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- Reclamações públicas
- Título da reclamação pública
DIS Estácio - Armadilha que encarece drasticamente o curso (equivalente à 8 mensalidades)
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
J. P.
Para: Estácio de Sá
Diluição solidária Estácio (DIS) é uma armadilha que deveria ser proibido nas seguintes formas: -Forma automática, pois o consumidor deveria ter direito a se matricular sem ingressar obrigatoriamente neste DIS que que não tem nada de diluição ou solidariedade; -Publicidade Enganosa, onde se propaga uma diluição solidaria, porém, diluir significa diminuir concentração mensal e não acrescer a concentração final em 500%, não tendo nada de solidário ou recíproco (com excessivas vantagens para Estácio e obrigações para os alunos); -Falta de transparência (induzindo o aluno a cair na armadilha do DIS) não é informado ao aluno as drásticas consequências como: aumento em 30% no valor total do curso, aumento no valor equivalente à 08 parcelas do curso ou que o valor diluído será acrescido em 500%... A Estácio deveria demonstrar tanto os acréscimos mensais quanto os acréscimos totais na contratação, dando condições ao consumidor decidir (subsidiado de informações mínimas de valores); -Obrigações abusivas, que coloquem o consumidor em franca desvantagem... o aluno que estiver sem condição de pagar uma mensalidade passaria a ter a obrigação de pagar o equivalente até de 8 parcelas (de forma imediata) para abandonar o curso. Informo aos investidores que a Estácio tem o CNPJ de estabelecimento de ensino e não de banco ou financeira, talvez seguindo as regras do Banco Central do Brasil a Estácio seria menos abusiva em relação ao direito de liquidação antecipada... por exemplo, se o valor supostamente diluído foi acrescido em 500% pelo prazo de 21 meses então o valor cobrado pela desistência após 3 meses seria cerca de 7 vezes menor (1/7 do prazo e 1/7 dos juros ou incrementos); embora ainda fosse questionável a cobrança de juros 5.000,00%, 50 vezes maiores que a inflação corrente no Brasil; Aos olhos de um cidadão comum (sem conhecimento jurídico) me parece que os valores cobrados pela Estácio transgridam em CRIME CONTRA A ECONOMIA POPULAR, denominada USURA PECUNIÁRIA OU REAL. Eu me sinto extorquido por esta armadilha chamada DIS, não observo boa-fé nesta universidade que ainda ratifica os valores exorbitantes e as práticas não convencionais e obscuras, se aproveitando da pandemia (e dificuldade de mobilidade física) para forçar seus contratos (sem esclarecimentos) de interpretação ambígua. Sou apenas um entre muitos que não tiveram sua reclamação atendida nos sites de defesa do consumidor. No meu caso: 1-A mensalidade do curso Gestão Ambiental foi pactuada em R$ 107,10; 2-Nas primeiras mensalidades foi cobrado (de forma automática, sem solicitação) R$ 49,00 (restando apenas R$ 58,10 por mês a ser diluído); 3-Após a suposta diluição (ou USURA) as diferenças mensais saltaram de R$ 58,10 para cerca de R$ 308,00 parcelados em 21 parcelas de R$ 14,67 (por mês de diluição/USURA). Em nenhum momento a Estácio: A-Permitiu a inscrição sem a obrigação de adesão ao DIS B-Faz referência ao acréscimo do valor referente a 30% do valor total do curso (equivalente a 8 mensalidades) ou ainda ao incremento de 500,00% sobre o valor diluindo, C-Informou que a base de cálculo seria diferente da parcela do curso pactuada entre ambas as partes, que seria acrescida em 300% Venho solicitar que a Estácio: -Retire está propaganda enganosa que parece ter o objetivo de enriquecer ilicitamente está Universidade, ou -Informe os valores mensais e valor total do curso acrescido no momento da contratação, e -Só disponha o DIS à quem demonstrar interesse, cancele o DIS nos trancamentos e desistências. Solicito ainda que (especificamente no meu caso): 1-Os valores diluídos sejam corrigidos para R$ 58,10 em cada um dos 3 meses diluídos; 2-Que seja computado os valores já restituídos de R$ 43,95 (14,60+14,67+14,67) de cada um dos meses (conforme pequenas letras dos boletos de novembro e dezembro); 3-Que a Estácio respeite o consumidor, que respeite o CDC nos quesitos de lealdade e transparência. Espero não ter que buscar uma solução no ajuizado especial ou onde seja necessário. Atenciosamente, Jerson Batista Pereira de Araujo (68)999942476 (ligar após as 15:00h)
Solução esperada
- Revisão de valores
Mensagens (17)
J. P.
Para: Estácio de Sá
É imoral o estão fazendo com os jovens durante a pandemia. Sem solicitação tentam empurrar uma suposta facilidade, que lhes destrói a vida financeira e acadêmica. Alegando um "suposto aceite online" como álibe para os prejuízos causados aos alunos em nome lucro fácil. Nunca solicitei DIS, nem sabia que me incluíram unilateralmente. Eu pegava os códigos de barra por telefone. Repito: 1-Não somos obrigados a aceitar o DIS; 2-Não podem dizer que todos nós entramos automaticamente no DIS (mesmo sem saber); 3-Não deveriam ofertar/forçar um serviço (DIS) com vantagens abusivas para faculdades e deveres absurdos para os alunos; 4-Os alunos que solicitassem o DIS deveriam receber um orçamento prévio (mensal e total), para ter ciência dos drásticos prejuízos consequentes; 5-Mesmo se fizéssemos o aceite, ainda teríamos direito a rever valores absurdamente acrescidos em 500%; 6-Algum órgão de defesa dos consumidores ou órgão da justiça deveria inibir estes abusos ofertados na internet! 7- Este DIS - DILUIÇÃO SOLIDÁRIA É IMORAL!
