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Consumo elétrico excessivo do Combinado Frost Free Brastemp Inverse Maxi ative! BRE80ABANA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

J. G.

Para: WHIRLPOOL ( BRASTEMP E CONSUL)

16/03/2019

Adquiri um Combinado Frost Free Brastemp Inverse Maxi ative! BRE80ABANA em 26/12/2017. No dia 24/12/2018 ela parou de congelar/refrigerar, e dentro da garantia, solicitei a assistência técnica, que esteve em minha casa em 27/12/2018, e numa primeira triagem foi diagnosticado perda de gás. Retornando outro técnico em 31/12/2018, verificou que era um entupimento, e procedeu a troca do filtro secante. Mesmo assim continuou com o problema, e retornando no dia 2/01/2019 refez o serviço de soldagem e repôs o gás. Mas os ciclos de trabalho da geladeira desde que comprei são extensos e tive um acréscimo notável no consumo de energia elétrica em minha casa depois dela. Reclamei ao técnico, que voltou em 3/01/2019 e fez a aferição do funcionamento, medindo a temperatura dos gabinetes e tempo de funcionamento. O técnico considerou normal, e disse a ele que com aqueles ciclos contínuos de trabalho o consumo extrapolaria o definido na Tabela de Eficiência Energética da PROCEL, que é de 68 KW/h mês. Com isso ele fez uma consulta ao suporte técnico da Brastemp que retornou dizendo que estava dentro dos limites normais. Não satisfeito com a solução resolvi fazer uma aferição com uma amostragem de 4 horas contínuas, acompanhando os ciclos de trabalho. Com a totalização dos dados pesquisados, o gasto presumido pelo Combinado Brastemp Inverse Maxi ative! BRE80ABANA é da ordem de 90,1 KW/h mês, muito além dos 68 KW/h que figura na etiqueta do produto, levando em conta que na amostragem não foi aferido o consumo de Stand-by, e que as portas do combinado não foram abertas em nenhum momento. Isso se torna uma propaganda enganosa e o impacto no orçamento de uma residência com o consumo e as bandeiras amarelas e vermelhas da concessionária de energia é considerável. Sem falar que o produto vai ter uma vida útil encurtada pelo trabalho adicional que realiza. Fiz uma denúncia no InMetro sobre a eficiência energética do combinado, enviando um arquivo DOC com a amostragem de aferição por 4 horas de trabalho do combinado, medindo todos os ciclos de trabalho, pedindo que reavaliasse sua tabela, ou fiscalizasse a empresa para verificar se não houve adulteração do projeto original em detrimento dos consumidores. A manifestação foi feita em 10/01/2019 e até agora, 16/03/2019, mesmo com outra manifestação feita junto a Ouvidoria do InMetro, não obtive resposta, sempre adiando o prazo para responder a manifestação. Faço essa denúncia no Site da Proteste para que os consumidores sejam alertados sobre esses fatos, não sejam enganados ao adquirirem um produto com uma classificação de eficiência energética falsa, e se depender dos nossos órgãos oficiais de fiscalização e normatização estamos totalmente desamparados e entregues à sanha das empresas que só visam o próprio lucro.

Solução esperada

  • Que o InMetro responda a manifestação e faça a fiscalização e se necessário reclassificar o produto em sua eficiência energética.