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COBRANÇA INDEVIDA / MÁ FÉ
Esta reclamação é pública
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J. S.
Para: Pernambucanas
Em abril/2021 fiz o meu cartão de crédito Pernambucanas/Elo. No momento de aderir ao cartão, a atendente me informou que caso eu aderisse o seguro proteção financeira, não seria cobrada anuidade no cartão, porém, na primeira fatura, veio a cobrança do seguro e da anuidade. Diante disso, liguei na central e solicitei o cancelamento do seguro. O seguro foi cancelado, porém, não foi reembolsado o valor de R$ 15,99 (quinze reais e noventa e nove centavos), referente a cobrança realizada na fatura de junho. Além disso, na fatura de julho, foi realizada uma cobrança, a qual não reconheço, com a seguinte descrição: AVAL. EMERG. CREDITO, no valor de R$ 18,90 (dezoito reais e noventa centavos). Entrei em contato via central de atendimento (3004-4441), no dia 08/07/2021, gerando o protocolo de atendimento número 2107275xxxxx, referente a solicitação de reembolso no valor de R$ 15,99 (quinze reais e noventa e nove centavos) e protocolo número 2107275xxxxx referente a solicitação de reembolso no valor de R$ 18,90 (dezoito reais e noventa centavos). Na ocasião, fiquei mais de 50 min., até o final da ligação, para encaminhar a solicitação, sendo que fui transferido duas vezes para atendentes diferentes. Fui informado que referente à solicitação de reembolso do seguro proteção financeira, ela deveria ter sido feita, no prazo de sete dias após a contratação, entretanto, somente percebi que me foi repassada uma informação equivocada, conforme relatei no início, quando a fatura chegou, ou seja, mais de um mês após o contrato. Com relação à solicitação de reembolso no valor de R$ 18,90, recebi duas informações distintas: na primeira que o meu crédito estava negativo e a referida cobrança ocorre quando isso acontece e na segunda, fui informado que tentei realizar uma transação e que ela foi liberada, mesmo sem possuir limite de crédito. Acredito que essa é uma cobrança indevida, pois não fui informado dessa possibilidade e se eu não tenho limite de crédito, a transação deve ser recusada. Diante do exposto, acionei os canais de atendimento das Pernambucanas, para tentar resolver a situação, contudo, após algumas situações ocorridas essa semana, as quais descrevo a seguir, resolvi acionar outros canais de reclamação, pois além de me sentir enganado, estou cansado de ligar nas centrais de atendimento e ficar aguardando por um longo tempo e não receber uma resposta efetiva. As situações ocorridas nessa semana, que me fizeram acionar outros canais de reclamação, foram: 1 Em 11/07/2021 estive em uma das unidades das Pernambucanas, para comprar um presente. Após a compra, retornando para casa, recebi um e-mail de que eu havia aderido ao Seguro Proteção Financeira, sem tê-lo feito. Na segunda-feira (12/07/2021), resolvi ligar para cancelar o referido seguro, o que aparentemente foi feito, contudo, ao acionar a minha fatura no aplicativo, consta a cobrança para a fatura de agosto/2021; 2 Ainda em 12/07, resolvi acessar o documento que foi enviado por e-mail (Termo de Adesão) e percebi que no campo Assinatura do Segurado, consta uma assinatura que não é a minha. Até onde sei, isso não é apenas [Editado pelo Reclame Aqui] mas um [Editado pelo Reclame Aqui]; 3 Em 13/07, a pessoa para quem eu entreguei o presente adquirido em 11/07, necessitou ir trocar o item, devido ao tamanho e chegando na loja, a atendente informou que necessitaria da nota fiscal, sendo que no dia da compra, eu perguntei se em caso de troca, seria necessário levar a nota fiscal e fui informado que não, inclusive ela retirou a parte do preço, deixando somente a etiqueta com o código de barras, o que segundo ela, somente isso seria necessário para a troca. Me senti constrangido, ao repassar a nota fiscal para a pessoa que presenteei. Espero que os valores citados acima, sejam ressarcidos e/ou cancelados (ressarcimento no valor de R$ 34,89 e cancelamento de cobrança prevista na fatura de agosto, no valor de R$ 15,99) e eu não necessite acionar os órgãos de proteção ao consumidor, e quiçá, as instâncias judiciais (havendo necessidade disso, vou solicitar não apenas o reembolso dos valores citados, mas também danos morais, devido a todo estresse dessa situação). Resolvi publicar essa reclamação, para que outras pessoas, antes de aderirem aos cartões das Pernambucanas, pensem bem antes de fazê-lo. Não vou realizar o cancelamento do cartão, pois fiz uma compra parcelada, mas assim que quitar as parcelas, farei isso.
Pernambucanas
Para: J. S.
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