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Troca do produto ou devolução do dinheiro

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

R. P.

Para: Lenovo Tecnologia Brasil Ltda

29/09/2020

Possuo um notebook Lenovo que começou a apresentar problemas que inviabiliza o uso do mesmo. O produto encontra-se na garantia que vence em dezembro de 2020. O problema surgiu há algumas semanas e prontamente o suporte foi acionado. Com diagnóstico realizado pelo suporte Lenovo, ficou constatada a possibilidade do produto apresentar problema de Hardware e, dessa forma, o produto deveria ser encaminhado à fábrica da Lenovo para reparos. Assim foi feito, seguindo as orientações do fabricante o produto foi despachado para a fábrica. Após 10 dias, o produto voltou a minha residência com os mesmos desfeitos. O PC não conseguiu se manter ligado por 5 minutos, voltando a apresentar o problema identificado anteriormente. Abri mais um chamado e fui orientado a, novamente, mandar o produto a fábrica. Junto ao notebook, a Lenovo também entregou um relatório técnico. Este relatório não está alinhado com o diagnóstico do suporte e os reparos que foram feitos pelo fabricante, conforme consta no relatório, foram os mesmos feitos por mim na tentativa de ajustar a máquina: uma simples formatação. Há um erro muito grave nesse ponto. A fabricante ignorou o fato de a formatação já ter sido feita sem sucesso na resolução problema, como também ignorou os indicativos de diagnóstico do seu próprio suporte. Ou seja,além do produto possuir vícios, a fabricante se mostrou incapaz de concertá-lo. Além disso, a fabricante deu por concluído o problema com um Chek List assinado por técnico que não condiz com a realidade da minha máquina, já que o notebook continua com os mesmos desfeitos. É um Check List falso, no sentido de não se referir a realidade do meu Nootebook. Dessa forma, voltei a entrar em contato com a Lenovo,agora buscando informações sobre a troca ou reembolso do produto. Fui informado de que a Lenovo não fará a troca ou devolução do dinheiro, porque, segundo a fabricante, o problema pode ser resolvido. Há aí duas inconsistências: 1) a fabricante tanto não pode resolver o problema, como não o fez na primeira oportunidade; 2) a fabricante não consegue identificar o real problema do produto, o que, evidentemente, gera sérios prejuízos ao que o produto e a fabricante prometem. A Lenovo gerou dois problemas para mim: a) vício no produto; b) falha na prestação de serviço da assistência técnica. Dessa forma, não vou reenviar o produto para a Lenovo, pois a empresa não demonstrou capacidade técnica para resolver o problema, muito menos identificá-lo. Amparado no código de defesa do consumidor e na lei 8079/90 não sou obrigado a acatar o novo reenvio, pois o prejuízo já é evidente ao consumidor. Dessa forma solícito o reembolso ou a troca do produtor por um similar. Caso não seja atendido, cabe processo que será aberto no juizado civil especial de pequenas causas de Curitiba, com indenização por danos morais em 10 salários mínimos correntes, pouco mais de 10 vezes o valor do produto. Gostaria de salientar também que, por conta desse problema, houve sérios prejuízos as minhas atividades profissionais e de renda, em um grave momento de crise econômica e sanitária. Gostaria de salientar também à fabricante que, caso o problema não seja resolvido nos próximos dias, serei obrigado a procurar acesso a computadores públicos para trabalhar (se houver) o que acarreta o rompimento do isolamento social (sou do grupo de risco) realizado em virtude da pandemia de covid-19. Além do dano moral, se ou for obrigado a me expor a esse risco por conta da insuficiência do produto e do suporte, certamente a Lenovo será acionada, especialmente se eu contrair a covid-19. Att ROBSON PEREZ DE OLIVEIRA JUNIOR

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 2200,00
  • Troca