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Defeito em aparelho celular

Cleverson Jose Vieira Dos Santos - Informatica Rua Desembargador Antonio de Paula, 611, Curitiba - PR
ENVIADA PARA OS ESPECIALISTAS

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

L. D.

Para: Cleverson Jose Vieira Dos Santos - Informatica

12/07/2019

No dia 10/04/2019, efetuei a compra de dois aparelhos celular marca Xiaomi, modelo mi 9SE via Marcado Livre da loja cmink (cadastrada no ML como MEOELETRONICO), que foram entregues no dia 17/04/2019. Ao final do mês de junho, um dos aparelhos apresentou defeito no microfone e autofalante. Aguardei alguns dias para verificar se poderia ter sido causado por atualização do sistema ou qualquer outro problema de software. Entrei com contato com o suporte global (EUA) da Xiaomi via email para verificar este problema. Me responderam prontamente solicitando alguns testes. Realizei os testes e o problema persistiu. Me orientaram a entrar em contato com a loja de onde havia comprado o aparelho. Em contato com a loja cmink, via ML, solicitei orientação para acionar a garantia do aparelho (garantia de 90 dias). A loja não está disposta a enviar o código de autorização de postagem, quer que eu arque com os custos do frete (aproximadamente (R$ 80,00) via correios para encaminhar o aparelho. Informei que se o problema não for software e sim hardware, ou seja, necessidade de substituição de peças, eu quero um aparelho novo, já que para abrir o telefone, será necessário remover a tela e suas vedações originais, descaracterizando o estado de conservação original de fábrica, tornando o produto mais vulnerável. Inclusive, alegam que o aparelho vai passar pela avaliação do técnico deles e se ele não resolver, vai para uma assistência técnica externa e se se constatado mau uso, me encaminharão orçamento para o conserto. Estou inseguro para encaminhar o aparelho, pois tenho receio de acontecer uma avaliação duvidosa, abrirem meu aparelho, me encaminhar um orçamento (que não vou aceitar, pois o aparelho tem menos de 90 dias de uso) e ainda se negarem a pagar o frete para devolver o aparelho. Acho um descaso com um cliente que gastou mais de R$ 4.500 em produtos da loja.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 2299,00
  • Subsbtituição do aparelho ou reembolso completo (R$ 2.299)

Mensagens (17)

L. D.

Para: Cleverson Jose Vieira Dos Santos - Informatica

12/07/2019

Acrescentando troca de emails com suporte global da Xiaomi (USA)

Ajuda requerida 16 julho 2019

PROTESTE

Para: L. D.

17/07/2019
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L. D.

Para: PROTESTE

17/07/2019
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Para: L. D.

22/07/2019
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Para: L. D.

24/07/2019
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L. D.

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30/07/2019
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L. D.

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30/07/2019
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L. D.

Para: PROTESTE

30/07/2019
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PROTESTE

Para: L. D.

30/07/2019
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Para: L. D.

31/07/2019
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L. D.

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12/08/2019
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PROTESTE

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12/08/2019
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27/08/2019
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PROTESTE

Para: L. D.

02/10/2019
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Cleverson Jose Vieira Dos Santos - Informatica

Para: L. D.