J. P.
Para: PROTESTE
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Para: J. P.
J. P.
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J. P.
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Para: J. P.
Estácio de Sá
Para: J. P.
Prezados (as) Analistas, Antes de responder, gostaria de lembrar que já era aluno da Estácio, mas na matrícula presencial escapei da armadilha do DIS e conclui o semestre pagando o preço justo. No curso de gestão ambiental me matriculei durante a pandemia onde na cidade de Cruzeiro do Sul-Acre não existia disponíveis pontos de internet de banda larga e fazendo a inscrição com a internet do celular acabei me prejudicando na desinformação e práticas desleais do site da Estácio. Respostas: 1) No primeiro momento o site informava que era disponível a todos (adesão subjetiva). Em um segundo momento, no momento que recebia cobrança da Estácio, fui informado que todos os ingressantes estavam automaticamente incluídos no DIS (compulsoriamente). Em um terceiro momento, pesquisando reclamações sobre a Estácio, soube que até uma determinada data os ingressantes poderiam solicitar o cancelamento do DIS no site, informação nunca disponibilizada a mim. 2) No momento da inscrição preparei meu orçamento semestral no valor de R$ 107,10 x 6 = R$ 642,60. 3) Estão sendo cobrados serviços não solicitados, parte das 3 primeiras parcelas foram diluídas simultaneamente à suspensão das bolsas nos referidos meses... no lugar de pagar R$ 107,10 + R$ 107,10 + R$ 107,10 = R$ 321,30 passando a ser cobrado R$ 49,00+ R$ 49,00 R$ 49,00 + 21 parcelas de R$ 44,00 (R$ 924,00) = R$ 1.071,00.... Acréscimo de R$ 749,70 nestes 3 meses (nos outros 3 meses permaneceu inalterado 3 x R$ 107,10) 4) Me foi ofertado 6 parcelas de R$ 107,10 x6 =R$ 642,60... me foi cobrado 49,00+ R$ 49,00 R$ 49,00 + 21 parcelas de R$ 44,00 (R$ 924,00) + 3 x R$ 107 = R$ 1.392,30.... acréscimo de R$ 749,70. Cordialmente, Jerson Batista Pereira de Araújo 68-999942476 Em seg., 27 de set. de 2021 às 14:44, Proteste escreveu: Rio de Janeiro, 27 de setembro de 2021. Ilmo. Sr. JERSON BATISTA PEREIRA DE ARAUJO Associação: 750.930-53 Case ID: 102.492.298-76 Assunto: Necessidade de Maiores Informações para Orientação Prezado Associado, É com satisfação que a PROTESTE recebe a sua solicitação através de nosso Canal Reclame. Abaixo, algumas considerações e nossa orientação. Informamos que recebemos, com exito, os documentos comprobatórios do caso em tela, que envolve a UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ. Todavia, para que possamos melhor orientá-lo, sobretudo juridicamente, e para verificarmos se poderemos estar intervindo na presente questão, pedimos, por gentileza, que o senhor nos encaminhe um relato mais detalhado do ocorrido, principalmente nos informando o que segue: 1 - O senhor, no momento da contratação do curso, tinha, obrigatoriamente, que aceitar o DIS oferecido pela Instituição de Ensino? 2 - No momento da contratação, o senhor desejava pagar as parcelas do curso normalmente, sem a aplicação da diluição solidária? 3 - Estão sendo cobrados do senhor valores não contratados por conta do DIS? Ou seja, estão sendo embutidos juros ou penalidades por conta de tal contratação? 4 - Os percentuais aplicados mensalmente estão distintos dos ofertados ao consumidor no momento da contratação? O setor de Atendimento ao Associado da PROTESTE tem a finalidade de orientar o associado a respeito de suas dúvidas quanto aos seus direitos nas relações de consumo, com amparo no Código de Defesa do Consumidor e legislação correlata, dando-lhe também ferramentas para reclamar diretamente com o fornecedor, quando tem seus direitos de consumidor desrespeitados. Além de tal função, o setor também realiza o chamado procedimento de intervenção, onde são encaminhadas ao fornecedor as questões do consumidor, na tentativa de obter uma solução extrajudicial mais rápida. A PROTESTE reafirma a satisfação em te-lo como associado e aguarda o seu retorno. Continuamos à disposição para atende-lo em suas dúvidas de consumo. Atenciosamente, Serviço de Defesa do Consumidor Tel: 4003-3907 -----Mensagem original----- Enviada em: segunda-feira, 27 de setembro de 2021 14:23 o: CPTBR01298076-22 PT1Jerson BatistaPereira AraujoFalse [email protected] Estácio - Armadilha que encarece drasticamente o curso (equivalente à 8 mensalidades)ConsumerContinua231;227;o de envio de imagensCPTBR01298076-220,0000Estácio de SáTrueS.1.9
J. P.
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