Voltar

Loja Virtual da Colombo: NÃO publica comentários negativos sobre os produtos vendidos

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

D. B.

Para: LOJAS COLOMBO

30/07/2020

Loja Virtual da Colombo, capenga e sem transparência: NÃO permite comentários negativos sobre os produtos vendidos. As coisas mudam, mas, infelizmente, algumas empresas não acompanham. As Lojas Colombo, famosa rede varejista gaúcha, são o “novo Tumelero”. Ela acabará ainda mais irrelevante frente aos concorrentes do Sudeste, sendo vendida para algum deles ou até mesmo falindo. Questão de tempo, infelizmente. O desenho e os recursos loja virtual deixam a desejar e muito quando comparados com as de seus concorrentes diretos como Magazine Luiza (Magalu) ou Ponto Frio. 1) Não há filtros que permitam limitar ou reduzir a relação de produtos mostrados. Por exemplo, ao navegar por Móveis e Decoração > Sala de Estar > Sofás, você não consegue filtrar os sofás disponíveis por marca, tamanho, cor, tipo de encosto, tipo de assento, tecido etc. Para todos os produtos existe apenas um filtro, por faixa de preço. 2) Para cada produto visitado, você precisa informar o seu CEP para conhecer o valor do frete e o prazo de entrega. O site não armazena a informação, preenchendo automaticamente o campo de CEP a cada produto visitado, mesmo quando o cliente está logado. 3) Frente aos concorrentes, a maior vantagem das Lojas Colombo é a montagem “grátis” para produtos vendidos e entregues pela própria Loja. Assim, produtos vendidos e entregues por lojas parceiras (marketplace) não contemplam esse benefício. O “grátis” é entre aspas mesmo, porque certamente o valor do serviço já está embutido nos móveis. Fato que pode ser comprovado ao se comparar o preço de um móvel vendido pelas Lojas Colombo e pelas Americanas. Em geral, mesmo vindo de São Paulo, o móvel vendido pelas Americanas é mais barato. Também não há um filtro que permita saber se um móvel é vendido e entregue por um parceiro ou pela Colombo e se possui o serviço de montagem incluído. 4) O pós-venda é o maior ponto negativo. Primeiro, não há um telefone ou chat que permita um contato direto com algum representante da Loja. Tudo ocorre por e-mail. E a reposta costuma demorar até 3 dias. Assim, um troca de produto ou um simples pedido de peça (como um pé de plástico) podem levar mais de 15 dias, com sorte. O processo começa com o consumidor preenchendo um formulário e anexando fotos. Três dias depois o SAC responde solicitando as mesmas informações que você preencheu 3 dias antes. A cada nova interação com o SAC adicione mais 1 a 3 dias. 5) Agora, o principal ponto negativo da Loja, e que realmente fere a ética e a transparência que o meio digital confere as relações de consumo, é a sua política de NÃO publicar comentários negativos sobre os produtos que expõe em seu site. Comentários esses verificáveis, pois são de cliente que realmente compraram o produto. Ao contrário de outras lojas como Americanas e Magalu, a Colombo não é nada transparente quanto a qualidade daquilo que vende, pois é notável a quantidade de comentários elogiosos e a ausência de negativos. Já passei por essa experiência seletiva das Lojas Colombo duas vezes. Primeiro, em 05/02/2016, com a compra do “Rack Bancada Artely Dunas”, que, após montado pelo serviço das Lojas Colombo, apresentou defeito: a superfície do móvel tinha um desnível (as duas tábuas que formavam a superfície não foram ou não podiam ser encaixadas corretamente), o que levava a TV de 50 polegadas a dançar sobre o móvel. O segundo caso foi “Sofá 2 Lugares Retrátil e Reclinável Kappesberg Vintage”, comprado em 27/06/2020. Havia um vão de 4 centímetros entre essas duas poltronas quando retraídas. Esta abertura dificultava a abertura do sofá e também tornava o estofado esteticamente desagradável, expondo parte de sua estrutura interna, e servia como entrada fácil para pequenos animais como roedores e insetos. Nos dois casos, escrevi comentários negativos embasados por fotos e eles não foram publicados. Então, ATENÇÃO, a seção de comentários das Lojas Colombo não é confiável à medida que mostra apenas o “lado bom” dos produtos que vende, ocultando qualquer reclamação que possa ser contrária a qualidade “excelente” daquilo que vende. Americanas e Magazine Luiza, ao contrário das Lojas Colombo, estão de parabéns, pois permitem a publicação de comentários negativos sobre os produtos que vedem, servindo de valiosa orientação para uma compra consciente.

Solução esperada

  • Publique meus comentários negativos, embasados com fotos e fatos, sobre produtos que comprei e recebi com defeito.