20/11/2019

Prezados, Gostaria de dar andamento neste processo. Como proceder? Diante deste retorno recebido, quais são as opções? Leonardo Dalla-Lana Em qua., 2 de out. de 2019 às 18:55, Proteste escreveu: Rio de Janeiro, 02 de outubro de 2019. ILMO. SR. LEONARDO DALLA LANA Associado: 1.814.563-81 Case ID: 102.143.382-40 (CPTBR00688254-39) Assunto: Intervenção Prezado Associado, É com satisfação que a PROTESTE recebe a sua solicitação. Abaixo, algumas considerações e nossa orientação. Recebemos, em cópia, resposta da empresa DL - COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE PRODUTOS ELETRa”NICOS LTDA., a qual anexamos a este e-mail apenas para fins de ciencia e para a hipótese de o senhor não a ter recebido. Na referida manifestação, a reclamada alega ser parte ilegítima no caso em tela, já que não faz parte da cadeira de consumo configurada. Isso porque a empresa responsável pela venda do aparelho ao consumidor, CMINK (MEOELETRONICO), não é uma revendedora autorizada da DL, não tendo sido o produto importado ou distribuído por esta última, portanto. Assim, diante do exposto no posicionamento apresentado, caso o senhor não concorde com as informações prestadas e possua dúvidas sobre como proceder, pedimos, por gentileza, que nos comunique, para que possamos melhor orientá-lo. A PROTESTE reafirma a satisfação em te-lo como associado e aguarda o seu retorno. Continuamos à disposição para atende-lo em suas dúvidas de consumo. Serviço de Defesa do Consumidor -----Mensagem original----- De: "Ana Beatriz Boneventi Santos" Enviada em: sexta-feira, 20 de setembro de 2019 17:07 Para: "[email protected]" Cc: "[email protected]" Assunto: Notificação extrajudicial - PROTESTE RESPOSTA Olá Sr. Leandro, boa tarde! Gostaria de informar que recebemos sua notificação através do Proteste e analisamos o caso. Esclarecemos que A XIAOMI COMMUNICATION TECHNOLOGY CO. LTD./ XIAOMI Inc., fabricante do produto do Reclamante, é uma empresa chinesa que atua na área de smartphones, acessórios e outros produtos tecnológicos/eletrônicos, sendo uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo. Recentemente, a DL COM. E IND. DE PRODUTOS ELETRa”NICOS (DL), ora Reclamada, tornou-se a única importadora/distribuidora nacional reconhecida como oficial pela fabricante XIAOMI COMMUNICATION TECHNOLOGY CO. LTD. (XIAOMIMi). Frisa-se que a DL não é fabricante dos produtos Xiaomi, é apenas a importadora reconhecida oficialmente pela fabricante dos referidos produtos no Brasil. Dessa forma, a DL não se enquadra na cadeia de fornecedores dos produtos que não são por ela importados e distribuídos, desconhecendo até a origem de tais produtos e meios de importação adotados por importadoras, revendas ou distribuidores terceiros. Portanto, não pode ser responsabilizada por produtos que não são por ela importados e distribuídos. Esclareça-se que quanto aos produtos que distribui, a DL efetua todo o procedimento de importação nos moldes da legislação brasileira, arcando com todos os tributos aplicáveis, bem como realiza, quando obrigatório, o processo de homologação perante os Organismos de Certificação. Nessa senda, cabe ressaltar que os únicos smartphones da marca XIAOMI que são homologados pela Anatel e, portanto, podem ser considerados regulares perante as normas brasileiras, são os distribuídos pela DL. Portanto, a DL somente é responsável pelos produtos fabricados pela XIAOMI COMMUNICATION TECHNOLOGY CO. LTD. (XIAOMIMi) que forem comprovadamente importados e distribuídos pela DL no território brasileiro, assegurando garantia referente a defeitos de fabricação aos respectivos consumidores que possuírem nota fiscal de compra, emitida no Brasil, por um revendedor autorizado da DL ou por ela diretamente. Acontece que, a loja CMINK, onde o Sr. realizou a compra de seu produto não é uma revendedora autorizada da DL, tão pouco o produto foi distribuído/importado pela DL. Esclarecemos que, o modelo adquirido pelo Sr. MI9 SE, só começou a ser comercializado pela DL no dia 10 de julho de 2019, conforme divulgado no Facebook em página oficial da distribuidora/comerciante da XIAOMI no Brasil, vejamos: [cid:16e8a11b9aac204bfcc1] Ocorre que, segundo o seu relato o produto objeto da reclamação foi adquirido em 10/04/2019, ou seja, meses antes do produto começar a ser comercializado pela DL, o que por si só comprova que o produto do Reclamante não foi comercializado/distribuído/importado pela DL. Ademais, ao receber a notificação acerca do presente problema, esta Notificada verificou que o Sr. não apresentou cópia da Nota Fiscal de compra do produto, bem como não informou o número de IMEI ou número de série do aparelho, o que impossibilita verificar com precisão se o produto foi comercializado ou não pela DL, cerceando assim o seu direito de defesa. Constata-se que os únicos documentos juntados na presente reclamação são: e-mails trocados com a Loja CMINK e com o suporte global da XIAOMI. Da análise de tais documentos verifica-se que o Sr. realizou a compra de seu produto com a loja CMINK, que frisa-se não é uma revenda autorizada da DL. Em virtude disso, a DL não pode ser responsabilizada pela restituição da quantia paga no aparelho. Isso porque, NÃO possuímos QUALQUER VaNCULO COM A COMERCIANTE QUE EFETUOU A VENDA PARA O SENHOR. Ou seja, a DL NÃO IMPORTOU, INDUSTRIALIZOU, DISTRIBUIU, TRANSPORTOU OU COMERCIALIZOU O PRODUTO DO RECLAMANTE. Assim, verifica-se que a DL não faz parte da cadeia de fornecedores do produto do Reclamante, não possuindo legitimidade passiva para figurar como legítima Reclamada. Qualquer dúvida, estou à disposição! Atenciosamente, '‹ Ana Beatriz Boneventi Santos Assessoria Jurídica +55 35 3473.4200 Ramal 264 www.dl.com.br DL Comércio e Indústria de Produtos Eletrônicos La Av. Embaixador Bilac Pinto, 1005 - Santa Rita do Sapucaí/MG

PROTESTE

Para: L. D.

24/01/2020
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PROTESTE

Para: L. D.

24/01/2020
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