Voltar

Cobrança Indevida do Banco Cetelem

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

M. O.

Para: Grupo Recovery

21/01/2020

Origem da Dívida: CETELEM BR NPL2 - Cartão de Crédito Valor R$ 773,99 RECOVERY FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS NÃO - PADRONIZADOS NPL II CNPJ (raiz):29292312 Contrato:44455904272100 Data de vencimento:25/09/2018 Tentando solucionar de forma pacífica uma cobrança indevida pelo Banco Cetelem de um cartão de crédito, oferecido na época pela empresa Shoptime. Acreditando que o Banco Cetelem, equivocadamente, vendeu os meus dados para RECOVERY um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios para cobrança indevida. Havendo a compreensão do equívoco e a imediata retirada da cobrança do SPC Serasa e dos demais órgãos que de certa forma estão interferindo as negociações de crédito no mercado financeiro, não haverá de minha parte a necessidade de uma ação judicial para reparação de danos materiais e morais. As empresas: Banco Cetelem Shoptime.com (B2W - Companhia Digital) RECOVERY FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS Recebi por email propaganda da empresa Shoptime.com como oferta de promoção pessoal de um Cartão Shoptime Mastercard Pré-Aprovado no ano de 2016, ACONDICIONANDO ou CASANDO o mesmo a aquisição de produtos para ter ANUIDADE GRÁTIS PARA SEMPRE. A condição é expressa para finalização de um pedido e que os clientes deveriam desconsiderar a cláusula 9.1 (a) referente à cobrança de anuidade que consta no contrato. Passados alguns dias recebi em minha residência um envelope contento um cartão SHOPTIME gerado pelo BANCO CETELEM, um contrato e uma senha, sem minha solicitação.O referido cartão e o contrato ficaram esquecidos num canto de minha escrivaninha BLOQUEADO e SEM USO, já que não concordava com seus termos propostos e alguns dias depois chegou uma cobrança, imediatamente entrei em contato com o telefone do SAC fornecido no contrato, questionando a cobrança e dizendo que o cartão estava BLOQUEADO e SEM USO e pedi o CANCELAMENTO da cobrança, principalmente por não concordar em apenas "desconsiderar" a cláusula 9.1, solicitei que refizessem um novo contrato especificando a isenção da anuidade, em resposta a atendente disse que não poderia ser feito por se tratar de um contrato padrão, então confirmei o cancelamento imediato e definitivo, após alguns momentos ela confirmou o cancelamento da cobrança e retornou propondo uma nova chance, agora sem aquela cobrança, fui enfático em dizer que não tinha mais confiança, após o advento daquela cobrança cominada com a propaganda abusiva e que futuramente aquela cláusula poderia dar o direito de novas cobranças por parte da empresa, diante disso ela confirmou o CANCELAMENTO DEFINITIVO DO CARTÃO e depois de tudo acertado, vida que segue. No final do ano de 2019 a Black Friday do SPC SERASA, fiz meu cadastro para consultar meu score, até aí tudo bem, score alto e da minha parte cumprindo com minhas obrigações, em nova consulta dias depois me deparei com uma cobrança da RECOVERY FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS no valor de R$ 770,09 com uma proposta limpa nome. Na minha caixa de email encontrei todas as ofertas, propagandas, tudo lá daí fui lembrando de tudo e eu tinha razão, aquilo ia me dar dor de cabeça anos depois, então, minhas conclusões baseadas em fontes confiáveis. 1 ACONDICIONAMENTO ou VENDA CASADA FEITO PELA EMPRESA SHOPTIME.COM COM COMPRA DE PRODUTO À FORNECIMENTO DE CARTÃO DE CRÉDITO COM ANUIDADE GRÁTIS PARA SEMPRE CDC. Artigo 39. Prática abusiva: São práticas que exigem vantagem manifestamente excessiva em detrimento do consumidor. I condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos; ... Tal vinculação viola a liberdade do consumidor. 2- ENVIO DE CARTÃO SEM PEDIDO OU CONSENTIMENTO DO CONSUMIDOR CDC. Artigo 39, inciso III, veda aos fornecedores de serviços, dentre outras práticas, enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto ou fornecer qualquer serviço" e a Justiça brasileira tem entendido que esta prática equivale ao envio de uma amostra grátis, não podendo a administradora cobrar qualquer quantia do consumidor por algo não solicitado. A Corte Especial do STJ aprovou a súmula 532, para estabelecer que constitui prática comercial abusiva o envio de cartão de crédito sem prévia e expressa solicitação do consumidor, configurando-se ato ilícito indenizável e sujeito à aplicação de multa administrativa. 3- COBRANÇA INDEVIDA DE TARIFAS EM CARTÃO BLOQUEADO, SEM USO E DÁ NÃO CONCORDÂNCIA DE CLÁUSULA DE VANTAGEM EXCESSIVA AO FORNECEDOR. Após a aprovação da Resolução n 3.919/2010, o Banco Central proibiu a prática e definiu que apenas cinco tarifas podem ser cobradas dos usuários de cartão. 1.Anuidade Como cobrar se a oferta é grátis, bloqueado, sem uso e se foi cancelado? 2.Emissão de segunda via Cancelado não tem o que se dizer sobre segunda via. 3.Saque Idem ao anterior. 4.Pagamento de contas Idem ao anterior. 5.Aumento emergencial do limite de crédito Idem ao anterior. Diante das citações feitas é de se confirmar que foi um grande equívoco por parte do Banco Cetelem, quero acreditar que não seja má-fé por parte das empresas, desde a oferta, geração da cobrança e a exposição da negativação do meu nome.Tentei reclamação no RECLAME AQUI sem resposta até 21/01/2020. Quero a retirada imediata da cobrança de todos os órgãos de crédito. Não haverá outra opção senão chamar para uma lide processual as empresas acima citadas, para dirimir as questões apresentadas e o postulamento das indenizações cabíveis.

