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Pausa Contrato Fies

ENVIADA PARA OS ESPECIALISTAS

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

H. G.

Para: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

19/05/2021

Boa noite! No dia 02/10/2020 eu solicitei a pausa do meu contrato do FIES, conforme a resolução 39, que permite a suspensão das parcelas dos contratos, durante o estado de calamidade pública, reconhecido pelo Decreto Legislativo n6 (20/03/2020). Eu pausei duas parcelas em atraso, referente aos meses de MAIO e JUNHO, e mais três parcelas que estavam em dia referente aos meses de OUTUBRO, NOVEMBRO, e DEZEMBRO 2020. Quando eu pausei o contrato, apareceu que eu tinha pausado 9 parcelas (Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, e Dezembro) e que eu pagaria a próxima parcela em 15/01/2021, e o término do meu contrato seria em 05/05/2033. Eu prorroguei 5 parcelas (Maio, Junho, Outubro, Novembro e Dezembro 2020) e conforme o 4 parágrafo do Termo de Aceite de Suspensão...”CASO ESTEJA NA FASE DE AMORTIZAÇÃO, O VENCIMENTO DO FINAL DO MEU CONTRATO, DEVE SER ACRESCIDO PELO MESMO PERÍODO”...se o meu contrato iria terminar em 05/06/2032, obviamente, deve ser acrescentado mais 5 parcelas, e o final do meu contrato CORRETO deve ser em 05/11/2032. De acordo com a minha última reclamação (2020.12/00003985630) aberta em 16/12/2020, eu deixei a Caixa ciente que eu aguardaria um retorno, até porque dia 05 de janeiro de 2021 (vencimento da minha parcela do FIES) estava próximo, e eu precisava resolver minha situação. Aguardei o retorno da Caixa, mas infelizmente não obtive. Eu pensei em entrar em contato novamente, mas, vi a divulgação da Lei 5510/20 que dispensa os beneficiários do Fies do pagamento das parcelas (amortizações e encargos operacionais) até Junho de 2021, e por esse motivo me tranquilizei. Até porque, ainda estamos em Maio, e estamos no aguardo da aprovação da Câmara dos Deputados, da Lei que suspende o pagamento do Fies até dezembro de 2021, que já foi aprovada pelo Senado. Mas hoje, consultando o sistema, fui surpreendida com um boleto em atraso, no valor de R$307,23 (venceu 19/05) e um outro boleto que vai vencer no valor R$300,82 (vencimento 05/06). COMO ASSIM? FAZEM MUDANÇAS E NÃO ME COMUNICAM, PORQUE? PORQUE ESSES BOLETOS FORAM GERADOS? (Achei que pagaria o Fies somente em Julho) PORQUE UM BOLETO COM VENCIMENTO DIA 19, E OUTRO COM VENCIMENTO DIA 05? (Pelo que sei a data de vencimento após a pausa não deveria ser alterada) QUAL A QUANTIDADE EXATA DE PARCELAS DO MEU CONTRATO? (Era 177 parcelas - terminando em 05/06/2032 => Após a pausa, deve ser 182 parcelas - terminando em 05/11/2032) PORQUE MINHA PARCELA AUMENTOU PARA 300,82? (Antes da pausa era 287,40 => Eu não fui comunicada pela cobrança dos juros na pausa) PRORROGUEI UM VALOR TOTAL 1.436,50. O QUE MAIS FOI ME COBRADO ALÉM DESSE VALOR? (Eu pausei 5 parcelas, e somente duas estavam em atraso) QUERO SABER SE FOI COBRADO ALGUM ENCARGO, TAXA, JUROS, APÓS A PAUSA...E QUERO UM DETALHAMENTO CASO TENHA SIDO COBRADO. Eu aguardo retorno URGENTE da Caixa! Essa reclamação é ÚLTIMA que estou abrindo. Caso eu não seja RESPONDIDA, vou processar a Caixa...

