Voltar

Tive compras fraudulentas no meu cartão e o banco indeferiu meu pedido de ressarcimento

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

F. M.

Para: BANCO ITAU

19/04/2021

Todo meu problema começou quando verifiquei que ocorreu uma compra fraudulenta no meu cartão de crédito dia 26/03/21. Assim que recebi a mensagem dizendo que havia sido realizada uma compra no meu cartão, a qual eu não reconhecia, liguei para o banco e fiz o cancelamento, reportando o que houve. A atendente me informou que havia cancelado o cartão e eu só poderia utilizar o mesmo em compras fisicamente e providenciou para que me fosse enviado um novo cartão. Dez minutos após eu desligar, recebi uma mensagem que meu cartão de débito havia sido adicionado ao Uber e ao IFood. Fiquei bem tenso e retornei novamente para o banco. Informei que o meu cartão era múltiplo e queria ter certeza que houve o cancelamento total do meu cartão. A nova atendente me informou que não precisaria me preocupar e que só o cartão físico poderia ser usado. Sendo assim, tranquilizei-me. Uma semana após o ocorrido, fui verificar meu extrato e deparei-me com diversas compras de valores estranhos no Uber sendo feitas consecutivamente do dia 26/03 até o dia 05/04, logo após o suposto cancelamento do meu cartão. Fiquei extremamente irritado e frustrado! Liguei para o Sac do banco e fui informado que o banco verificaria meu pedido de ressarcimento e me daria uma resposta em até 8 dias úteis. Ao mesmo tempo, fui conversando com meu gerente para tentar ter alguma informação adicional. No último dia do prazo, o banco fez o ressarcimento. Porém, no dia 19/04, houve um problema ainda mais grave! Verifiquei que todos os meus ressarcimentos foram cancelados! Liguei para meu gerente e uma funcionária da equipe dele me informou que o Itaú indeferiu meu pedido, alegando que todas as compras das quais reclamei foram feitas com cartão e senha. Argumentei que todas foram feitas no Uber, ou seja, por aplicativo e a mesma não soube me responder o que aconteceu! Sou cliente do Itaú há mais de 10 anos, sendo há 5 anos cliente Personnalité! Nunca atrasei um pagamento! Nunca exigi nenhum atendimento personalizado! Se o Itaú considera que toda minha reclamação é falsa, não procede, sinto que esteja, com essa decisão, me considerando um mentiroso e caluniador por um valor relativamente pequeno por tudo que já ofereci ao banco. Estou ofendido moralmente! E preciso de uma resposta rápida para o meu problema! Caso contrário, não vejo outra alternativa a não ser sair completamente do banco e exigir meus direitos judicialmente! Aguardo uma resposta do banco!

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 263,86

Mensagens (3)

BANCO ITAU

Para: F. M.