Solução esperada

  • Revisão de valores
  • Danos morais/materiais
  • Exclusão definitiva da dívida e retirada da negativação do nome SPC/SERASA, BOA VISTA e demais instituições.

Mensagens (12)

Grupo Recovery

Para: M. O.

23/01/2020

Boa tarde! Prezados (as), Segue em anexo resposta do caso em epigrafe. Estamos à disposição! Atenciosamente, [Isabella Ribeiro Alves]

M. O.

Para: Grupo Recovery

23/01/2020

Prezado Grupo Recovery Em anexo minha contestação à sua resposta e solicitação de mais esclarecimentos. Atenciosamente

Grupo Recovery

Para: M. O.

27/01/2020

Boa tarde! Prezados (as), Segue em anexo resposta do caso em epigrafe. Estamos à disposição! Atenciosamente, [Isabella Ribeiro Alves]

M. O.

Para: Grupo Recovery

28/01/2020

Prezado Grupo Recovery Em anexo proposta para impasse temporário. Atenciosamente

Grupo Recovery

Para: M. O.

05/02/2020

Bom dia! Prezados (as), Segue em anexo resposta do caso em epigrafe. Estamos à disposição! Atenciosamente, [Isabella Ribeiro Alves]

M. O.

Para: Grupo Recovery

12/02/2020

Prezada Isabella Ribeiro Alves Meus cordiais cumprimentos, solicito o envio de todas as informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados a meu respeito, cópia do contrato de adesão e prestação de serviços de emissão do cartão Shoptime-Cetelem com assinatura desse reclamante, cópia do contrato de cessão de créditos assinada pela Recovery e o Banco Cetelem S/A, assim como cópias dos documentos no qual constam o meu nome. Sem mais para o momento e no aguardo do envio. Atenciosamente

Grupo Recovery

Para: M. O.

17/02/2020

Boa tarde! Prezados (as), Segue em anexo resposta referente ao caso em epigrafe. Atenciosamente, [Isabella Ribeiro Alves] O conteúdo desta mensagem é confidencial e destinado exclusivamente aos destinatários. Caso a receba por engano, favor destruí-la e notificar o remetente de imediato. O correio eletrônico não configura meio seguro para transmissão de dados e o remetente NÃO se responsabiliza por eventual erro, atraso, extravio, interceptação ou infecção por vírus. Cabe ao destinatário solicitar versão física sempre que necessário. El contenido de este mensaje es confidencial y está destinado exclusivamente a los destinatarios. En caso de que lo reciba por error, por favor eliminarlo y notificar al remitente de inmediato. El correo electrónico no está configurado como medio seguro para la transmisión de datos y el remitente NO se responsabiliza por eventual error, atraso, extravío, intercepción o infección por virus. Cabe al destinatario solicitar la versión física siempre que sea necesario. The content of this message is confidential and was intended solely to its recipient. In case this message is received by mistake, please destroy it and notify the sender immediately. Electronic mails are not a safe channel for data transmission and the sender accepts NO liability for eventual errors, delays, loss, interception or virus infection. When necessary, the receiver must request a hard-copy version.

M. O.

Para: Grupo Recovery

15/03/2020

Prezada Isabella Ribeiro Alves Meus cordiais cumprimentos, informo que ainda estou no aguardo de minha solicitação sobre as informações existentes em cadastros do Banco CETELEM S/A e a Recovery, assim como todas as cópias dos documentos. Já são passados 27 dias corridos após a informação (17/02/202) de que seria preciso 40 dias para o envio das informações tendo em vista que as cópias se encontram com o cedente, de qualquer forma continuarei aguardando até a data prevista de 30/03/2020 findando o prazo necessário e solicitado por esta instituição. Certo de poder contar com a costumeira atenção. Atenciosamente.