Solução esperada

  • Revisão de valor e quantidade de parcelas - Revisão de data de vencimento - Revisão de encargos, taxas e juros

Mensagens (31)

H. G.

Para: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

31/05/2021

Boa noite! Acabei de receber um e-mail informando que meu nome será direcionado ao SCPC, por conta de um contrato (213271185000020814) no valor de R$1.218,06, que está em atraso desde 05/01/2021. Eu solicitei a pausa do meu contrato, e em janeiro não tinha boleto disponível...então por qual motivo, estão me cobrando algo com data de janeiro?

H. G.

Para: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

01/06/2021

Boa tarde! Recebi um e-mail da caixa, hoje dizendo que é retorno sobre a ocorrência 12094243. Me responderam, dizendo que ocorreu um erro no sistema quando eu solicitei a pausa em 02/10/2020, e foi pausado as parcelas janeiro, fevereiro, março e abril de 2021 junto com as parcelas maio, junho, outubro, e novembro 2020, e pela regra só era permitido pausar parcelas até 31/12/2020. Eu abri uma ocorrência em 16/12/2020 (2020.12/00003985630) e eu deixei bem claro que precisava regularizar a minha situação com vocês porque no dia 15/01/2021 venceria a próxima parcela. Eu pausei 5 parcelas, e constou que eu estava pausando 9 parcelas, e isso estava errado. Falei claramente que contou também que meu contrato seria finalizado em 05/05/2033 e isso estava errado, porque no Termo de Aceite de Suspensão para contratos de FIES está bem claro no quarto parágrafo: “Caso esteja na fase de amortização, o vencimento do meu contrato deve ser acrescido pelo mesmo período”...ou seja, pause 5 parcelas, então deve aumentar 5 parcelas montarmo-nos do meu contrato (05/11/2032 - já que meu contrato seria finalizado em 05/06/2032). Aí agora vocês me dizem que meu contrato vai acabar em 05/08/2044...aumentaram 12 anos por uma pausa de 5 parcelas que foi concedida pela pandemia....isso NÃOS EXISTE...é UM ABSURDO! Meu nome foi enviado pro Serasa, dizendo que estou com um saldo devedor 1.218,06...o cão vai pagar esse valor à vista...vocês erraram não fui que errei, em dezembro de 2020 eu abri a reclamação pra resolver minha situação, e vocês não me retornaram porque não quiseram, ou melhor, porque vocês tratam os clientes feito lixo, não tem respeito. Acabei de acessar o sistema do Fies, e tá lá 5 boletos em atraso?...vocês estão loucos, podem parcelar isso daí, quem errou e não me mandou o boleto nas datas corretas foram vocês...e não vão achando que vou pagar os encargos como vocês mencionaram no e-mail porque eu não vou...se eu não paguei é porque não tinha boleto no sistema. Podem retirar meu nome do Serasa com UEGENCIA...Podem retirar os encargos de todos os títulos com URGÊNCIA...e podem me enviar a proposta de parcelamento dessas parcelas em aberto com URGÊNCIA! E quero receber um telefonema de alguém qualificado para tratar desse assunto... Se eu não receber até amanhã, estarei acionando um advogado e tomando providências contra a caixa econômica. RESOLVER O PROBLEMA DOS CLIENTES NÃO QUER, MAS TIRAR DINHEIRO DOS CLIENTES A CAIXA QUER

H. G.

Para: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

01/06/2021

Segue os apontamentos do meu nome, e os boletos liberados:

