- Reclame com a ajuda da PROTESTE
- Reclamações públicas
- Título da reclamação pública
Voltar
Retirada do meu nome do SCR no Banco Central
Esta reclamação é pública
Esta reclamação é pública
R. B.
Para: Bradesco
Prezados, Foi feito um acordo mútuo entre minha pessoa e o banco Bradesco AG:6545-5 CC:5992-7, pois fiquei desempregado durante um período e não consegui pagar minhas pendências junto a instituição financeira BANCO BRADESCO CARTÕES S.A. Na Data de 17/05/2018, Fui na agência conversar para pagar minha dívida e informei que queria fazer essa quitação Á VISTA, foi me passado o valor referente ao Cartão de Crédito, no mesmo instante efetuei o pagamento proposto pela agência, e meu nome foi retirado das instições de risco de crédito SCP / Boa vista- SCPC / Serasa. Até esse ponto ok. porém quando eu fui ate a agência do banco Caixa onde sou correntista fui informado que constava uma restrição no Banco central e ao efetuar uma consulta a instituição Bradesco S/A não deu baixa no REGISTRATO - SCR, e para minha surpresa consta meu nome lá demarcado com um x que predispõe que deixei a divida caducar, informando que eu dei prejuízo para o banco. Entrei em contato com o SAC Do Banco Bradesco Cartões S/A no Número de telefone:11-4003-0520,em atendimento com a atendente Stefany que me informou o Protocolo de Nº:120820191349, a mesma me informou que o banco não pode retirar e nem atualizar os meus dados no Banco Central. Após esse contato com o Sac do Banco Bradesco Cartões S/A, liguei e entrei em contato diretamente com o BANCO CENTRAL, o mesmo informa que somente o Banco Bradesco Cartões S/A pode solicitar, a exclusão do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR) dos referidos valores no campo vencido e prejuízo. 1 Ponto - Se o banco me passou um valor X para eu pagar Á VISTA e recebeu meu pagamento. É obrigação do banco retirar meu nome de qualquer instituição de analise de risco, pois mutuamente firmamos acordo sem deixar prejuízo algum uma vez que foi aceito o pagamento, o fato é que esse apontamento está visível para qualquer outra instituição financeira que consultar meu CPF no BACEN sendo assim me restringindo de acesso a qualquer tipo de crédito na praça mesmo meu nome não constando no SPC/SCPC/Serasa. 2 Ponto - Esse apontamento está fora da Lei Conforme o Artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), no parágrafo 3 sempre que encontrar inexatidão nos seus dados e cadastros, poderá exigir sua imediata correção, devendo o arquivista, no prazo de cinco dias úteis, comunicar a alteração aos eventuais destinatários das informações incorretas. Enfatizando que no paragrafo 5 do mesmo é dito: - Consumada a prescrição relativa à cobrança de débitos do consumidor, não serão fornecidas, pelos respectivos Sistemas de Proteção ao Crédito, quaisquer informações que possam impedir ou dificultar novo acesso ao crédito junto aos fornecedores. Ou seja essa não BAIXA de meu nome no SCR está implicando diretamente meu acesso a novos créditos na praça sendo punível de danos morais uma vez que o banco aceitou meu dinheiro e deu como quitada minha dívida conforme o acordo feito através da agência e do pagamento do mesmo. Ao deixar de excluir as informações negativas do SCR, o Banco também deixa de atender ao disposto no Artigo 5 da Constituição Federal, que afirmam serem invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. Com embasamento na Lei venho cordialmente solicitar a exclusão de meu CPF pela instituição BANCO BRADESCO CARTÕES S.A. do Sistema de Risco de crédito REGISTRATO - SCR do Banco central do Brasil. Aguardo uma posição urgente para que possamos solucionar esse mal entendido o mais breve possível. Agradeço a atenção e compreensão da instituição BANCO BRADESCO CARTÕES S.A. Atenciosamente, Rafael Barbosa da Silva