Voltar

VIAÇÃO COMETA NEGA ACEITAR DECLARAÇÃO MATRÍCULA DA USP PARA RENOVAÇÃO CARTEIRINHA ESTUDANTE

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

E. B.

Para: Viação Cometa

26/01/2020

No dia 25/01/2020, fui à guarita da Viação Cometa na rodoviária de São José do Rio Preto-SP entregar meus documentos para a renovação da minha carteirinha de estudante (sou aluno da USP em São Paulo-SP). O funcionário me disse que a Viação Cometa não aceita a Declaração de Matrícula no formato fornecido pela Universidade de São Paulo. Informei então que ano passado, em 2019, eu havia feito a carteirinha com a mesma Declaração e nada foi falado contra. Utilizei o meu direito como estudante do estado de São Paulo durante 2019 inteiro sem problemas. Nunca nenhum estabelecimento deixou de aceitar a Declaração de Matrícula da USP desde que sou aluno de lá. O funcionário me informou então que o formato aceito necessita de Carimbo e Assinatura. A Declaração de Matrícula da USP, dado que estamos no século digital, não tem carimbos e nem assinaturas. A verificação da autenticidade é feita no site da USP em não mais que 5 segundos. Repito: ano passado o MESMO documento foi entregue para a Viação Comenta e nenhum problema houve. Não havia carimbo, não havia assinatura, era só fazer a verificação digital de autenticidade em 5 segundos e pronto. Zero burocracia, zero dor de cabeça, zero empecilhos, e direito do estudante garantido! Obtive a carteirinha sem problemas em relação a isso. Agora por que em 2020 resolveram burocratizar o processo? A Viação Cometa quer que eu pague SEM DESCONTO DE ESTUDANTE (QUE É MEU DIREITO) uma viagem de ida e volta para obter uma assinatura e um carimbo! Sendo que autenticidade do documento pode ser verificada de maneira DIGITAL em 5 segundos! Eu nem sei onde terei que solicitar esse documento, dado que nenhum estabelecimento nunca me solicitou! Peço que a Viação Cometa retome a razoabilidade e o respeito aos estudantes pesquisadores das universidades paulistas e faça a RENOVAÇÃO da minha carteirinha de estudante. Peço que não façam que eu tenha que jogar dinheiro fora pagando passagem inteira sendo que eu tenho direito ao desconto de estudante! Para que tanta burocracia? Além do mais, se não renovarem a carteirinha, vou exigir o reembolso das passagens que me fizerem pagar sem desconto nem que eu tenha que ir ao Procon ou qualquer órgão competente. É questão de princípio. Em anexo eu enviei as imagens do processo de verificação. Não gastei mais que 5 segundos para fazê-lo! É tão simples, rápido, seguro, inteligente e desburocratizado! É MIL VEZES MAIS SEGURO QUE CARIMBO E ASSINATURA! CARIMBO E ASSINATURA QUALQUER UM FALSIFICA! VERIFICAÇÃO DIGITAL? NÃO! É IMPOSSÍVEL! Por favor, Viação Cometa, eu só quero ir para a Universidade sem dor de cabeça! Eu quero fazer minha pesquisa, escrever meus artigos, fechar minha declaração, assistir minhas aulas SEM TER QUE USAR TODA MINHA HUMILDE BOLSA DA CAPES PARA PAGAR PASSAGEM DE ÔNIBUS DA VIAÇÃO COMENTA!!!!!!! Façam a verificação aí: https://uspdigital.usp.br/webdoc/ Código de controle: ZQQ3 - JXXG - QBJU - 5NIU Código de controle válido até: 19/02/2020 (após a data, me peçam o código novo que eu mando!) Atenciosamente, Emerson B. S., um cara que só quer terminar o seu mestrado! Nº DA CARTEIRINHA: 22201 SAO/SJR

Solução esperada

  • Reparo
  • RENOVAÇÃO DA MINHA CARTEIRINHA DE ESTUDANTE