H. G.

Para: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

09/06/2021

Bom dia! Recebi novamente um e-mail da caixa, no qual informa que as parcelas janeiro, fevereiro, março e abril de 2021 foram incorporadas incorretamente no contrato, mas já estão disponíveis para pagamento, e os encargos de atrasos não poderiam ser retirados…O EERO FOI DA CAIXA , E NÃO MEU. EU NÃO PEDI PRA PAUSAR ESSAS PARCELAS, E ESTOU NO AGUARDO DE UM RETORNO DESDE DEZEMBRO DE 2020 E ATÉ AGORA NADA. SENDO ASSIM VOCÊS VÃO RETIRAR OS ENCARGOS QUERENDO OU NÃO! Informam que os contratos de 26/04/2010 até 02/08/2015 que estão na fase de amortização, tem acrescido no contrato 3 vezes o prazo do período de utilização acrescido de 12 meses, sendo correto para o término 173 meses, com término em 05/08/2044. AO SOLICITAR A PAUSA, ONDE ESTAVA ESSA INFORMAÇÃO DE QUE DEVERIA SER ACRESCIDO 12 MESES?…PORQUE EU TENHO OS DOIS DOCUMENTOS FORNECIDOS PELA CAIXA, ONDE INFORMA CLARAMENTE QUE A QUANTIDADE DE PARCELAS PAUSADAS DEVE SER ACRESCENTADAS NO CONTRATO, OU SEJA, SE PAUSEI SOMENTE 5 PARCELAS, DEVE SER AUMENTADO ESSA QUANTIDADE SE PARCELAS. - QUAL A DATA CORRETA DO TÉRMINO DO MEU CONTRATO E A QUANTIDADE DE PARCELAS EM ABERTO? Informaram no e-mail que as parcelas ousadas foram incorporadas no meu saldo em aberto….MAS POR QUAL MOTIVO HOUVE AUMENTO DA PARCELA, 301,75? AONDE ERA INFORMADO ESSE AUMENTO NA SOLICITAÇÃO DA PAUSA? EU AGUARDO URGENTE O CONTATO TELEFÔNICO DE ALGUÉM DA CAIXA PRA RESOLVER MINHA SITUAÇÃO…vocês se acham muito espertos porque acreditam que os estudantes são leigos no assunto referente ao Fies…eu posso ser leiga, mas uma coisa eu tenho conhecimento, o que vale é o que está escrito, ou seja, nada além do que foi informado na pausa pode ocorrer…como aumentar o valor da parcela e aumentar a quantidade das parcelas para 300…ISSO NÃO EXISTE! ESTOU A PROCURA DOS MEUS DIREITOS E VOU TOMAR PROVIDÊNCIAS CONTRA A CAIXA PARA APRENDEREM A RESPEITAR OS ESTUDANTES, E TRATAREM DE FORMA RESPEITOSA E CLARA!

Ajuda requerida 09 junho 2021

H. G.

Para: PROTESTE

09/06/2021
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H. G.

Para: PROTESTE

09/06/2021
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H. G.

Para: PROTESTE

09/06/2021
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PROTESTE

Para: H. G.

10/06/2021
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H. G.

Para: PROTESTE

10/06/2021
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PROTESTE

Para: H. G.

10/06/2021
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H. G.

Para: PROTESTE

14/06/2021
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PROTESTE

Para: H. G.

17/06/2021
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H. G.

Para: PROTESTE

17/06/2021
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PROTESTE

Para: H. G.

18/06/2021
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H. G.

Para: PROTESTE

21/06/2021
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CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Para: H. G.

