Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

C. V.

Para: BANCO ITAU

26/05/2021

Recebi ligação em meu telefone fixo (residência) de uma pessoa se dizendo da área de segurança do ITAÚ perguntando se eu havia realizado uma compra online no valor de R$1.250,00 com o meu cartão ITAÚ/VISA no Barra Shopping, informei que não era eu e que a compra não deveria ser aprovada. Ela disse para eu ficar tranquilo que a compra não seria aprovada mas que eu deveria ligar para o nº da Central de Relacionamento que consta no verso do meu cartão VISA. Como demorei um pouco para ligar ela retornou outra chamada e me disse que estavam tentando realizar uma 2ª compra no valor de R$800,00 que também não seria aprovada mas que eu deveria ligar para Central de Relacionamento URGENTE. Segui a orientação e liguei para a Central no nº 3003-3030 que consta no verso do cartão, o atendimento é eletrônico e, após navegar pelo menu, em determinado momento digitei a opção 4 e de-repente entrou uma pessoa na linha se dizendo do setor de segurança que após falar o que motivou a minha ligação ela disse que seria necessário a realização de um procedimento em meu computador e que passaria meu caso para o Sr. Paulo da área de segurança de minha agência. Daí para adiante o relato pode ser acessado no anexo que faz parte do registro/protocolo aberto com o Banco sob o nº 82134701. O Banco ressarciu o valor de R$34.029,51, informando que de acordo com o meu relato não seria possível atender ao meu pedido de ressarcimento (carta em anexo). Bem foram realizadas 3 transferências, a 1ª de R$26.000,00 , a 2ª de R$30.000,00 e a 3ª de R$17.900,00. Como foi devolvido R$34.029,51 solicito que seja estornado o valor de R$39.870,49 pois fui atendido por funcionária da Central de Relacionamento (3003-3030) que faz parte de quadrilha criminosa e me induziu a realizar os procedimentos que relatei.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 39870,49

Mensagens (3)

BANCO ITAU

Para: C. V.

