Voltar

Propaganda enganosa, condições escondidas e negativação indevida no Serasa

SafraPay
ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

M. Q.

Para: SafraPay

21/01/2020

A SafraPay tem propostas tentadoras; diz que é taxa zero em todos os veículos de mídia, tem o layout bonito, um garoto propaganda simpático, mas esconde uma infinidade de detalhes atrás de letras miúdas espalhadas em áreas completamente diferentes do site, e cláusulas de contrato difíceis de entender. Primeiro, descobri recentemente, depois que já havia aderido à instituição financeira, que você não paga taxas do cartão e nem MDR, mas só se você trouxer seu domicílio bancário para o banco Safra. O que eles não avisam no contrato é que há uma taxa de manutenção de R$9.90 da conta por mês no banco. Ao ser cobrada por essa taxa, fui buscar entender do que se tratava no site, e descobri que essa informação estava numa outra aba do site, não a mesma da página principal que compara as vantagens da máquina de cartão SafraPay às concorrentes, e que se dizia ser a única taxa zero. Eu me vinculei a SafraPay no meio do ano de 2019, quando ela estava no auge dos seus anúncios, e era clara que a grande vantagem em relação às outras era que ela não cobrava qualquer taxa, bastava você esperar o tempo estimado de recebimento, que é mais longo do que de outras empresas. Pacientemente o fiz, esperei que meus pagamentos fossem creditados no seu tempo. Nesse momento começaram os problemas. Estava numa fase que usava muito a máquina e percebi que os recebimentos não coincidiam com os que eu esperava receber. Primeiro, descobri que estavam descontando a taxa de manutenção de R$9.90, depois descobri que eles tinham adiantado o recebimento de algumas parcelas de vendas, que eu não havia pedido. Isso significa que parte do valor havia sido taxada por causa do adiantamento. Uma das cláusulas do contrato diz: “6.1. A conta de pagamento pré-paga aberta pelo Estabelecimento junto ao Banco Safra no âmbito da presente Campanha não estará sujeita à cobrança de quaisquer taxas ou tarifas referentes à abertura e manutenção de referida conta de pagamento”. Foi a primeira vez que tentei reclamar no chat da SafraPay, que funciona muito mal, e não consegui a comunicação desejada porque o site sempre caia. Então, fiz uma reclamação no site Reclame Aqui e logo depois eles devolveram as antecipações e as taxas de R$9.90 cobradas. Tentei pedir que recolhessem a máquina depois desse caso, mas sem sucesso. O chat da SafraPay não funciona nunca comigo e quando ligo do meu celular, pois não tenho telefone fixo, para o numero “0300”, recebo a mensagem de que meu saldo é insuficiente para esse tipo de ligação. Ocorre, porém, que meu telefone é pós-pago e eu já tentei o contato de mais de um telefone, de mais de uma operadora de celular, e não consigo contato. Quando ligo para o telefone do SAC, um “0800”, eles me dizem para ligar para o número “0300”, que não funciona. A SafraPay tem um único meio de comunicação por telefone, que não funciona de nenhum celular, e o chat que também funciona muito esporadicamente. Por não conseguir que recolhessem a máquina, acabei ficando com ela por alguns meses, sem uso, por dificuldade de comunicação e por ter outras responsabilidades no dia-a-dia e não conseguir me dedicar ao cancelamento. Fiquei um tempo sem usar a SafraPay porque não havia gostado desse tipo de comportamento com o cliente, mas tive que voltar a usá-la porque fiquei temporariamente sem outra fonte de pagamento de crédito ou débito e fiz uma outra venda, dessa vez enviando o código de pagamento online no valor de R$1500,00 em outubro e em dezembro fiz o uso novamente da máquina física no valor de R$3600,00. Essa última venda sofreu taxação de MDR. Aí recorri novamente ao atendimento pelo chat da SafraPay e as informações dadas foram muito confusas. Fiz uma outra reclamação no Reclame Aqui e no Facebook. Nesse momento, uma consultora da SafraPay me disse o que eu achei desde o início: SafraPay não cobra taxas, a não ser que você peça a antecipação do pagamento, o que eu não havia feito. Uma consultora me disse isso! Em seguida, expliquei que não havia sido isso que tinha acontecido, que não havia pedido antecipação, aí ela me falou o que o atendente do chat da SafraPay havia me dito: o meu pacote escolhido cobrava MDR. Por estar reclamando demais nas redes sociais, por não consegui outro meio de comunicação, a SafraPay me bloqueou no grupo e não consegui mais contato através do Facebook. Fiquei sem entender porque e quando eu mesma teria mudado esse pacote na SafraPay, e acho que ao reclamar pela primeira vez da antecipação das vendas e das taxas de R$9.90, provavelmente eu havia sido descoberta das benesses da SafraPay. Por isso, fui reler o contrato e percebi que não me lembrava de uma cláusula capciosa, que eles não falavam em nenhuma campanha vinculada na mídia: “4.5. Fica esclarecido que, encerrado o prazo de 100 (cem) dias de Isenção de MDR, incidirá sobre cada uma das transações de crédito e débito realizadas pelo Estabelecimento a respectiva Taxa de MDR divulgada pelo Safra no momento do credenciamento.” Aparentemente, a isenção de MDR é por apenas 100 dias, mas a informação dessa cláusula também não coincide tanto com o que soube pela consultora da SafraPay ou o atendente do chat, tampouco com as propagandas veiculadas na mídia em 2019, quando aderi a SafraPay, de “taxa zero”. Para completar, fora as muitas nuances pouco claras, escorregadias de tratamento com os clientes, ainda tive um último problema com a SafraPay. Em janeiro, recebi uma notificação da Serasa Experian para regularizar os meus débitos com a instituição, no valor de R$326,55. O valor do vencimento era de 25 de dezembro de 2019, mas a notificação foi enviada no dia 03 de janeiro de 2020. No comunicado me diziam que eu tinha 10 dias para regularizar minha situação, mas o comunicado só chegou no dia 21 de janeiro. Eu tento telefonar para o “0300” e não consigo. Tento a comunicação pelo chat e ele fica carregando “eternamente”. Simplesmente não consigo entender que cobrança é essa. SafraPay é um ultraje!

Solução esperada

  • Danos morais/materiais