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Itaú não cumpre rentabilidade prometida em prospecto de plano de previdência privada

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

S. L.

Para: BANCO ITAU

18/11/2020

Itaú não cumpre rentabilidade prometida em prospecto de plano de previdência privada Tenho um plano de previdência privada do Itaú, Flexprev, contratado em maio de 1997. A remuneração dele, pelo apresentado em prospecto n 60.251-8, de dezembro de 1996, está atrelada a uma rentabilidade garantida de IGP-M ou TR+ 6%, ou o que for maior. Comecei a perceber, com diversas mudanças nas plataformas digitais do Itaú (site e app) que eu tinha cada vez menos acesso aos extratos e informações desse plano. No site ou no app, qualquer mudança ou solicitação do plano de previdência exigia que eu entrasse em contato com uma equipe especializada. Em março de 2020, resolvi levar até o fim o pedido de esclarecimentos sobre o plano, pois acompanhando o desempenho do IGP-M, sobretudo, nos últimos dois anos, achei que havia alguma coisa errada com a rentabilidade, pois não conferia com o prometido em prospecto. Tentei um contato com a gerente da minha conta - Juliana Martins Silva < [email protected] > - em 6 de março. Expliquei minhas dúvidas, disse que eu não tinha acesso a um extrato, como recebi em papel até 2010, nem mesmo de forma digital. Ela disse que era necessário me colocar em contato com uma pessoa da área de Previdência Privada. E aí começou a enrolação. O especialista não conseguiu responder perguntas simples e diretas sobre o compromisso da instituição com o estipulado em prospecto e a realidade do meu plano hoje. Começou a dizer que o plano era antigo. Ora, planos de previdência são investimentos de longo prazo, o fato de ser antigo em idade está perfeitamente compatível com a proposta do produto. Enfim, comecei a pedir esclarecimentos sobre os valores cobrados por pecúlio, renda por invalidez e contribuição e taxas de carregamento. Nenhuma resposta. Me enrolaram por 3 meses. Em 30 de junho de 2020, fiz uma reclamação no site Consumidor.gov, o Itaú demorou 15 dias para dar uma resposta e ainda assim disse que precisava de mais tempo e que eu tivesse paciência. Paciência?? Será qu, e se eu estivesse devendo ao Itaú, a instituição teria a mesma paciência para não me cobrar juros? Recorri a contatos pessoais, pessoas do setor de previdência privada que conheço por conta da profissão, sou jornalista e escrevo sobre economia, e consegui marcar uma live, porque, se dependesse da minha gerência de conta ou do Itaú como instituição, estaria esperando a resposta até hoje. A live aconteceu em 24 de julho (tenho a gravação dessa live) com a presença de: Fernanda Astudillo, CFP /WMS - Diretoria de Produtos e Soluções para Investidores (DPSI)/Gerência de Investimentos Personnalité/Tel.: 55 11 5029-8452 ou (11) 97402-4078/[email protected] e Sandy Lana Silva CPA20/Wealth Management & Services/Produtos Previdência/[email protected]. Durante a live, Sandy me apresentou um balanço das minha contribuições, que não batia com os extratos que eu tinha até 2010, muito menos com a série história do IGP-M e da TR. Fiz algumas perguntas que a própria Sandy reconheceu que realmente havia algo diferente entre o que foi prometido em prospecto e o que estava no meu histórico no banco. Em 10 de setembro, a Sandy me retornou por e-mail, dizendo que: "Desculpe a demora para retornar. Descobrimos que de fato, há um problema sistêmico no cálculo da rentabilidade do seu plano. Essa confirmação demandou diversas analises da equipe de tecnologia para entendermos o que houve. A forma que o cálculo está sendo feita hoje, não é a correta. Vamos ressarcir todos os valores desde o momento que o cálculo passou a ser feito de maneira incorreta. Deixando o plano como se a inconsistência não tivesse acontecido. O que ainda não conseguirmos definir, é o jeito que será feito. Dada a idade do plano, será uma atuação significativa. Podemos marcar uma conversa para o final da próxima semana? Acredito que até lá, já terei uma definição de como ocorrerá o ressarcimento. Prepararemos também, um termo de quitação para ser assinado ao final desse processo, para deixarmos formalizado que a pendencia do Itaú com você, foi concluída. Ok?! Obrigada e mais uma vez, desculpe pela demora e pelos transtornos causados." Apesar de o banco ter reconhecido, pela comunicação da Sandy, que realmente havia uma inconsistência nos cálculos da minha previdência, até hoje estou sem resposta. Nesse meio tempo, fiz uma reclamação na Susep, e a Ouvidoria do Itaú me pediu gentilmente para esperar a conclusão - em 14 de agosto. Em 30 de setembro, qual foi minha surpresa ao receber esse e-mail da Sandy. "Ainda não conseguimos definir como solucionar o seu caso definitivamente no sistema. Para que alteremos as informações que estão erradas do passado e para que o problema não volte a acontecer. Sigo sem ter uma data definitiva para te passar e desculpe não ter te posicionado antes, mas apenas para te atualizar. Nossa equipe de tecnologia está analisando como a correção será feita e o jurídico trabalhando no termo de quitação. Fique a vontade para me procurar em caso de dúvidas. Assim que eu tiver a resposta definitiva, te aviso para marcarmos uma data. Obrigada, Sandy Lana Silva" Ora, se o Itaú, a maior instituição financeira da América Latina, que investe bilhões em tecnologia, tem no grupo o disruptivo Cubo, não consegue resolver um problema de tecnologia, quem conseguirá, não é mesmo? Isso é um acinte à inteligência do consumidor. Minha última solicitação ao banco para esclarecimentos sobre esse processo foi em 19 de outubro. Nenhuma resposta desde então. Nada concreto. Um show de falta de compliance e governança. Enquanto isso, o IGP-M tem o maior salto dos últimos anos, e a meu investimento segue prejudicado. Quero saber quando o Itaú vai me devolver os valores devidos e a corrigir a forma de rentabilizar meu plano. Atenciosamente, Suzana Ferreira Liskauskas