29/04/2021

São Paulo 29 de Abril de 2021. N.° da FQ 816221117 FILIPE FRANCO MOURA [email protected] Com cópia PROTESTE/RIO DE JANEIRO CPTBR01253956-37 Filipe, Inicialmente esclarecemos que localizamos apenas uma despesa reclamada no cartão de crédito de número final 3443 - PERSONNALITE MULTIPLO MASTERCARD PLATINUM, realizada em 26/03/2021, no estabelecimento PG *COBRACORAL PAULISTA BRA, no valor de R$ 309,80 parcelado em 2x de R$ 154,90. Verificamos que a compra reclamada foi realizada pela Internet/Telefone. Identificamos seu contato via central de atendimento na data de 26/03/2021, por meio do registro de protocolo 2021.085.162294.0000, e na ocasião, creditamos provisoriamente o valor da despesa que está evidente na fatura de vencimento em 06/05/2021. (Anexo 01) O estabelecimento será comunicado sobre sua solicitação. Comunicamos que, no processo de análise, caso o estabelecimento apresente novas informações, entraremos em contato previamente. Por segurança realizamos o bloqueio do cartão final 3443 na data de 26/03/2021. Emitimos nova via do cartão final 1273, com desbloqueio já realizado em 06/04/2021. Para sua comodidade, incluímos novas funções no app Itaucard, como a de Informações sobre uma compra ou estabelecimento. Faça login no app, entre na aba 'Serviços' e clique em Atendimento Digital. Durante a análise, identificamos que as outras contestações (abaixo indicadas) foram debitadas de sua conta corrente 8350/09687-4. * 26/03 PAY -UBER *TRIP -26/03 63,74 - * 26/03 PAY -UBER *TRIP -26/03 63,74 - * 29/03 RSHOP-UBER *TRIP -27/03 5,70 - * 29/03 PAY -UBER *TRIP -27/03 39,07 - * 29/03 PAY -UBER *TRIP -28/03 42,69 - * 30/03 RSHOP-UBER *TRIP -30/03 9,00 - * 01/04 PAY -UBER *TRIP -01/04 7,24 - * 01/04 PAY -UBER *TRIP -01/04 21,91 - * 05/04 PAY -UBER *TRIP -02/04 5,70 - * 05/04 PAY -UBER *TRIP -02/04 5,07 - Tais contestações foram tratadas por meio do protocolo 813707034, registrado em nosso SAC Corporativo. Na ocasião foi realizado o crédito provisório e iniciamos a avaliação junto ao estabelecimento onde foram realizadas as compras, sendo que o valor contestado ficaria passível de relançamento caso não fosse indicada qualquer irregularidade. Assim, finalizada tal análise, ao não ser constatada irregularidades nas contestações acima o valor incialmente estornado foi relançado em sua conta no dia 20/04/2021. Contudo, visando resolver a questão, os valores foram novamente creditados em sua conta nesta data. Esclarecidos os fatos, solicitamos a este respeitável Órgão o encerramento desta notificação. Atenciosamente, Itaú Unibanco S/A TELEFONES DOS CANAIS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE: Fale com a gente, qualquer necessidade estamos à sua disposição: Central de Atendimento: 3003-3030 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 720 3030 (demais regiões) SAC 0800 728 0728 (todos os dias, 24h), ou acesse o Fale Conosco no www.itau.com.br. Deficientes Auditivos SAC 0800 722 1722 (todos os dias, 24h). Se preferir, sua agencia está à disposição. Se não ficar satisfeito com a solução apresentada pelas Centrais de Atendimento e SACs, recorra à Ouvidoria Corporativa Itaú Unibanco 0800 570 0011 (em dias úteis das 9h às 18h), Caixa Postal n° 67.600 CEP: 03162-971 ou pelo site www.itau.com.br. "Esta mensagem e reservada e sua divulgacao, distribuicao, reproducao ou qualquer forma de uso e proibida e depende de previa autorizacao desta instituicao. O remetente utiliza o correio eletronico no exercicio do seu trabalho ou em razao dele, eximindo esta instituicao de qualquer responsabilidade por utilizacao indevida. Se voce recebeu esta mensagem por engano, favor elimina-la imediatamente." "This message is reserved and its disclosure, distribution, reproduction or any other form of use is prohibited and shall depend upon previous proper authorization. The sender uses the electronic mail in the exercise of his/her work or by virtue thereof, and the institution accepts no liability for its undue use. If you have received this e-mail by mistake, please delete it immediately."

F. M.

Para: BANCO ITAU

29/04/2021

Boa noite. Verifiquei em minha conta corrente que o valor já foi estornado. Quando a este ponto, estou de fato satisfeito! Porém, quero reafirmar que esses débitos foram sim originados por irregularidades! Não sei se a falha de segurança foi do Uber ou do Itau. No caso do Uber, já tirei meu cartão dele e, embora praticamente só o usasse muito raramente (como é possível ver na minha conta, com exceção dessas compras fraudulentas), pretendo aboli-lo de vez, optando pelos concorrentes e pagando no dinheiro. Quanto ao Itau, todos os meus problemas anteriores haviam sido resolvidos rapidamente, por isso ainda dou um voto de confiança ao banco. Espero que vocês de fato entendam que não me sujeitaria a tanto trabalho para comunicar essa fraude se não fosse algo que realmente tivesse me incomodado muito! Além disso, torço para que isso não volte a ocorrer! Foi um incomodo muito grande e que poderia ter sido resolvido de forma muito mais prática se houvesse havido o cancelamento total do cartão no momento que eu pedi! Att. Filipe Moura

BANCO ITAU

Para: F. M.