21/06/2021

Boa tarde. Segue abaixo o e-mail enviado em 17/06/2021: Boa noite! Eu já recebi 7 e-mails da caixa econômica, respondendo a minha solicitação. Mas cada e-mail, segue com uma resposta diferente: Ocorrencia: 12094243 - 31/05/2021 Ocorrencia: 12138190 - 08/06/2021 Ocorrencia: 12137868 - 09/06/2021 Ocorrencia: 12138359 - 11/06/2021 Ocorrencia: 12156527 - 15/06/2021 Ocorrencia: 12159180 - 16/06/2021 Ocorrencia: 12155070 - 17/06/2021 Mas somente os e-mails de 11/06 (12138359) e 15/06 (12156527) vieram com informações solicitadas por mim, e um detalhamento claro, dizendo que ocorreu um erro após a pausa no qual o sistema gerou 300 parcelas pro meu contrato, com término em 05/08/2044.mas, foi feita a correção, e meu contrato tem 159 parcelas, com término em 05/11/2032. Nos e-mails dos dias 16/06 (12159180) e 17/06 (12155070) eu fui informada que não era possível retirar os encargos das parcelas de JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO, ABRIL, MAIO e JUNHO, mas eu poderia comparecer presencialmente na Caixa, solicitar a impressão de todos os boletos com a retirada dos encargos e efetuar o pagamento.UM ABSURDO! Eu trabalho, não tenho tempo para comparecer na Caixa, até porque o atendimento deles é péssimo, e super, hiper, mega demorado. Sendo assim, hoje eu efetuei o pagamento de todas as parcelas: 05/01/2021 - 312,38 05/02/2021 - 311,50 05/03/2021 - 310, 71 05/04/2021 - 309,83 05/05/2021 - 308,99 05/06/2021 - 301,75 Eu paguei hoje exatamente R$51,03 de juros, e QUERO, e EXIJO o estorno, porque foi erro da Caixa que ocorreu, e ano passado eu abrir uma reclamação, solicitando que fosse verificado o meu caso porque a próxima parcela venceria em Janeiro de 2021.mas simplesmente pediram pra eu aguardar, porque iam me retornar. MAS ARQUIVARAM O MEU CASO, NÃO RESOLVERAM, E DEPOIS JOGARAM TODAS AS PARCELAS NO SISTEMA COM JUROS PRA MIM PAGAR, ALÉM DE ENCAMINHAR MINHA DaVIDA PARA O SPC E PARA O SERASA.Eu não tive culpa, e quero meu estorno. Tenho mais duas questões que quero saber, que até o momento ninguém conseguiu me responder: Minha parcela até final de 2020 era 287,40 e após a pausa foi pra 301,75. POR QUAL MOTIVO AUMENTO? AONDE CONSTOU A INFORMAÇaO NO MOMENTO EM QUE EU SOLICITEI A PAUSA, QUE AS PARCELAS TERIAM AJUSTE? Lembro muito bem dos documentos que foram disponibilizados pra mim, e inclusive tenho arquivados.mas em nenhum momento foi informado que haveria aumento nas parcelas após a pausa. SE NÃO FOI INFORMADO, NÃO PODEM AUMENTAR.O QUE VALE É O QUE ESTÁ ESCRITO. Outra dúvida: Como faço pra antecipar o pagamento das parcelas do Fies quando eu estiver com o dinheiro em mãos?.Porque no site só gera o boleto do mes, e até então não tenho conta na caixa, e desconheço qualquer sistema onde possamos fazer isso. Obter o Outlook para iOS De: [email protected] Enviado: Friday, June 18, 2021 5:04:51 PM Para: Cc: [email protected] ; [email protected] Assunto: CPTBR01276121-86 102475973-38 [cid:008101d7647d$3243016e$_CDOSYS2.0] Rio de Janeiro, 18 de junho de 2021 Case ID: 102.475.973-38 Ilmo. Senhor OHANA GUEDES SOUZA Associado no: 1.854.774-37 Assunto: Resposta de Intervenção Prezado 1.854.774-37, Tendo em vista a ausencia de resposta da empresa, há duas possibilidades de atuação: - mbito extrajudicial: a PROTESTE poderá realizar uma nova intervenção com a empresa reclamada. - mbito judicial: como último recurso, é possível propor UMA AÇaO JUDICIAL requerendo uma INDENIZAÇaO pelos DANOS MATERIAIS E MORAIS. Esta ação pode ser proposta no Juizado Especial Cível - JEC, sem custas e sem advogado, em causas de até 20 (vinte) salários mínimos. Contudo, é possível faze-la com auxílio de um Advogado ou Defensor Público, se preferir. Cumpre esclarecer que a PROTESTE em todas as suas intervenções busca sempre o melhor resultado para seus associados, mas a resolução depende sempre do comprometimento e respeito da empresa para com o consumidor. Além