02/06/2021

São Paulo, 2 de Junho de 2021. A PROTESTE/RIO DE JANEIRO CARLOS ALBERTO NUNES VIEIRA [email protected] 822379788-SP CPTBR01281154-75 Primeiramente, agradecemos a oportunidade de analisar a sua solicitação e prestar os esclarecimentos. De acordo com o seu relato e boletim de ocorrência, você foi vítima do golpe do falso funcionário, que lhe orientou a realizar transferências entre contas do Itaú em sua conta corrente nº 7040-02546-7. Avaliamos as informações do seu registro, e podemos afirmar que estes procedimentos não fazem parte das regras que utilizamos na prestação dos nossos serviços. O golpe mencionado não tem relação com o vazamento de dados ou com a quebra do sigilo bancário, pois os criminosos conseguem as informações, realizando interações com as vítimas, que acreditavam estar falando com o Banco. Periodicamente realizamos ações em mídias de grande massa, TV e redes sociais, compartilhando as novas práticas de golpe realizadas no mercado, alertando nossos clientes quanto aos cuidados necessários. Todo o gerenciamento da sua conta corrente é monitorado por nossos sistemas de prevenção e segurança, que identificaram a realização das transferências, com a utilização do passo a passo abaixo: - Acesso ao ambiente logado; - Informação do número de agência e conta; - Digitação da senha eletrônica; - Cadastro dos números de agências e contas favorecidas, ou chave PIX + valores das transferências; - Confirmação da efetivação com a senha de movimentação da conta corrente; - Validação individual da transferência com o dispositivo de segurança i-Token. No entanto, conforme seu relato no boletim de ocorrência em 20/05/2021 você relatou ter realizado a pedido de terceiros 03 (três) transferências entre contas do Itaú - TBI - Transferência Bancária Internet via acesso à internet: 20/05/2021-TBI-0782.22696-3CTCFR-R$30.000,00 20/05/2021-TBI-5656.40571-8CTCOF-R$26.000,00 20/05/2021-TBI-5813.07171-8-C/C-R$17.900,00 Identificamos que o computador utilizado é de uso habitual. Na avaliação das movimentações, analisamos informações do seu perfil, o segmento da sua conta corrente Personnalité, considerado de alta renda, e o tipo de operação considerado seguro. Como resultado do processo de análise, foi possível a recuperação do valor de R$ 34.029,51, qual foi creditado em sua conta corrente em 21/05/2021 com a literal TRANSFERENCIA VALORES, conforme extrato anexo. Quantos aos outros valores apesar dos nossos esforços, não foi possível a recuperação. Gostaríamos de demonstrar nossa sincera preocupação com o fato relatado, e esperamos que você se recupere da experiência negativa. Esclarecidos os fatos, solicitamos a este respeitável Órgão o encerramento desta notificação. Atenciosamente, [cid:[email protected]] Itaú Unibanco S/A TELEFONES DOS CANAIS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE: Fale com a gente, qualquer necessidade estamos à sua disposição: Central de Atendimento: 3003-3030 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 720 3030 (demais regiões) SAC 0800 728 0728 (todos os dias, 24h), ou acesse o Fale Conosco no www.itau.com.br. Deficientes Auditivos SAC 0800 722 1722 (todos os dias, 24h). Se preferir, sua agência está à disposição. Se não ficar satisfeito com a solução apresentada pelas Centrais de Atendimento e SACs, recorra à Ouvidoria Corporativa Itaú Unibanco 0800 570 0011 (em dias úteis das 9h às 18h), Caixa Postal nº 67.600 CEP: 03162-971 ou pelo site www.itau.com.br. Corporativo Interno "Esta mensagem e reservada e sua divulgacao, distribuicao, reproducao ou qualquer forma de uso e proibida e depende de previa autorizacao desta instituicao. O remetente utiliza o correio eletronico no exercicio do seu trabalho ou em razao dele, eximindo esta instituicao de qualquer responsabilidade por utilizacao indevida. Se voce recebeu esta mensagem por engano, favor elimina-la imediatamente." "This message is reserved and its disclosure, distribution, reproduction or any other form of use is prohibited and shall depend upon previous proper authorization. The sender uses the electronic mail in the exercise of his/her work or by virtue thereof, and the institution accepts no liability for its undue use. If you have received this e-mail by mistake, please delete it immediately."

C. V.

Para: BANCO ITAU

02/06/2021

Boa tarde! Apresento aqui a minha discordância com esta resposta apresentada pelo Banco, pois conforme relatei ao ligar para o número 3003-3030 da Central de Relacionamento do Banco Itaú conforme indicado no verso do meu cartão múltiplo. Houve atendimento, após navegação pelo menu eletrônico, por uma funcionária da Central de Relacionamento se dizendo da área de segurança do Banco o que me tranquilizou e me fez dar andamento as determinações que me foram colocadas. Após ter efetivado as transações tentei falar com a minha gerente pelo chat mas não consegui atendimento. Segue anexo cópia das mensagens no chat onde aparece tal tentativa no dia 20 às 17:50hs.

C. V.

Para: BANCO ITAU

02/06/2021

Gostaria de acrescentar que eu não estava em plena consciência do que estava acontecendo, eu não tinha tais valores em conta corrente e também nunca utilizei limite para realizar pagamentos, seja de R$1,00 ou de qualquer outro valor, nunca em sã consciência faria transferências que somariam R$73.900,00. E só para constar nem sabia que tinha Limite de R$63.100,00 , apesar de ter 61 anos de idade e ser cliente antigo do Banco nunca havia notado que o Limite do cheque especial da minha conta se encontrava em tal patamar. E quanto ao equipamento utilizado só poderia ser o meu pois eles disseram que seria necessário realizar uma limpeza no meu aplicativo do banco e reinstalar o módulo de segurança do aplicativo.