M. O.

Para: Grupo Recovery

07/06/2020

Prezada Isabella Ribeiro Alves Meus cordiais cumprimentos, informo que nesta data (07/06/2020) não recebi qualquer documento ou informação sobre a minha solicitação das informações existentes em cadastros do Banco CETELEM S/A e a Recovery, assim como todas as cópias dos documentos. Já são passados meses corridos após a informação (17/02/2020) de que seria preciso 40 dias para o envio das informações tendo em vista que as cópias se encontram com o cedente. Apesar da pandemia mundial, da quarentena e de não ter recebido até a presente data os documentos, sobra em minha caixa de email e SMS do telefone as cobranças e negociações insistentes da Recovery, tal fato de perigo eminente na saúde do Brasil não justificaria a total inércia dessa instituição do não cumprimento da solicitação. Certo de poder contar com a costumeira atenção. Atenciosamente.

Grupo Recovery

Para: M. O.

19/06/2020

Boa tarde! Prezados(as), Segue em anexo resposta referente ao caso em epigrafe. Atenciosamente, [Isabella Ribeiro Alves] O conteúdo desta mensagem é confidencial e destinado exclusivamente aos destinatários. Caso a receba por engano, favor destruí-la e notificar o remetente de imediato. O correio eletrônico não configura meio seguro para transmissão de dados e o remetente NÃO se responsabiliza por eventual erro, atraso, extravio, interceptação ou infecção por vírus. Cabe ao destinatário solicitar versão física sempre que necessário. El contenido de este mensaje es confidencial y está destinado exclusivamente a los destinatarios. En caso de que lo reciba por error, por favor eliminarlo y notificar al remitente de inmediato. El correo electrónico no está configurado como medio seguro para la transmisión de datos y el remitente NO se responsabiliza por eventual error, atraso, extravío, intercepción o infección por virus. Cabe al destinatario solicitar la versión física siempre que sea necesario. The content of this message is confidential and was intended solely to its recipient. In case this message is received by mistake, please destroy it and notify the sender immediately. Electronic mails are not a safe channel for data transmission and the sender accepts NO liability for eventual errors, delays, loss, interception or virus infection. When necessary, the receiver must request a hard-copy version.

M. O.

Para: Grupo Recovery

21/06/2020

Prezada Isabella Ribeiro Alves Meus cordiais cumprimentos, tendo em vista o envio de parte dos documentos que possam esclarecer algumas dúvidas, informo que: 1 - Não estamos falando sobre o mesmo número de cartão de crédito, assim como das datas; 2 - Jamais solicitei cartão às lojas Americanas; 3 - Não conheço e não sei onde ficam as referidas lojas descriminadas no extrato; 4 - Houve uso indevido dos meus dados por má fé de terceiros; 5 - Diante do informado resta-me solicitar apoio de um especialista, fazer um boletim de ocorrência, em seguida entrar com ação judicial para apuração dos fatos e suspensão de cobrança. Espero que a sua afirmativa: *Cuida destacar que os contratos de origem, de acordo com a CVM, ficam custodiados junto ao cedente originário.*, serão solicitados por via judicial para apuração do ilícito. Desde o início sempre tive a intenção de resolver essa questão amistosamente e jamais irei abandonar o pensamento, desde que, possa contar com ajuda dessa instituição no que se refere à colaboração das informações, pois estamos diante de uma fraude criminal. Certo de poder contar com a costumeira atenção. Atenciosamente.

Grupo Recovery

Para: M. O.

03/07/2020

Boa tarde! Prezados(as), Segue em anexo resposta referente ao caso em epigrafe. Atenciosamente, [Isabella Ribeiro Alves] O conteúdo desta mensagem é confidencial e destinado exclusivamente aos destinatários. Caso a receba por engano, favor destruí-la e notificar o remetente de imediato. O correio eletrônico não configura meio seguro para transmissão de dados e o remetente NÃO se responsabiliza por eventual erro, atraso, extravio, interceptação ou infecção por vírus. Cabe ao destinatário solicitar versão física sempre que necessário. El contenido de este mensaje es confidencial y está destinado exclusivamente a los destinatarios. En caso de que lo reciba por error, por favor eliminarlo y notificar al remitente de inmediato. El correo electrónico no está configurado como medio seguro para la transmisión de datos y el remitente NO se responsabiliza por eventual error, atraso, extravío, intercepción o infección por virus. Cabe al destinatario solicitar la versión física siempre que sea necesario. The content of this message is confidential and was intended solely to its recipient. In case this message is received by mistake, please destroy it and notify the sender immediately. Electronic mails are not a safe channel for data transmission and the sender accepts NO liability for eventual errors, delays, loss, interception or virus infection. When necessary, the receiver must request a hard-copy version. _______________ This email has been scanned by the Symantec Email Security.cloud service. For more information please visit www.symanteccloud.com _______________