disso, por uma questão ética e legal, a PROTESTE é impedida de propor ações judiciais individuais, sendo sua competencia limitada a demandas coletivas, por disciplina legal. Caso permaneça com dúvidas após o encaminhamento da resposta supracitada, solicitamos que entre em contato conosco com vistas a obter futuras orientações. A PROTESTE reafirma a satisfação em te-lo como associado e aguarda o seu retorno. Continuamos à disposição para atende-lo em suas dúvidas de consumo. Atenciosamente, Serviço de Defesa do Consumidor. Para participar de uma rápida pesquisa e contribuir para a melhoria de nossos serviços clique no link: s:eu5se.voxco.com/SE/?st=63MueFIADdmZkKGdhKdQADRkBe3%2BjTr0OB1w%2BOtxSDk%3Dandurlimport=1andquestlist=categ;sessionidandcateg=SAIandsessionid=5644914 [cid:008201d7647d$3243016e$_CDOSYS2.0] -----Mensagem original----- De: "" Enviada em: quinta-feira, 17 de junho de 2021 20:00 Para: "[email protected]" Assunto: CPTBR01276121-86 PT1HorranaGuedes SouzaFalse [email protected] Contrato FiesConsumerBoa noite! Eu j225; recebi 7 e-mails da caixa econ244;mica, respondendo a minha solicita231;227;o. Mas cada e-mail, segue com uma resposta diferente: Ocorr234;ncia: 12094243 - 31/05/2021 Ocorr234;ncia: 12138190 - 08/06/2021 Ocorr234;ncia: 12137868 - 09/06/2021 Ocorr234;ncia: 12138359 - 11/06/2021 Ocorr234;ncia: 12156527 - 15/06/2021 Ocorr234;ncia: 12159180 - 16/06/2021 Ocorr234;ncia: 12155070 - 17/06/2021 Mas somente os e-mails de 11/06 (12138359) e 15/06 (12156527) vieram com informa231;245;es solicitadas por mim, e um detalhamento claro, dizendo que ocorreu um erro ap243;s a pausa no qual o sistema gerou 300 parcelas pro meu contrato, com t233;rmino em 05/08/2044.mas, foi feita a corre231;227;o, e meu contrato tem 159 parcelas, com t233;rmino em 05/11/2032. Nos e-mails dos dias 16/06 (12159180) e 17/06 (12155070) eu fui informada que n227;o era poss237;vel retirar os encargos das parcelas de JANEIRO, FEVEREIRO, MAR199;O, ABRIL, MAIO e JUNHO, mas eu poderia comparecer presencialmente na Caixa, solicitar a impress227;o de todos os boletos com a retirada dos encargos e efetuar o pagamento.UM ABSURDO! Eu trabalho, n227;o tenho tempo para comparecer na Caixa, at233; porque o atendimento deles 233; p233;ssimo, e super, hiper, mega demorado. Sendo assim, hoje eu efetuei o pagamento de todas as parcelas: 05/01/2021 - 312,38 05/02/2021 - 311,50 05/03/2021 - 310, 71 05/04/2021 - 309,83 05/05/2021 - 308,99 05/06/2021 - 301,75 Eu paguei hoje exatamente R$51,03 de juros, e QUERO, e EXIJO o estorno, porque foi erro da Caixa que ocorreu, e ano passado eu abrir uma reclama231;227;o, solicitando que fosse verificado o meu caso porque a pr243;xima parcela venceria em Janeiro de 2021.mas simplesmente pediram pra eu aguardar, porque iam me retornar. MAS ARQUIVARAM O MEU CASO, N195;O RESOLVERAM, E DEPOIS JOGARAM TODAS AS PARCELAS NO SISTEMA COM JUROS PRA MIM PAGAR, AL201;M DE ENCAMINHAR MINHA D205;VIDA PARA O SPC E PARA O SERASA.Eu n227;o tive culpa, e quero meu estorno. Tenho mais duas quest245;es que quero saber, que at233; o momento ningu233;m conseguiu me responder: Minha parcela at233; final de 2020 era 287,40 e ap243;s a pausa foi pra 301,75. POR QUAL MOTIVO AUMENTO? AONDE CONSTOU A INFORMA199;195;O NO MOMENTO EM QUE EU SOLICITEI A PAUSA, QUE AS PARCELAS TERIAM AJUSTE? Lembro muito bem dos documentos que foram disponibilizados pra mim, e inclusive tenho arquivados.mas em nenhum momento foi informado que haveria aumento nas parcelas ap243;s a pausa. SE N195;O FOI INFORMADO, N195;O PODEM AUMENTAR.O QUE VALE 201; O QUE EST193; ESCRITO. Outra d250;vida: Como fa231;o pra antecipar o pagamento das parcelas do Fies quando eu estiver com o dinheiro em m227;os?.Porque no site s243; gera o boleto do m234;s, e at233; ent227;o n227;o tenho conta na caixa, e desconhe231;o qualquer sistema onde possamos fazer isso. CPTBR01276121-860,0000CAIXA ECONa”MICA FEDERALTrueS.1.3

