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Suzuki motos Falta de peças de reposição

Suzuki motos
ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

A. M.

Para: Suzuki motos

04/01/2021

Número do controle interno RedFox: 16875 Olá, no final de 2018 adquiri uma motocicleta Suzuki GSX-S750 0km. Estava muito satisfeito com o produto! Acontece que ao fim do mês de novembro de 2020, ao manobrar a motocicleta, eu a deixei cair, danificando algumas peças. Levei a moto na concessionária Red Fox (Mooca - SP) para orçamento e conserto. Após orçamento aprovado, a mesma informou que não tinha nenhuma das peças danificadas em estoque (Guidão, peso de guidão, manete de freio, pedal de freio, carenagens e capa de escapamento), precisariam solicitar à Suzuki Brasil, e que demoraria cerca de 20 dias para que as peças chegassem, previsão de entrega da moto estava para "15/12/2020". Após estes 20 dias me informaram que a fábrica não tinha aqui no Brasil todas as peças, faltando (Guidão, peso de guidão e uma parte da carenagem), era necessário solicitar as peças à Suzuki no Japão. Foi uma pequena queda, danificando peças comuns! Me pergunto, se estas peças comuns eles não possuem aqui no Brasil, imagina outras peças mais específicas. Hoje dia 04/01/2020, a motocicleta está na concessionária parcialmente reparada, faltando estas peças. Quanto tempo mais terei de aguardar? Imaginei que o cliente estivesse em primeiro lugar, mas me parece que não é bem assim. Enviei alguns e-mails à Suzuki e sem nenhuma resposta até o momento. Apenas a concessionária dizendo que não há o que fazer. Aguardo um retorno formal da Suzuki motos.

Solução esperada

  • Reparo

Mensagens (2)

Suzuki motos

Para: A. M.

08/01/2021

Prezados, J. TOLEDO DA AMAZa”NIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE VEaCULOS LTDA., com sede administrativa na cidade de Jundiaí, Estado de São Paulo, na Avenida Prefeito Luiz Latorre n.° 4950, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas sob n.° 84.447.804/0002-04, em atenção ao e-mail abaixo recebido na data de 04/01/2021, vem, prestar os seguintes esclarecimentos: O consumidor ALEXANDRE MONFARDINI apresentou reclamação junto a este órgão, objetivando o reparo de sua motocicleta Suzuki GSX-S750, sob a alegação de que no fim do mes de novembro teria deixado a motocicleta cair e encaminhou a mesma à Concessionária Red Fox para reparo e que a mesma seria entregue até 15/12/2020, porém, não ocorreu naquela data por falta de peças em estoque da concessionária e também da fábrica. Este é um breve relato dos acontecimentos. Cumpre esclarecer que a J. Toledo da Amazônia Indústria e Comércio de Veículos La., é a única representante das motocicletas Suzuki no Brasil. A empresa importa as peças do Japão e monta as motocicletas na sua fábrica localizada na cidade de Manaus. E para distribuir as motocicletas ou peças por todo Brasil possui uma rede de concessionárias espalhadas pelas cinco regiões brasileiras, sendo que a RED FOX , concessionária na qual o consumidor escolheu para reparo de sua motocicleta, pertence à rede de concessionárias autorizadas Suzuki. Apenas a título de esclarecimento, a J. Toledo e a concessionária Red Fox são pessoas jurídicas completamente distintas: a primeira fabrica e comercializa as motocicletas Suzuki no Brasil, enquanto a segunda comercializa motocicletas usadas e novas, sendo que ambas possuem contrato de concessão comercial, relação essa regida por legislação própria, lei n° 6.729/79. Pois bem. Cumpre esclarecer que em 30/11/2020 o consumidor encaminhou sua motocicleta avariada à Concessionária Red Fox para orçamento para reparo através do seguro do veículo que possuía(Porto Seguro - Sinistro 5312020323488. Foi aberta a ordem de serviço n° 16875, com previsão de entrega em 15/12/2020. Entretanto, o reparo da motocicleta dependia de aprovação da Seguradora, o que ocorreu na data de 04/12/2020. Após tal aprovação, o prazo para entrega foi prorrogado para o dia 25/12, vez que a seguradora necessitava fazer a vistoria após reparo. Entretanto, algumas peças não estavam disponíveis no estoque da Concessionária, vez que por se tratar de peças de custo elevado e sem giro, são adquiridas apenas quando necessárias. Infelizmente, por conta da pandemia, o estoque de peças da fábrica também começou a zerar e as peças importadas do Japão passaram a atrasar o envio. Desta forma, algumas peças, quando solicitadas pela concessionária estavam em falta e a fábrica informou que as mesmas estariam disponíveis após 20 dias. Lembrando que o pedido da concessionária ocorreu na data de 22/12. No período de 24/12 a 03/01, o expediente da fábrica estava encerrado. Assim, tão logo recebida a referida reclamação, o Departamento de Assistencia Técnica entrou em contato com a concessionária e orientou sobre a agilidade no reparo da motocicleta. O que está sendo providenciado. Desta forma, a concessionária já está realizando o reparo e conforme contato telefônico havido com o Sr. Alexandre, informou que tão logo seja realizada a vistoria final da seguradora, a motocicleta será entregue ao mesmo, devidamente reparada. Sem mais para o momento, colocamo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos. Att., J. Toledo da Amazônia Indústria e Comércio de Veículos La. Thaís Nogueira Rezende de Macedo Fernandes OAB/SP 188.819 [Avast logo] Este email foi escaneado pelo Avast antivírus. www.avast.com

A. M.

Para: Suzuki motos

18/01/2021

Olá Boa tarde! Apenas uma correção ao breve relato informado: Em 30/11/2019 a asseguradora (Porto Seguro) já havia autorizado o conserto da motocicleta. Isso significa que a motocicleta havia sido deixada na concessionária Red Fox alguns dias antes. Caso queiram tenho o comprovante. Outro ponto importante é, que o prazo de 20 dias para entrega das peças me foi dado para as peças que estivessem disponíveis na montadora Suzuki ou seja, para peças que necessitavam de importação do japão, o prazo que me foi dado era de 60 dias! Com relação à justificativa de não ter as peças por serem de "custo elevado e sem giro", eu não concordo, pois conforme já relatei na reclamação, estas peças são básicas ou seja, em qualquer queda serão danificadas e entendo que a montadora deveria tê-las disponíveis. Além disso, Como a motocicleta é de um custo elevado, creio que as peças terão seu valor proporcionalmente elevado. De qualquer forma, gostaria de informar que a motocicleta foi reparada e eu a retirei no dia 08/01/2021. Além disso, gostaria de agradecer à Suzuki motos e à Red Fox pelo empenho na solução do problema. Apenas como observação: Cliente atendido e com seu problema solucionado de certa forma garante que o mesmo terá interesse em voltar a negociar ou fechar negócio com a Suzuki. A imagem da marca tende a ser bem cotada não só pela venda e bons negócios, mas também que atua principalmente no pós venda. Muito obrigado! Alexandre