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Consulta CPF no Serasa sem autorização na hora do pagamento

Leader 11662-BR
ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

F. B.

Para: Leader

30/12/2019

Venho através deste meio relatar a atitude imperativa que a loja Leader está adotando com os próprios clientes. A seguir os fatos: no dia 18 de dezembro de 2019 estive na Loja Leader no Salvador Shopping Norte no bairro São Cristóvão em Salvador/BA para efetuar uma compra. Na hora do pagamento a atendente do caixa pediu, sem informar a finalidade, para inserir o CPF e como eu achei que fosse para a simples finalidade da emissão da nota fiscal eu concordei. Logo que eu inseri a numeração no terminal eu recebi um alerta no meu e-mail da empresa Serasa experian, porque eu sou assinante do serviço de alertas Antifraude, informando que o meu CPF tinha sido consultado pela Bradescard, empresa que emite os cartões da loja. Eu gostaria ressaltar que em momento nenhum eu liberei que o meu CPF fosse consultado junto ao bureau de credito e nunca solicitei o cartão da loja. O resultado de tudo isto foi o rebaixamento do meu score junto a instituição Sesara Experian. Hoje dia 30 de dezembro 2019 novamente precisei ir até a Loja Leader para efetuar uma troca e a atendente do caixa solicitou para inserir novamente o meu CPF no terminal e eu recusei porque eu não queria que a empresa efetuasse novamente uma consulta do meu CPF. A atendente então respondeu que se eu me recusasse ela não iria efetuar a troca e como eu estava precisando desta troca, mesmo contra a minha vontade, inseri o meu CPF no terminal; logo inserido eu recebi uma alerta do Serasa Experian comunicando uma nova consulta de credito do Bradescard no meu CPF. Agora após a primeira consulta por parte da instituição Bradescard/Leader o meu score na Serasa foi rebaixado e irá baixar ainda mais após esta nova consulta, fato que irá afetar negativamente a minha avaliação como bom pagador e tudo isto sem o meu consentimento. Varias lojas pedem para inserir o próprio CPF para a emissão da nota fiscal em fase de pagamento mas nenhuma efetua automaticamente uma consulta de credito em parceria com instituições financeiras sem o cliente ter previamente autorizado. Esta é uma postura totalmente abusiva e que lede a liberdade do consumidor. Peço que a Loja Leader seja responsabilizada e que deixe de ter esta atitude forçosa.

Solução esperada

  • Danos morais/materiais