PROTESTE

Para: H. G.

21/06/2021
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PROTESTE

Para: H. G.

06/07/2021
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H. G.

Para: PROTESTE

07/07/2021
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H. G.

Para: PROTESTE

07/07/2021
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PROTESTE

Para: H. G.

07/07/2021
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PROTESTE

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15/07/2021
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PROTESTE

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10/08/2021
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H. G.

Para: PROTESTE

28/04/2022
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PROTESTE

Para: H. G.

16/05/2022
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CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Para: H. G.

16/05/2022

Segue os comprovantes em pdf! Obter o Outlook para [email protected] Assunto: RES: CPTBR01276121-86 102565170-57ORIENTAÇaO PROTESTE Rio de Janeiro, 28 de abril de 2022. Case ID: 102.565.170-57 Ilma. Sra. HORRANA GUEDES SOUZA Associação n. 1.854.774-37 Assunto: Descumprimento de Oferta Prezada associada, É com satisfação que a PROTESTE recebe a sua solicitação pelo nosso canal Reclame. Abaixo, algumas considerações e nossa orientação. Dos Fatos Narrados Relata a Associada, em suma, que realizou uma compra junto ao site da empresa GRÃO DE GENTE, com previsão de entrega para o dia 08/04/2022. Contudo, posteriormente, a data foi alterada para o dia 29/04/2022, e mais uma vez agora, para em até quinze dias úteis. Acontece que a consumidora está grávida, precisando, com urgencia, do pedido realizado, uma vez que o parto está previsto para o próximo mes. Seus Direitos Trata-se de um típico caso de descumprimento de oferta. Isto ocorre quando as condições veiculadas pelo fornecedor - sejam em peças publicitárias ou website da empresa, por exemplo - não são cumpridas conforme o especificado. Neste sentido, a não efetivação da entrega do produto ou serviço nos moldes da oferta, caracteriza ofensa aos direitos do comprador, conforme previsto nos artigos 30 e 35 do Código de Defesa do Consumidor ("CDC"). Pelo artigo 30, é dever da empresa cumprir suas ofertas: "Art. 30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado." Já o artigo 35 estabelece as opções cabíveis ao consumidor para o caso de haver um descumprimento de oferta. Vale ressaltar que essas opções são exclusivas do consumidor; ou seja: a empresa deverá perguntar ao mesmo qual é a sua preferencia, e não fazer o que lhe for mais conveniente. "Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha: I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos." Desta forma, configurado o descumprimento da oferta realizada, pode o consumidor optar livremente por uma das opções acima mencionadas: exigir o cumprimento da oferta, aceitar um produto ou prestação equivalente ou ainda rescindir o contrato e exigir a restituição de quaisquer valores eventualmente pagos. Orientação PROTESTE No caso, verificamos a possibilidade de estarmos prosseguindo com uma intervenção em face da empresa GRÃO DE GENTE, visando, com isso, um desfecho positivo e extrajudicial ao problema apresentado. Contudo, para que possamos dar o devido prosseguimento, pedimos, por gentileza, o reenvio do comprovante de compra e "print" do pedido, uma vez que tais documentos foram encaminhados em formato incompatível com o nosso sistema (no corpo do e-mail). Informamos, nesse sentido, que