessoais. Nome completo, endereço, CPF, o N do contrato com a NET que recebi no e-mail só me pediu para confirmar minha data de nascimento. Feito isso ele falou mais da promoção, e pediu a confirmação do meu cartão que começa com o numero 5 (ai que está a malandragem). Isso já te dá uma sensação que ele quer somente ter certeza dos dados do seu cartão. Que na verdade você nunca forneceu para NET. Mas lá em cima relatei a primeira ligação. Nela coloquei o número 2 na opção Mastercard. Pesquisei na internet e vi que existe um padrão para as bandeiras de cartão de crédito. Seguem um site confiável que demostram isso https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/cartoes/noticia/3806723/que-voce-nunca-soube-mas-precisa-saber-sobre-seu-cartao 3 - American Express e Diners Club 4 - Visa 5 - Mastercard, ELO Após ele solicitar os 4 grupos de 4 digitos eu disse que iria fornecer. Ele alegou novamente que era da área de suporte técnico da NET. Informei que estava gravando e que já sabia que isso era um golpe. Pois fui a procura na internet assim que recebi a primeira ligação com a oferta. Hoje (05/10/2018, recebi uma ligação) do Nº 011 28305000. Nela o atendente Edson informa que é do setor financeiro da NET. E disse alguns dados pessoais como ocorrido no dia anterior. Mas agora não foi para promoção. Foi para efetuar uma cobrança de 29,90, só assim a instalação pode ocorrer. (os 29 lá de cima eram um desconto, e agora são uma cobrança?????) Pior, essa cobrança tem que ser feita no cartão de crédito e não pode ser no débito automático (modalidade que escolhi para pagamento). Assim que contestei o modo da cobrança e disse que não passaria nenhuma informação do cartão, o atendente ficou em silêncio. Continuei falando e percebi que não havia ninguém do outro lado da linha, então desliguei o telefone (Gravei a ligação) Isso é completamente absurdo, uma falha de segurança da empresa NET. Houve um vazamento dos meus dados pessoais, que levou a duas tentativas de golpe Infelizmente é a única empresa que posso contratar onde moro. Não vejo a hora de ter uma outra opção, que pelo menos posso ter minhas informações pessoais em uma base de dados segura. Espero que uma empresa deste tamanho melhore esse processo. Eu não caí, mas com certeza muita gente já caiu nessa.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 10000,00
  • Isso é questão de indenização. Pois é um abusurdo ter seus dados passados para terceiros e com eles tentarem lhe aplicar um golpe.