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luz do air bag acesa

FORD 11642-BR
ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

f. n.

Para: FORD

03/06/2019

Sou proprietário de um New Fiesta Sedan Titanium Plus 2015, adquirido zero quilômetros na Concessionária Jorlan em Belo Horizonte. Atualmente o carro está com 35.000 Km. Todas as revisões e manutenções, programadas e não programadas, foram feitas na concessionária (Roma Ford Cristiano Machado – Belo Horizonte), até mesmo troca de bateria e limpezas e substituição de filtro de ar condicionado (última revisão/manutenção realizada no dia 09/4/2019). Durante os três primeiros anos de uso, o carro apresentou alguns problemas, como: No vidro do motorista, deformidade prematura na espuma e no revestimento do banco do motorista e defeito no atuador do ar condicionado, todos morosamente resolvidos pela garantia na concessionária. Além dos problemas que tive, relembro defeito amplamente conhecido no câmbio chamado PowerShift, problema que fez com que a Ford estendesse a garantia do câmbio por 10 (dez) anos. Absurdamente eximiu-se de chamar o recall, fato insano que desvalorizou consideravelmente meu carro (conforme pesquisa de mercado e tentativa de troca). Agora, aos 35.000 Km, um novo defeito, de proporções verdadeiramente preocupantes apareceu: No dia 25/4/2019 a luz do air bag acendeu. Dada a dimensão do problema, e por tratar-se de item de segurança, no dia 26/4/2019 eu já estava na concessionária com o carro. Após a realização de vários testes constataram, após rastrear e resetar o sistema inúmeras vezes, que o problema estava no air bag do passageiro, mas o rastreador não permitia rastrear se o defeito era no sensor do cinto de segurança do passageiro ou nos do banco do passageiro (informação que me foi passada). Conferiram todas as conecções, mas o problema persistiu. O rastreamento apontou os erros/defeitos de código B00A0 – Sistema de Classificação do ocupante – tipo de falha 68 e B0082 – Controle do Disparo do Limitador de Carga do Cinto de Segurança do Passageiro – tipo de falha 1A. Fizeram a substituição de todo o conjunto do cinto de segurança do passageiro, rastrearam novamente o sistema e tentaram deletar o erro verificado no computador, mas nada resolveu o problema. Fui informado que restaria, portando, a substituição do conjunto do assento, local no qual estão os sensores. A referida peça, ou conjunto de peças é indisponível na concessionária, devendo ser pedida na fábrica e o conserto, pasmem, ficaria em R$ 6.943,66. Conforme o orçamento passado pela concessionária no dia 29/04/2019, as peças que necessitam de substituição são as de número/referência D2BZ/54611B08/AD – CINTO-LD e G2BZ/54632A22/A – JOGO DE ESPUMA DO ASSENTO DO BANCO DIANTEIRO DO PASSAGEIRO. Importante ressaltar que não está previsto no manual do veículo nenhum tipo de manutenção programada para o sistema de air bags, portanto, não está sujeito a desgaste natural. Verdadeiro absurdo! Um item de segurança, obrigatório e de extrema importância estragar sem uso e sem nenhuma causa (visto o veículo nunca ter sofrido nenhuma avaria) aos 35.000 km, não tem cabimento nenhum e enfraquece, sobremaneira, a confiabilidade e o nome da marca. Consultando alguns sites, verifiquei tratar-se de problema recorrente e que já fora chamado recall do sistema de air bag para o modelo do meu carro, mas de anos anteriores, não estando o meu contemplado. Atualmente está aberto recall para a Ranger, para o Edge e, se não me falha a memória, para o Fusion. Insatisfeito e perplexo com o defeito e o custo do reparo no dia 30/04/2019 telefonei para o Serviço de Atendimento ao Cliente Ford. Foi aberto o protocolo CAF 02409644 no qual, por sugestão do atendente, era pedido a extensão da garantia. Me foi pedido prazo de 24 horas úteis para análise. Findo o prazo solicitado, por não ter qualquer resposta da montadora, por estar com o carro parado, passei a ir, incansavelmente, à concessionária. Em todas as idas a resposta era a mesma, qual seja, “o pedido ainda está em análise na montadora”. No dia 15/05/2019 liguei novamente para a Ford no intuito de cobrar uma posição e resolução do problema. Foi aberto novo protocolo sob o número CAF 02423834. Nesse protocolo, segundo a atendente, além da resolução do defeito estava sendo pedido prioridade no atendimento, mas a saga continuou. Foram mais idas e vindas à concessionária e a resposta foi sempre a mesma: “o pedido ainda está em análise na montadora”. Passado mais alguns dias, sem obtenção de resposta e, claro, sem resolução do problema, no dia 21/05/2019, quando eu estava na concessionária buscando a tão almejada resposta positiva, tornei a ligar para o “Serviço de Atendimento ao Cliente” (que em nada atende), e foi aberto novo protocolo, agora com o número CAF 02428621. Novamente foi-me dito que estava sendo solicitada prioridade no atendimento, visto o longo período sem resposta e, consequentemente, resolução do problema, e que me ligariam em 2 (dois) dias, mas nada. Nesse mesmo dia perguntei a um funcionário gabaritado da concessionária se ele tinha tido a curiosidade de pesquisar na internet sobre a quantidade de reclamações (reclame aqui) sobre o defeito em questão, sendo a resposta: “um tanto de reclamação”. Naquele momento apontou para um carro igual ao meu estacionado na oficina e disse que ele estava ali pelo mesmo defeito do meu e que vários carros já haviam passado por lá com o mesmo problema. No dia 27/05/2019 entrei novamente em contato com o consultor que está acompanhando o processo na concessionária e a resposta foi a mesma: “o pedido ainda está em análise na montadora”, ou seja, análise eterna! Ora, não pleiteio que fiquem analisando eternamente um defeito que ocorre recorrentemente em vários modelos da Ford. Quero é que reparem, sem custo para mim, o defeito, ou vício oculto das peças! Agora pergunto: Como será resolvido o problema? A Ford se dignará a resolvê-lo sem que eu tenha que arcar com o custo absurdo da substituição da peça ou terei que acioná-la judicialmente para tal? Reafirmo não tratar-se, o item de segurança defeituoso, de peça sujeita a desgaste natural. Não está prevista a manutenção programada de air bags e ele nunca foi usado. O carro nunca sofreu avaria. Nem arranhões o carro tem! A, ou as peças defeituosas possuem sim defeito de fabricação, defeito esse que caracteriza o chamado vício oculto, o que por si só ampara legalmente o pedido de substituição. Esclareço não poder ficar sem o carro. Ele é de extrema importância em minhas rotinas diárias. Terei que andar em um carro sem os air bags (visto ser um absurdo o custo de substituição da peça), e colocar a minha segurança e a de minha família em risco? Não comprei um carro com sete air bags por status! Sou cliente da Ford a anos (estou no meu terceiro Ford consecutivo) e espero, sinceramente, ter o defeito sanado e meu problema resolvido, sem ônus, através da extensão da garantia, assim como fez com o câmbio ao estendê-la por 10 (dez) anos, embora o correto fosse convocar um recall. Até agora fui extremamente paciente, mas cansei. O próximo passo será, além de tornar ainda mais público a falta de qualidade da marca e o extremo desrespeito ao cliente, acioná-la judicialmente, para que tenha o problema sanado, seja indenizado e para que eu seja ressarcido de todos os custos provenientes da falta do carro, visto estar parado a 30 dias.

Solução esperada

  • Reparação, sem custo para mim, do defeito.