qualquer documento comprobatório, a ser enviado à nossa Instituição, no campo anexo da mensagem, de preferencia em "PDF", "JPEG" ou "DOC". Ademais, pedimos, também, que a senhora nos relate os itens comprados, quais não foram entregues, a data da compra, e os números dos pedidos correspondentes. A PROTESTE reafirma a satisfação em receber a sua dúvida, esperando a ter solucionado. Continuamos à sua disposição para novos esclarecimentos que se fizerem necessários. Atenciosamente, Serviço de Defesa do Consumidor -----Mensagem original----- De: "Horrana Guedes Souza" Enviada em: quinta-feira, 28 de abril de 2022 11:10 -86 102565170-57ORIENTAÇaO PROTESTE Bom dia! Sim, existe uma reclamação em aberto na consumidor.gov.br no número 2022.04/00006200683. Abaixo segue o print do site com a comprovação da compra. [Image.jpeg] Segue o print do segundo pedido: [Image.jpeg] Obter o Outlook para iOS De: Proteste 22 10:58:08 AM Para: Cc: [email protected] Assunto: CPTBR01276121-86 102565170-57ORIENTAÇaO PROTESTE Rio de Janeiro, 28 de abril de 2022. Ilma. Sra. HORRANA GUEDES SOUZA Associação: 1.854.774-37 Assunto: Necessidade de Maiores Informações para Orientação Prezada Associada, É com satisfação que a PROTESTE recebe a sua solicitação através de nosso Canal Reclame. Abaixo, algumas considerações e nossa orientação. Recebemos seu contato a respeito de questão que envolve a empresa GRÃO DE GENTE. Contudo, perguntamos se já há caso em aberto sobre a presente demanda, uma vez que não conseguimos localizá-lo em seu cadastro. Em hipótese positiva, pedimos, por gentileza, que a senhora nos informe o número correspondente, para fins de localização. Todavia, em não havendo, ainda, caso em aberto, também requeremos que nos comunique, nos relatando, ainda e detalhadamente, todo o ocorrido, bem como nos encaminhando os demais documentos comprobatórios ("print" do pedido/comprovante de compra), para que possamos melhor orientá-la juridicamente e para verificarmos se poderemos estar prosseguindo com a feitura de uma intervenção em face da Empresa Reclamada. O setor de Atendimento ao Associado da PROTESTE tem a finalidade de orientar o associado a respeito de suas dúvidas quanto aos seus direitos nas relações de consumo, com amparo no Código de Defesa do Consumidor e legislação correlata, dando-lhe também ferramentas para reclamar diretamente com o fornecedor, quando tem seus direitos de consumidor desrespeitados. Além de tal função, o setor também realiza o chamado procedimento de intervenção, onde são encaminhadas ao fornecedor as questões do consumidor, na tentativa de obter uma solução extrajudicial mais rápida. A PROTESTE reafirma a satisfação em te-la como associada e aguarda o seu retorno. Continuamos à disposição para atende-la em suas dúvidas de consumo. Atenciosamente, Serviço de Defesa do Consumidor-----Mensagem original----- De: "" Enviada em: quinta-feira, 28 de abril de 2022 10:41 Para: "BR_CC_Complain_Area" Assunto: CPTBR01276121-86 PT1HorranaGuedes SouzaFalse [email protected] Contrato FiesConsumerRecebi agora via e-mail um retorno da empresa com a mesma informa231;227;o de sempre.em at233; 15 dias 250;teis eu vou receber meu pedido. A previs227;o de entrega quando eu comprei era 08/04.mudaram pra 29/04 e agora eles falam que em at233; 15 dias 250;teis eu vou receber, ou seja, at233; 19/05. ELES EST195;O LOUCOS.. Minha filha a partir do m234;s que vem pode nascer a qualquer momento, e n227;o d225; pra acreditar mais no que eles falam porque n227;o cumprem com o que dizem. CPTBR01276121-860,0000CAIXA ECONa”MICA FEDERALTrueS.1.3

