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REVISÃO DE VALORES
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R. C.
Para: Copel - Companhia Paranaense de Energia
Bom dia, gostaria de uma revisão de valores da minha fatura Copel, pois os valores são absurdos comparados com outras faturas de conhecidos que tem o mesmo consumo que o nosso. Moramos somente eu e meu marido passamos o dia fora trabalhando e a nossa conta vem mais alta que uma casa com mais gente em casa. Já pedimos a Copel está revisão e não foi atendida.
Copel - Companhia Paranaense de Energia
Para: R. C.
[cid:b814759d-ff64-4f74-a2fa-c56f8b864689] Prezado cliente, Sua solicitação foi registrada pelo protocolo 01.20209341303127 Em atenção a sua mensagem, informamos que em consulta ao cadastro da unidade consumidora, constatamos que a média de consumo nos últimos 10 meses é de 155 kW/h, sendo que as medições mensais apresentam-se sempre próximas a essa faixa de consumo. A aferição de medidor é recomendada somente em alguns casos, posto que a maioria dos medidores encaminhados para a aferição não apresentam problemas e, nesse caso, quem arca com os custos da aferição é o consumidor. Assim, elencamos abaixo algumas informações importantes a fim de auxiliar no gerenciamento do consumo, bem como na identificação de causas da sua elevação. Para verificar se o gasto cobrado na fatura está compatível com os hábitos de consumo do imóvel, orientamos que realize uma SIMULAÇaO DE CONSUMO, disponível no caminho: - Acesse s:www.copel.com/ - Localize na página inicial o quadro "Para sua Casa" e clique em "Simulador de consumo"; Nesta simulação, basta informar os equipamentos utilizados e o tempo de uso de cada um. Essa ferramenta ajuda o consumidor a avaliar os equipamentos que têm consumo mais significativo, auxiliando assim na adoção de eventuais medidas de economia e/ou mudança de hábitos de consumo. Para verificar se há vazamentos de energia no imóvel, a Copel recomenda a realização do "teste de giro", para tanto: 1. Desligue todos os aparelhos elétricos, tirando-os das tomadas, inclusive alarmes e sensores; 2. Desligue todas as lâmpadas nos interruptores; 3. Mantenha todos os disjuntores ligados (internos e externos) para manter a fiação energizada; 4. Aguarde de 15 a 20 minutos e observe o que acontece com o disco ou led do medidor. Se continuar girando ou piscando, é porque existe a fuga de energia e, neste caso, recomenda-se chamar um eletricista particular habilitado para as devidas correções. Sugerimos também a verificação da "vedação da geladeira": 1. Feche a porta da geladeira prendendo uma folha de papel e tente retirá-la; 2. Repita o teste em toda a volta da porta; 3. Se a folha deslizar e sair facilmente, é sinal que as borrachas não estão vedando corretamente; 4. Neste caso, troque as borrachas em uma oficina de qualidade. Por fim, informamos que os gastos com energia podem variar ao longo dos meses. Veja alguns exemplos: - Hábitos de consumo correspondentes as épocas do ano; - Aquisição de novos equipamentos e eletrodomésticos; - Defeitos em equipamentos e eletrodomésticos; - Instalação muito antiga, fios inadequados para a carga do estabelecimento, conexões mal-feitas, etc; - Maior utilização dos aparelhos elétricos e iluminação; - Substituição de equipamentos e eletrodomésticos por outros de maior consumo. - Vazamento ou fuga de energia: emendas de fios mal feitas, fios desencapados e isolamentos desgastados podem provocar choques e aquecimento excessivo, além de aumentar sua conta de luz. É parecido com o que acontece numa torneira com vazamento de água. Para esclarecimentos, ficamos à disposição. Atenciosamente, COPEL - Atendimento ao Cliente [email protected] Agência Virtual - www.copel.com/AgenciaWeb Mobile para Android ou iOS - www.copel.com/mbl/dl Atendimento telefônico 0800 51 00 116 [cid:75ef8109-00a0-4729-9bbc-5a1846a72ae9]