Solução esperada

  • Revisão de valores

Mensagens (2)

BANCO ITAU

Para: S. L.

26/11/2020

São Paulo, 26 de Novembro de 2020. N.º da FQ 793183365 SUZANA FERREIRA LISKAUSKAS PROTESTE CPTBR01104126-72 Primeiramente, agradecemos a oportunidade de analisar a sua solicitação e prestar os esclarecimentos. Verificamos que a sua manifestação se refere ao plano de previdência de nº 0210.0054568 - Flexprev Itau - Processo Susep: 00000010063531996000. Primeiramente gostaríamos de explicar alguns pontos sobre o seu produto: SOBRE A EVOLUÇaO DA RESERVA O plano contrato possui rentabilidade que garante o IGPM, ou seja, o plano é rentabilizado através da variação do IGPM sendo ela positiva ou negativa. Vide regulamento – Reforçamos o entendimento de que uma variação negativa para o IGPM pode sensibilizar a reserva do participante. Talvez houve uma falha de comunicação ao longo das tratativas. SOBRE O EXCENDENTE FINANCEIRO Durante a fase de acumulação, você conta com a presença do excedente financeiro que é a diferença entre os índices IGPM e TR+6% e carteira de ativos. O excedente é calculado através das seguintes regras: Excedente financeiro 1: Terá direito, se houver, a diferença entre o seu saldo hipotético acumulado corrigido pelo IGPM e pela TR+6% - Nessa situação se o saldo de TR+6% for maior que o saldo de IGPM, essa diferença será atribuída com excedente financeiro 1 Excedente financeiro 2: Terá direito 50%, se houver da diferença do seu saldo hipotético acumulado corrigido pela carteira de ativo com livre escolha gestor, IGPM e excedente financeiro 1 Excedente Financeiro 3: Somente será concedido no da conversão em renda. Não sendo de fato “contabilizado” na reserva. Terá direito a um adicional de metade do excedente financeiro 2. Vide Regulamento - Sobre a atualização do valor de contribuição da renda por invalidez A renda por invalidez sofre atualização referente ao IGPM do período (anual) “agravado” pela retarifação atuarial que leva em conta os fatores de Idade e Sexo. Logo, o aumento não se dá puramente pela correção monetária. Sobre o possível erro na atualização de saldo Fizemos a reconstrução de sua reserva ao longo tempo, utilizando as premissas do produto e concluímos que não existe problema em sua reserva disponível em sistema. Ou seja, o saldo que está disponível em sistema é o mesmo encontrado em nossas simulação de cálculo. Esclarecidos os fatos, solicitamos a este respeitável Órgão o encerramento desta notificação. Atenciosamente, Itaú Unibanco TELEFONES DOS CANAIS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE: Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, ligue para o SAC 0800 728 0728 (todos os dias, 24h), ou acesse o Fale Conosco no www.itau.com.br. Deficientes Auditivos SAC 0800 722 1722 (todos os dias, 24h). Se preferir, sua agência está à disposição. Se não ficar satisfeito com a solução apresentada pelas Centrais de Atendimento e SACs, recorra à Ouvidoria Corporativa Itaú Unibanco 0800 570 0011 (em dias úteis das 9h às 18h), Caixa Postal nº 67.600 CEP: 03162-971 ou pelo site www.itau.com.br. Corporativo Interno "Esta mensagem e reservada e sua divulgacao, distribuicao, reproducao ou qualquer forma de uso e proibida e depende de previa autorizacao desta instituicao. O remetente utiliza o correio eletronico no exercicio do seu trabalho ou em razao dele, eximindo esta instituicao de qualquer responsabilidade por utilizacao indevida. Se voce recebeu esta mensagem por engano, favor elimina-la imediatamente." "This message is reserved and its disclosure, distribution, reproduction or any other form of use is prohibited and shall depend upon previous proper authorization. The sender uses the electronic mail in the exercise of his/her work or by virtue thereof, and the institution accepts no liability for its undue use. If you have received this e-mail by mistake, please delete it immediately."

