- Reclame com a ajuda da PROTESTE
- Reclamações públicas
- Título da reclamação pública
Conta suspensa sem aviso e motivo aparente
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
F. M.
Para: Mercado Livre
Já não é o primeiro problema que tenho com o Mercado Livre. A primeira vez, fui vítima de um golpe, onde vendi um celular, o comprador falou que o celular não funcionava, mas devolveu um monte de lixo dentro da caixa, só recebi o pagamento porque filmo tudo que recebo em casa e pude provar que estava certo, mesmo assim, o ML diminuiu minha reputação como vendedor. A segunda vez foi quando anunciei um relógio da amazfit, que é uma marca da Xiaomi, meu erro foi simplesmente anunciar como "xiaomi amazfit", bastava o ML me aletar para retirar a palavra xiaomi do anúncio que estava resolvido, só fiquei sabendo disso porque o ML lavou as mãos e mandou eu me virar com a empresa, eu o fiz, mas já era tarde e meu anúncio havia sido bloqueado. Agora, sem mais, nem menos, sem nenhuma explicação, nem nenhum aviso prévio, o ML suspendeu minha conta e disse somente que "Foi necessário suspender a sua conta porque identificamos um comportamento irregular nas suas negociações", sem dar nenhum detalhe, nem pela plataforma, nem por email (como afirmou ter feito na minha reclamação no ReclameAqui - https://www.reclameaqui.com.br/mercado-pago/minha-conta-foi-suspensa-sem-aviso-e-sem-motivo-aparente_nN-tdwzvqylzwvSw/), não faço ideia do que posso ter feito, nunca ofendi ou ataquei ninguém, nunca agi de má fé, nunca devolvi produtos de forma diferente do que recebi, nunca vendi nada falsificado e sempre deixei claro que sou comprador, vendo muito raramente, quando quero me livrar de algo que não uso mais, não vivo disso e tudo que quero é recuperar minha liberdade para usar a plataforma pra fazer minhas compras, como venho fazendo há quase dois anos, acumulando pontos, ganhando descontos, sendo fiel à loja, mesmo ela nem sempre tendo os melhores preços, inclusive indicando a cada amigo que não confiava nos seus serviços, e o que eu ganhei com isso foi ser tratado como um criminoso por uma máquina de respostas automáticas. A única coisa que consigo imaginar que possa ter ocorrido, e que seria claramente um equívoco por falta de comunicação e boa vontade do vendedor (que nem consigo correr atrás dos meus direitos, porque não consigo acessar o ML e ver os dados do mesmo), foi uma das minhas últimas compras, na qual comprei um ventilador de 20 reais, sem conferir direito a precisão de entrega, li que seria entregue terça feira e imaginei ser da próxima semana, mas, na verdade, seria só terça feira, dia 29 de dezembro de 2020. Assim que notei, tentei cancelar a compra, já que tinha urgência, não consegui, porque o botão de cancelar do ML não funcionava e me mandava entrar em contato com o vendedor. Mandei mensagem explicando e o vendedor respondeu dizendo que não tinha problema e que a compra seria cancelada, mas não foi. Assim que o produto chegou em casa, cliquei novamente no botão de cancelamento e consegui abrir a reclamação. O vendedor simplesmente responder que eu estava tentando devolver algo que não recebi e cortou minha comunicação com ele, solicitando a intervenção do ML. Antes mesmo do ML me dizer algo, respondi anexando uma foto do produto recebido, junto da nota fiscal do mesmo. O ML negou a devolução, entregou o dinheiro e encerrou a reclamação. No dia seguinte minha conta estava bloqueada. Pra piorar, fiz uma venda que deveria receber o pagamento até o fim do mês e me informaram que só vou receber o dinheiro dia 20 de fevereiro de 2020. Sobre a devolução que fiz e devo receber um estorno no cartão de crédito ninguém nem me falou nada. Estou me sentindo lesado e impotente, sem possibilidade de contato telefônico (porque não se encontra um telefoneem lugar nenhum), sem possibilidade de atendimento via chat (porque essa opção só apareceria dentro da plataforma que não tenho acesso), na reclamação pública do ReclameAqui a empresa mantém uma postura desonesta, ao informar que entrou em detalhes via email, sendo que não o fez, e também pode ser visto que é uma prática muito comum, relatada por diversos outros reclamantes do ReclameAqui. Preciso de ajuda, só quero uma solução, nunca causei nem quero causar problema, mas me sinto humilhado tendo que procurar diversas plataformas e formas alternativas de contato, e ter que ficar implorando para simplesmente voltarem atrás de algo que claramente fui injustiçado. Isso vem me causando horas, dias, de stress e descontentamento.