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Bom dia! Sim, existe uma reclamação em aberto na consumidor.gov.br no número 2022.04/00006200683. Abaixo segue o print do site com a comprovação da compra. [Image.jpeg] Segue o print do segundo pedido: [Image.jpeg] Obter o Outlook para [email protected] Assunto: CPTBR01276121-86 102565170-57ORIENTAÇaO PROTESTE Rio de Janeiro, 28 de abril de 2022. Ilma. Sra. HORRANA GUEDES SOUZA Associação: 1.854.774-37 Assunto: Necessidade de Maiores Informações para Orientação Prezada Associada, É com satisfação que a PROTESTE recebe a sua solicitação através de nosso Canal Reclame. Abaixo, algumas considerações e nossa orientação. Recebemos seu contato a respeito de questão que envolve a empresa GRÃO DE GENTE. Contudo, perguntamos se já há caso em aberto sobre a presente demanda, uma vez que não conseguimos localizá-lo em seu cadastro. Em hipótese positiva, pedimos, por gentileza, que a senhora nos informe o número correspondente, para fins de localização. Todavia, em não havendo, ainda, caso em aberto, também requeremos que nos comunique, nos relatando, ainda e detalhadamente, todo o ocorrido, bem como nos encaminhando os demais documentos comprobatórios ("print" do pedido/comprovante de compra), para que possamos melhor orientá-la juridicamente e para verificarmos se poderemos estar prosseguindo com a feitura de uma intervenção em face da Empresa Reclamada. O setor de Atendimento ao Associado da PROTESTE tem a finalidade de orientar o associado a respeito de suas dúvidas quanto aos seus direitos nas relações de consumo, com amparo no Código de Defesa do Consumidor e legislação correlata, dando-lhe também ferramentas para reclamar diretamente com o fornecedor, quando tem seus direitos de consumidor desrespeitados. Além de tal função, o setor também realiza o chamado procedimento de intervenção, onde são encaminhadas ao fornecedor as questões do consumidor, na tentativa de obter uma solução extrajudicial mais rápida. A PROTESTE reafirma a satisfação em te-la como associada e aguarda o seu retorno. Continuamos à disposição para atende-la em suas dúvidas de consumo. Atenciosamente, Serviço de Defesa do Consumidor -----Mensagem original----- De: "" Enviada em: quinta-feira, 28 de abril de 2022 10:41 21-86 PT1HorranaGuedes SouzaFalse [email protected] Contrato FiesConsumerRecebi agora via e-mail um retorno da empresa com a mesma informa231;227;o de sempre.em at233; 15 dias 250;teis eu vou receber meu pedido. A previs227;o de entrega quando eu comprei era 08/04.mudaram pra 29/04 e agora eles falam que em at233; 15 dias 250;teis eu vou receber, ou seja, at233; 19/05. ELES EST195;O LOUCOS.. Minha filha a partir do m234;s que vem pode nascer a qualquer momento, e n227;o d225; pra acreditar mais no que eles falam porque n227;o cumprem com o que dizem. CPTBR01276121-860,0000CAIXA ECONa”MICA FEDERALTrueS.1.3

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