Voltar

Retenção indevida do contrato de empréstimo consignado para não permitir portabilidade de crédito

Banco Daycoval
ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

W. R.

Para: Banco Daycoval

26/12/2019

Boa noite! Através do Banco Bradesco foi solicitada a portabilidade (ver no anexo o Termo de Requisição para Portabilidade de Crédito) de um contrato que tenho no Banco Daycoval, contrato nº 25-671XXXX/XX (ADE: 1053XXXXX- ver anexo). Tal solicitação foi enviada no dia 04/12/19 por uma gerente do Bradesco, cuja agência é no Centro do Rio de Janeiro-RJ. Segundo informações diretamente oriundas do Banco Central conforme o link: https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/folder_serie_I_portabilidade.pdf (e normas relacionadas, tais como a Resolução CMN n 3.401, de 2006, a Resolução CMN n 3.516, de 2007, a Resolução CMN n 3.919, de 2010, a Circular BCB n 3.336, 2006, e a Carta Circular BCB n 3.248, 2006), o banco não pode negar nenhuma solicitação de portabilidade ao menos que o próprio cliente volte atrás na solicitação, coisa que eu não fiz. Até o dia de hoje, 26 de dezembro de 2019, o Banco Daycoval ainda não havia enviado o cálculo previsto ao Banco Bradesco, segundo informações da gerente supracitada. O não envio do referido cálculo no prazo de 5 a 7 dias úteis, conforme essa mesma gerente, caracterizou a retenção do contrato pelo Banco de origem, o Daycoval, o que vai de encontro às normas do BCB. Terei que assinar nova solicitações de portabilidade via Banco Bradesco por ter o Banco Daycoval negado a portabilidade inicial. Hoje, dia 26/12/19, liguei do meu telefone pessoal para o SAC do Daycoval (telefone 0800 775 0500) às 18h29min e falei com Gabriela Souza até às 18h42min. O protocolo do atendimento é o 1912108221. Perguntei para ela porquê o Banco Daycoval reteve o contrato n 25-671XXXX/XX (ADE: 1053XXXXX) e ela disse que houve erro de digitação na solicitação pelo Banco Bradesco. Perguntei quais dados eram esses e ela não soube responder, mas me possibilitou fazer uma solicitação junto ao setor responsável sobre quais dados teriam sido enviados erroneamente pelo Bradesco, e solicitou que eu confirmasse meu email para por ele eu poder receber tais informações supracitadas num prazo de 3 dias úteis (02/01/20 é o último dia). Mesmo assim considero uma falta de bom senso o Banco Daycoval não informar nem a mim como seu cliente, nem ao Bradesco como solicitador da portabilidade, de forma que eu não tivesse que esperar mais de 20 dias para saber o que houve, para só então poder solicitar outra portabilidade. Sei que os bancos costumam fazer isso de propósito para ganhar tempo e fazer o cliente desistir do procedimento bancário. Portanto, fica minha indignação com o Banco Daycoval pela falta de consideração para com o seu cliente, e estou encaminhando essa reclamação de forma adiantada, pois não vou querer esperar 3 dias úteis para saber exatamente quais erros foram cometidos. Para ter certeza de que o Daycoval irá me atender de forma cordial e mais humana, estarei replicando essa reclamação nos sites: www.reclameaqui.com.br www.consumidor.gov.br www.procononline.rj.gov.br www.proteste.org.br

Solução esperada

  • Solicito agilidade no procedimento e não mais enrolação da próxima vez, pois estarei novamente solicitando portabilidade de contrato de empréstimo.

Mensagens (1)

Banco Daycoval

Para: W. R.

03/01/2020

À PROTESTE - ASSOCIAÇaO BRASILEIRA DE DEFESA DO CONSUMIDOR NOTIFICAÇaO PROTESTE Em atenção à manifestação encaminhada à nossa Ouvidoria, segue anexa a respectiva resposta. De qualquer forma, nos mantemos à disposição para novos esclarecimentos, se necessário. Cordialmente, [assinatura-email-daycoval] Ouvidoria 0800 777 0900 Banco Daycoval S.A www.daycoval.com.br IMPORTANTE: Este endereço eletrônico não recebe mensagens, por gentileza não responda este e-mail.