Solução esperada
- Danos morais/materiais
- Reativação da minha conta, junto dos anúncios que foram apagados e, no mínimo, um pedido de desculpas pelo transtorno e desgaste físico e mental que tive pra resolver algo que não tive culpa nem chance de me defender
Mensagens (25)
F. M.
Para: Mercado Livre
Atualizando: para completar, acabei de receber um email do Mercado Livre, me negando mais uma devolução, sendo que, assim que o produto chegou, entrei em contato com o vendedor pra informar que ele havia enviado o modelo errado e ver o que poderia ser feito. O vendedor me pediu pra mandar umas fotos, enviei, ele confirmou que estava errado e me orientou a devolver. Enviei o produto de volta ontem, muito melhor embalado que ele chegou até mim, e o Mercado Livre enviou sua mensagem padrão de quem não se importa e, mais uma vez, encerrou a reclamação, enviando o dinheiro ao vendedor, me deixando sem o produto (mesmo que errado), e sem a possibilidade de eu me defender. Como existem inúmeros vídeos e avisos pela internet sobre a fama de alguns vendedores enviarem produtos diferentes, ou até tijolos no lugar dos produtos, tenho o costume de filmar a abertura de tudo que recebo em casa para poder provar se algo chegar errado, mas, aparentemente, isso não é mais suficiente.
F. M.
Para: Mercado Livre
Assim que abri a reclamação aqui no Proteste, o Mercado Livre me enviou um email dizendo que seria feita uma análise detalhada sobre a suspensão da minha conta. Hoje, 9 dias depois, fui testar e consegui acessar minha conta pelo aplicativo, pude conferir meu histórico de compras, aparentemente estava tudo "resolvido", apesar da falta de um retorno da parte do ML. Há uma hora atrás, recebi, finalmente, uma resposta por email do Mercado Livre, me dizendo a mesma coisa de sempre, a mesma informação nebulosa e sem detalhes, que foi feita uma análise na minha conta e que ela continuará suspensa "pois identificamos comportamentos irregulares em suas negociações". Ou seja, não só não voltaram atrás do que foi feito de errado, pelo visto ignoraram todas as provas aqui apresentadas nas imagens, e continuam não dizendo o que, teoricamente, eu descumpri dos tais termos e condições que insistem que eu agi de forma irregular. Os problemas continuam os mesmos: não tenho acesso à minha conta, não consigo solicitar a devolução do ventilador que pedi o cancelamento antes mesmo do envio, não recebi o estorno do ventilador que enviaram o modelo errado e eu já devolvi ao vendedor, meus anúncios continuam desativados e meu saldo da última venda, que já deveria ter sido creditado na minha conta corrente, será pago somente dia 22/02/21.
Mercado Livre
Para: F. M.
Olá Fábio como vai? Agradecemos por ter aguardado nosso retorno. Após análise, concluímos seu atendimento por meio do protocolo: 87232552 Voce encontrará todos os detalhes em seu e-mail de cadastro, nele explicamos todas as ações tomadas e o porque. Caso seja necessário, voce pode nos contatar respondendo diretamente o e-mail. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre (:contato.mercadolivre.com.br/ajuda) e seção de Ajuda do Mercado Pago (s:www.mercadopago.com.br/ajuda). Atenciosamente Equipe Mercado Livre Em ter., 29 de dez. de 2020 às 11:49, escreveu:
Mercado Livre
Para: F. M.
Olá xxxxx, como vai? Antes de mais nada, nós do Grupo Mercado Livre queremos agradecer o seu contato e sua compreensão em ter aguardado nosso retorno! Após análise, concluímos seu atendimento por meio do protocolo 87609502. Voce encontrará todos os detalhes em seu e-mail de cadastro, nele explicamos todas as ações tomadas e o porque. Caso seja necessário, voce pode nos contatar respondendo diretamente o e-mail. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre (s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda) e seção de Ajuda do Mercado Pago (s:www.mercadopago.com.br/ajuda). Atenciosamente Mercado Livre Mercado Pago Em sáb., 26 de dez. de 2020 às 06:14, escreveu:
F. M.
Para: Mercado Livre
Assim como foi feito com a reclamação no Reclame Aqui, estão fazendo aqui no Proteste. Dão uma resposta padrão (tão padrão que me chamaram de "xxxxx" na segunda resposta) dizendo que enviaram mais detalhes numa mensagem para meu email, mas, como pode-se notar nos prints que eu anexei nas mensagens anteriores, as respostas são sempre vagas, nunca dizem diretamente o que foi feito, é sempre algo como "identificamos comportamentos irregulares em suas negociações", mas nunca falam o que foi. Mas eu concordo, teve mesmo comportamentos irregulares, não da minha parte, mas sim do Mercado Livre, que não devolveu meu dinheiro, mesmo eu tendo devolvido o produto que o vendedor enviou errado, entre todos os outros problemas citados acima, que não vou ficar repetindo, basta reler (ou ler, porque parece que o ML não sabe ler, só sabe copiar e colar respostas padrão) e ver que nada foi feito, minha conta continua suspensa e meu dinheiro não foi pago/estornado.
F. M.
Para: Mercado Livre
Mais um detalhe que vale ser atualizado, ontem recebi um email dizendo que a transferência do saldo que eu tenho no Mercado Pago havia sido programada para hoje e, sem nenhuma surpresa, não foi realizada.
