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Câmbio PowerShift Problemas Insanáveis
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C. S.
Para: FORD
Eu, Cláudio Gonser, infeliz e único proprietário do veículo FOCUS SEDAN SE PLUS, adquirido em outubro de 2014,venho por meio dessa carta aberta, alertar e esclarecer os proprietários dos modelos da Ford equipados com o câmbio automatizado “PowerShift”, de que esses automóveis representam uma real ameaça à integridade física de seus condutores e passageiros que utilizam esses veículos, assim como aos demais entes do trânsito, devido aos graves, recorrentes e insanáveis problemas de mal funcionamento do referido câmbio automatizado. O problemático câmbio PowerShift (DPS6), apresenta um vício oculto de projeto, INSANÁVEL, e equipa os modelos Focus Sedan e Hatch; EcoSport e Novo Fiesta, desde o ano de 2013. Minha trágica e dramática “novela pessoal” com meu Ford Focus Sedan SE PLUS, MODELO 2014-2014, adquirido novo em 10/2014 na Concessionária Ford Forlan,teve início em outubro de 2016, com a percepção de lentidão na retomada das marchas, trepidação ao realizar as trocas em baixas rotações do motor e diminuição da potência, o que me trouxe enorme insatisfação e preocupação. Na ocasião, levei meu carro a oficina da concessionária onde adquiri o veículo, FORD-FORLAN, sendo indicada a troca das velas e reprogramação do módulo de controle de tração, TCM. Novamente, em janeiro de 2017, poucos meses após o reparo realizado na concessionária em 10/2016, os problemas do meu automóvel, relativos ao câmbio PowerShift, se agravaram. Em retorno do trabalho, subitamente e sem qualquer sintoma prévio, meu Ford Focus perdeu potência e deixou de fazer as trocas das marchas, apresentando solavancos grosseiros. O veículo foi então rebocado até a concessionária Ford Forlan, tendo novo diagnóstico de mal funcionamento do conjunto módulo de controle de tração (TCM) e da DUPLA EMBREAGEM, sendo realizada a primeira troca das referidas peças, em garantia. Em janeiro de 2018, eu e minha família vivemos momentos de horror, ao retornar de uma viagem de férias transitando pela rodovia BR-381, próximo a cidade de Governador Valadares/MG, o veículo apresentou uma pane repentina, perdendo potência durante a ultrapassagem de um carreta, colocando em risco a minha vida e de minha família, sendo eu obrigado a fazer manobra arriscada e estacionar o veículo no acostamento da rodovia. O meu seguro automotivo particular foi novamente acionado, e o carro rebocado de Governador Valadares-MG, para a concessionaria Ford Forlan, em Belo Horizonte/MG. Eu e meus familiares fomos obrigados a seguir viagem, após uma espera de algumas horas, em carro da seguradora com motorista terceirizado da “Porto Seguro” seguradora. Cabe ressaltar que nessa ocasião, o veículo saiu da concessionária com a REPROGRAMAÇÃO DO MÓDULO DE CONTROLE DE TRAÇÃO (TCM). Para o meu desespero, em 19 de julho de 2019, após procedimentos anteriores de reprogramação do módulo de controle de tração em 2016 e 2018; e da primeira troca do módulo TCM E DA DUPLA EMBREAGEM realizada em janeiro de 2017, pela terceira vez desde a aquisição do meu FORD FOCUS em 10/2014, ocorreu uma pane súbita do câmbio Powershift, em meio ao trânsito pesado de um final de tarde na capital de MG, com perda repentina da capacidade de mudança das marchas, com solavancos e perda de potência do veículo, sendo eu, o condutor e proprietário do veículo, obrigado a realizar “manobras heróicas” no anel rodoviário de Belo Horizonte, para escapar de uma colisão ou acidente. O veículo foi novamente conduzido para a concessionária FORD-FORLAN. O diagnóstico da concessionária foi, obviamente, a pane total do câmbio Powershift, sendo realizada a SEGUNDA TROCA do módulo TCM e da DUPLA EMBREAGEM. Para minha frustração sem fim, em janeiro de 2020, ou seja, aproximadamente seis meses após a segunda troca do módulo TCM e da DUPLA EMBREAGEM, novamente ocorreu a PANE repentina do câmbio Powershift , com trepidações e impossibilidade de realizar a troca das marchas, com solavancos e também impossibilidade de engatar a marcha ré. Rebocado meu automóvel até a oficina da concessionária FORD-Forlan, onde adquiri o veículo, foi feita à TERCEIRA TROCA do conjunto dupla embreagem e TCM ! Como se não bastasse o relatado acima, acreditem: em março de 2020, os mesmos sintomas apresentados anteriormente, provocados pela PANE COMPLETA do câmbio Powershift, com perda de potência do motor, não engate das marchas e solavancos horríveis devido ao veículo estar “pulando as marchas”, obrigaram-me pela QUINTA VEZ, a acionar minha seguradora, e o reboque levou o carro para a concessionária FORD- FORLAN. Nessa quinta pane total do câmbio automatizado PowerShift, alguns dias após, ao contactar o consultor da oficina da referida concessionária, para o meu espanto e apesar dos problemas serem iguais aos episódios relatados anteriormente, a FORD deu o diagnóstico de “mal funcionamento dos ATUADORES ELÉTRICOS DA DUPLA EMBREAGEM”, com indicação da troca das referidas peças, a um custo de R$ 5.500,00 (cinco mil e quinhentos reais), sendo que tais peças não estavam cobertas pela garantia estendida do câmbio PowerShift. Ao receber tal notícia, argumentei com o consultor responsável da oficina que o câmbio Powershift, é uma transmissão automatizada de dupla embreagem e é formada por um sistema idêntico aos dos carros com câmbios mecânicos, porém o seu acionamento e as trocas de marchas são feitas por meio de atuadores elétricos. Em resumo, tais peças são partes integrantes da transmissão automatizada e deveriam ter a cobertura pela garantia estendida oferecida pelo fabricante, a FORD MOTOR COMPANY BRASIL. O pedido para ser consertado em garantia pela Ford Forlan foi negado e como eu dependia do meu veículo para as minhas tarefas cotidianas, me vi obrigado a autorizar o conserto, mesmo considerando o valor exorbitante e injusto. A Ford tem conhecimento do referido erro de projeto do câmbio PowerShift há muitos anos. Conclusão: não uso meu Focus em estradas ou rodovias !!!