- Reclame com a ajuda da PROTESTE
- Reclamações públicas
- Título da reclamação pública
Restituição de créditos não realizada
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
A. D.
Para: SPTrans
Essa reclamação serve de alerta para usuários que irão trocar de cartão por qualquer motivo e vão solicitar a restituição dos créditos. Tenha um comprovante com o saldo do seu cartão antes de se dirigir aos postos da SPTrans. Estou tendo problemas para restituir meus créditos. No dia 12/03/2020 tentei realizar uma recarga de créditos estudante no valor de R$105,60 no Metrô Butantã. Realizei a compra dos créditos pelo aplicativo do meu banco (Banco do Brasil) e ao inserir o cartão no carregador aparecia a mensagem "cartão com falha". Eu adquiri esse cartão no dia 06/03/2020 no posto da Rua Boa Vista. Essa mesma mensagem também aparecia ao tentar utilizar o cartão nos ônibus. Devido à pandemia do corona vírus, apenas no dia 25/02/2021 consegui ir ao Terminal Lapa verificar o problema do cartão. A atendente identificou que o cartão realmente estava com falha, reteve o meu cartão e disse que os créditos seriam restituídos no meu bilhete único personalizado em 3 dias. No dia 05/03/2021 estive no terminal e os créditos não foram restituídos. Compareci novamente ao guichê de atendimento e fui atendida pela mesma atendente anterior, que me disse "no cartão não tinha saldo". O cartão tinha saldo pois eu verifiquei na semana anterior e eu não iria sair da minha casa para pegar fila no terminal à toa. Ela fez um novo procedimento e disse para que retornasse em 3 dias (SPT: 410.14063-3). Não tenho SPT do primeiro atendimento, pois a atendente reteve o papel referente ao primeiro atendimento. No dia 12/03/2021 estive novamente no Terminal Lapa e os créditos novamente não foram restituídos. Fui novamente ao guichê de atendimento e dessa vez eu aguardei mais de 5h para ouvir novamente "retorne daqui a 5 dias". Eu não voltarei ao Terminal Lapa ou em qualquer outro, pois claramente os funcionários não sabem o que estão fazendo e não vou perder mais o meu tempo. Hoje entrei em contato no número 156 (protocolo número 20210065754170) e a orientação que tive foi a de aguardar que o atendimento presencial seja normalizado para que eu possa ser atendida no posto da Rua Boa Vista. Eu não acho justo ter que esperar mais ainda para restituir algo que paguei. Gostaria de resolver esse problema o quanto antes e da melhor maneira possível.
Solução esperada
- Reembolso: R$ 105,60
Mensagens (5)
SPTrans
Para: A. D.
Prezados, boa tarde! Os créditos da Srta. Aline S Damascena, estão à disposição no cartão número 455479416. É preciso que insira o cartão em qualquer uma das máquinas de autoatendimento, disponíveis em terminais de embarque/desembarque de passageiros, estações do Metrô/CPTM ou pontos comerciais. Pedimos desculpas pelos eventuais transtornos e ficamos à disposição. Atenciosamente, [s:drive.google.com/uc?id=1WS8PT5QYtS-s0itMVBPWc2UjjTpyXL8Mandexport=download] Em sex., 30 de abr. de 2021 às 13:10, escreveu:
A. D.
Para: SPTrans
Boa tarde. Seria possível fornecer um número de protocolo válido para esse atendimento? Acabo de fazer o que foi orientado em uma máquina de recarga dentro de um ônibus e em uma máquina de recarga na plataforma do Terminal Jd. Britânia. Como pode ser visto nas imagens anexadas, na máquina do ônibus aparece a mensagem "NÃO HÁ RECARGAS" enquanto na máquina do Terminal aparece a mensagem "CARTÃO COM PROBLEMA DIRIJA-SE A UM POSTO ATENDIMENTO SPTRANS". Além de os créditos não terem sido restituídos, agora, o meu cartão que antes funcionava normalmente apresenta falha, e terei que me deslocar mais uma vez até o Terminal Lapa e perder o meu tempo. Aguardo o número do protocolo referente à restituição dos créditos.
SPTrans
Para: A. D.
Prezados, bom dia! Para regularizar a apuração dos fatos, recomendamos registrar a sua demanda junto ao Portal 156, pois este é o nosso canal que recebe manifestações dos cidadãos, precisamente através do site a seguir: s:sp156.prefeitura.sp.gov.brortal/servicos/informacao?servico=976. Importante ressaltar que a Ouvidoria atua como instância revisional (2ª instância), ou seja, deverá ser acionada quando a demanda não seja atendida no prazo fixado pelo Portal 156 ou caso o usuário não concorde com a resposta recebida. Sem mais, ficamos à disposição. Atenciosamente, [s:drive.google.com/uc?id=1WS8PT5QYtS-s0itMVBPWc2UjjTpyXL8Mandexport=download] Em qua., 5 de mai. de 2021 às 16:03, escreveu:
A. D.
Para: SPTrans
Boa noite. No dia 04/05 fiz a solicitação no portal 156 e no dia 06/05 já obtive um retorno. Depois de mais duas visitas ao terminal Lapa consegui restituir os meus créditos. Foram sete "visitas" ao Terminal Lapa para finalmente conseguir restituir os meus créditos.
SPTrans
Para: A. D.
Prezada(o) cidadã(o), Infelizmente, devido às atuais circunstâncias geradas pela Pandemia de COVID19, estamos trabalhando na modalidade de teletrabalho. Mas buscando ao máximo flexibilizar e aperfeiçoar o nosso atendimento para que não haja interrupção do nosso serviço. Ressaltamos que a Ouvidoria atua como instância revisional (2ª instância), ou seja, quando a demanda não foi atendida no prazo fixado pelo Portal 156 ou caso o usuário não concorde com a resposta recebida. E se ainda não tiver protocolada sua sugestão, manifestação, solicitação e/ou elogio, recomendamos que registre ao Portal 156, por meio do link s:sp156.prefeitura.sp.gov.brortal/servicos Desejamos que essa situação em breve se normalize para que possamos melhor atende-lo! Cuide-se, use máscara, passe álcool nas mãos e evite aglomerações! Atenciosamente, Equipe da Ouvidoria -- [s:ci3.googleusercontent.comroxy/ONUllk6KxbjFHoJatiAIBwrTylu35PnRI4xgfrSDsIy9XepYt29WtDLVjWgsIWuQUJye2kI3ynzBOw5Rd67MGR8k6YqWkrsqe0czEqun-UARvLKnXwA9S7cebVHKZfp5tmAc=s0-d-e1-fts:drive.google.com/uc?id=1WS8PT5QYtS-s0itMVBPWc2UjjTpyXL8Mandexport=download]