Mercado Livre
Para: F. M.
Olá Fábio como vai? Antes de mais nada, nós do Grupo Mercado Livre queremos agradecer o seu contato e sua compreensão em ter aguardado nosso retorno! Após análise, identificamos que já possui um protocolo sobre o mesmo tema, esse atendimento foi por meio do protocolo: 87609502 Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre (s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda) e seção de Ajuda do Mercado Pago (s:www.mercadopago.com.br/ajuda). Atenciosamente, Mercado Livre Mercado Pago Em ter., 5 de jan. de 2021 às 20:48, escreveu:
F. M.
Para: Mercado Livre
Parece até piada.. até quando vamos ficar nesse papinho? Onde eu apresento argumentos e provas, e vocês devolvem sempre uma resposta padrão que não diz nada? Estava dando uma olhada nas reclamações sobre o Mercado Livre aqui no Proteste, é, no mínimo, curioso, ver a quantidade de pessoas com exatamente o mesmo problema e constrangimento que estou passando, a maioria das reclamações é igual a minha, de ter a conta suspensa sem nenhum motivo e nenhuma satisfação. É um absurdo uma empresa prestar serviço no Brasil e não ter um canal de atendimento onde podemos conversar com um ser humano para resolver nossos problema causados por um erro da parte do Mercado Livre, pelo jeito é o que acontece quando se tem um monopólio, né? Vocês não têm um concorrente a altura, aí fazem o que querem, tratam os clientes e vendedores como se não fossem nada.. assim como eu, vi reclamações de clientes que possuem essa relação há 12 anos e perderam suas contas sem mais nem menos. Não tenho mais esperança alguma de contar com seu bom senso, mas não custa insistir uma última vez, já que quero só uma solução, não uma briga: por gentileza, analisem de verdade, vejam que erraram e voltem atrás.
Mercado Livre
Para: F. M.
Olá Fábio como vai? Antes de mais nada, nós do Grupo Mercado Livre queremos agradecer o seu contato e sua compreensão em ter aguardado nosso retorno! Após análise, identificamos que já possui um protocolo sobre o mesmo tema, esse atendimento foi por meio do protocolo: 87232552 Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre (s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda) e seção de Ajuda do Mercado Pago (s:www.mercadopago.com.br/ajuda). Atenciosamente, Mercado Livre Mercado Pago Em qua., 6 de jan. de 2021 às 11:25, escreveu:
Mercado Livre
Para: F. M.
Olá Fábio, como vai? Antes de mais nada, nós do Grupo Mercado Livre queremos agradecer o seu contato e sua compreensão em ter aguardado nosso retorno! Após análise, concluímos seu atendimento por meio do protocolo 87609502. Voce encontrará todos os detalhes em seu e-mail de cadastro, nele explicamos todas as ações tomadas e o porque. Caso seja necessário, voce pode nos contatar respondendo diretamente o e-mail. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre (s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda) e seção de Ajuda do Mercado Pago (s:www.mercadopago.com.br/ajuda). Atenciosamente Mercado Livre Mercado Pago Em seg., 4 de jan. de 2021 às 11:57, escreveu:
F. M.
Para: Mercado Livre
Têm nem vergonha na cara de continuar com essas respostas.. Continuam dizendo que estão se comunicando comigo sendo que só estão respondendo aqui, nem email mandaram mais. Já que vocês não têm a capacidade, ou decência, de atender meu pedido de analisar de forma honesta o meu caso, pelo menos me façam o favor de parar de responder aqui, essa conversa não vai levar a lugar algum. Vou atrás dos meus direitos por órgãos que podem cobrar de vocês, já que não fazem por conta própria.
Mercado Livre
Para: F. M.
Olá Fábio como vai? Antes de mais nada, nós do Grupo Mercado Livre queremos agradecer o seu contato e sua compreensão em ter aguardado nosso retorno! Após análise, identificamos que já possui um protocolo sobre o mesmo tema, esse atendimento foi por meio do protocolo: 87609502 Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre (s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda) e seção de Ajuda do Mercado Pago (s:www.mercadopago.com.br/ajuda). Atenciosamente, Mercado Livre Mercado Pago Em qua., 6 de jan. de 2021 às 19:32, escreveu:
F. M.
Para: PROTESTE
PROTESTE
Para: F. M.
PROTESTE
Para: F. M.
Mercado Livre
Para: F. M.
Olá Fábio como vai? Antes de mais nada, nós do Grupo Mercado Livre queremos agradecer o seu contato e sua compreensão em ter aguardado nosso retorno! Após análise, identificamos que já possui um protocolo sobre o mesmo tema, esse atendimento foi por meio do protocolo: 87609502 Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre (s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda) e seção de Ajuda do Mercado Pago (s:www.mercadopago.com.br/ajuda). Atenciosamente, Mercado Livre Mercado Pago Em ter., 9 de fev. de 2021 às 17:02, escreveu:
F. M.
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Para: F. M.
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