07/05/2021

São Paulo, 7 de Maio de 2021. Ao Proteste FILIPE FRANCO MOURA [email protected] N.º da FQ 817920331 FA n° 11026690757 Primeiramente, agradecemos a oportunidade de analisar a sua solicitação e prestar os esclarecimentos. Inicialmente esclarecemos que localizamos apenas uma despesa reclamada no cartão de crédito de número final 3443 - PERSONNALITE MULTIPLO MASTERCARD PLATINUM, realizada em 26/03/2021, no estabelecimento PG *COBRACORAL PAULISTA BRA, no valor de R$ 309,80 parcelado em 2x de R$ 154,90. Verificamos que a compra reclamada foi realizada pela Internet/Telefone. Identificamos seu contato via central de atendimento na data de 26/03/2021, por meio do registro de protocolo 2021.085.162294.0000, e na ocasião, creditamos provisoriamente o valor da despesa que está evidente na fatura de vencimento em 06/05/2021. (Anexo 01) O estabelecimento será comunicado sobre sua solicitação. Comunicamos que, no processo de análise, caso o estabelecimento apresente novas informações, entraremos em contato previamente. Por segurança realizamos o bloqueio do cartão final 3443 na data de 26/03/2021. Emitimos nova via do cartão final 1273, com desbloqueio já realizado em 06/04/2021. Para sua comodidade, incluímos novas funções no app Itaucard, como a de Informações sobre uma compra ou estabelecimento. Faça login no app, entre na aba "Serviços" e clique em Atendimento Digital. Durante a análise, identificamos que as outras contestações (abaixo indicadas) foram debitadas de sua conta corrente 8350/09687-4. 26/03 PAY -UBER *TRIP -26/03 63,74 - 26/03 PAY -UBER *TRIP -26/03 63,74 - 29/03 RSHOP-UBER *TRIP -27/03 5,70 - 29/03 PAY -UBER *TRIP -27/03 39,07 - 29/03 PAY -UBER *TRIP -28/03 42,69 - 30/03 RSHOP-UBER *TRIP -30/03 9,00 - 01/04 PAY -UBER *TRIP -01/04 7,24 - 01/04 PAY -UBER *TRIP -01/04 21,91 - 05/04 PAY -UBER *TRIP -02/04 5,70 - 05/04 PAY -UBER *TRIP -02/04 5,07 - Tais contestações foram tratadas por meio do protocolo 813707034, registrado em nosso SAC Corporativo. Na ocasião foi realizado o crédito provisório e iniciamos a avaliação junto ao estabelecimento onde foram realizadas as compras, sendo que o valor contestado ficaria passível de relançamento caso não fosse indicada qualquer irregularidade. Assim, finalizada tal análise, ao não ser constatada irregularidades nas contestações acima o valor incialmente estornado foi relançado em sua conta no dia 20/04/2021. Contudo, visando resolver a questão, os valores foram novamente creditados em sua conta nesta data. Esclarecidos os fatos, solicitamos a este respeitável Órgão o encerramento desta notificação. Atenciosamente, Itaú Unibanco S/A TELEFONES DOS CANAIS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE: Fale com a gente, qualquer necessidade estamos à sua disposição: Central de Atendimento: 3003-3030 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 720 3030 (demais regiões) SAC 0800 728 0728 (todos os dias, 24h), ou acesse o Fale Conosco no www.itau.com.br. Deficientes Auditivos SAC 0800 722 1722 (todos os dias, 24h). Se preferir, sua agência está à disposição. Se não ficar satisfeito com a solução apresentada pelas Centrais de Atendimento e SACs, recorra à Ouvidoria Corporativa Itaú Unibanco 0800 570 0011 (em dias úteis das 9h às 18h), Caixa Postal nº 67.600 CEP: 03162-971 ou pelo site www.itau.com.br. ANEXOS: Corporativo Interno "Esta mensagem e reservada e sua divulgacao, distribuicao, reproducao ou qualquer forma de uso e proibida e depende de previa autorizacao desta instituicao. O remetente utiliza o correio eletronico no exercicio do seu trabalho ou em razao dele, eximindo esta instituicao de qualquer responsabilidade por utilizacao indevida. Se voce recebeu esta mensagem por engano, favor elimina-la imediatamente." "This message is reserved and its disclosure, distribution, reproduction or any other form of use is prohibited and shall depend upon previous proper authorization. The sender uses the electronic mail in the exercise of his/her work or by virtue thereof, and the institution accepts no liability for its undue use. If you have received this e-mail by mistake, please delete it immediately."