S. L.

Para: BANCO ITAU

26/11/2020

Prezados, acho que vocês não apreciaram no detalhe a minha reclamação. A informação sobre haver um erro sistêmico no meu plano de previdência foi enviada por uma funcionária do Itaú (Sandy Lana Silva CPA20/Wealth Management & Services/Produtos Previdência/[email protected].) - após uma live realizada em 24 de julho com a presença de outra colaboradora do Itaú ( Fernanda Astudillo, CFP /WMS - Diretoria de Produtos e Soluções para Investidores (DPSI)/Gerência de Investimentos Personnalité/Tel.: 55 11 5029-8452 ou (11) 97402-4078/[email protected]). A informação de que há um erro sistêmico foi passada por e-mail institucional em 10 de setembro (anexo o e-mail para vocês conferirem). Anexo também uma foto do prospeto para vocês verem como o Itaú comunicou a rentabilidade em maio de 1997, data que fiz a adesão ao plano. Vocês enviam um pdf dizendo que fizeram os cálculos, como esses cálculos foram feitos? Segundo o e-mail enviado pela Sandy em 10 de setembro, há um erro sistêmico. Esse erro já foi corrigido? Onde estão os cálculos? Porque eu não recebi até o momento. É essa a explicação que eu aguardo e preciso. Durante a live do dia 24 de julho, a própria Sandy bateu comigo informações que estavam em extratos recebidos por mim até 2011 e o excel que ela me apresentou e as informações eram incongruentes. Foi a patir daí, a Sandy começou a achar que havia algo de errado com o plano. Eu mesma fiz um cálculo rasteira com o IGP-M na série história. E os dados não batem com o que me foi apresentado. Enquanto o Itaú não me apresentar os cálculos por uma teleconferência, se necessário, vou a uma agência, eu vou continuar reclamando. Reclamar é o que resta e não me custa: Porque: a) continuo sem receber os extratos semestrais ou trimestrais ou mensais do plano b) pedi o ressarcimento de valores que me cobraram referentes ao pecúlio após a data em que manifestei contato para tentar entender os valores e isso ninguém conseguiu fazer. c) Quero os cálculos que a Sandy prometeu em e-mail enviado em 10 de setembro. Será que fui clara agora? PORTANTO, NÃO ESTÁ ENCERRADO O PROBLEMA! Atenciosamente Suzana Liskauskas