Voltar

Venda reembolsada indevidamente ao comprador. Mediação inapropriada.

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

A. P.

Para: Mercado Livre

15/07/2021

Efetuei uma venda no Mercado Livre Venda #4660189961 em 22/06/2021 e a enviei normalmente. Valor da venda de R$2190,00 + R$10,90 a título de frete. O comprador abriu a devolução assim que a recebeu dizendo que havia recebido mercadoria divergente, em 24/06/2021. Assim que o comprador fez a postagem de devolução, o Mercado Livre devolveu seu pagamento pela compra. Pagamento número 15710444385. Enquanto vendedor, ao receber este item em devolução, verifiquei que o comprador manteve a mesma embalagem, mas trocou a lente recebida por outra de valor muito inferior e a enviou no lugar da lente original, fraudando assim a devolução. Fiz as fotos da embalagem de devolução, como é de praxe em toda devolução. Abri a contestação da devolução junto ao Mercado Livre informando o ocorrido, apresentando as fotos da devolução, em 09/07/2021. A mediação do Mercado Livre simplesmente informou, através de mensagem automatizada, que em virtude de reclamações anteriores, não poderia fazer simplesmente nada neste caso. O que, obviamente é um absurdo, já que o comprador tem o direito de fazer a devolução da compra DESDE QUE devolva exatamente a mercadoria recebida. Ao tentar recorrer dessa decisão do Mercado Livre, o site apresenta mensagem de erro inviabilizando qualquer contato para o caso. Protocolo da reclamação junto ao Mercado Livre: 5077289278 Considerando que a intermediação deste pagamento é feita pela empresa Mercado Pago, vinculada ao Mercado Livre, com a proteção da transação tanto para o comprador como para o vendedor, bem como considerando a tratativa totalmente inadequada da equipe do Mercado Livre em ter devolvido o pagamento ao comprador antes de confirmarmos a regularidade da devolução, abri este questionamento junto ao Mercado Pago. Questionamento ao Mercado Pago nº 117425995 Relatei novamente o caso e REPETIDAS VEZES, os atendentes do Mercado Pago deram respostas desconexas e evasivas, como se não compreendessem o que estava sendo dito, citando outras negociações ou sugerindo ações impossíveis de serem tomadas por minha parte. O caso foi encerrado no Mercado Pago sem solução. Abri novamente questionamento junto ao Mercado Pago nº 118018907. Novamente, relatando o ocorrido, continuo recebendo mensagens prontas automatizadas que se quer parecem compreender o que está sendo reclamado. Respostas evasivas e não resolutivas. O Mercado Livre, enquanto plataforma de comércio eletrônico, atua como MEDIADOR das transações entre compradores e vendedores. Devendo primar pela segurança da transação de quem compra, mas da mesma forma, de quem vende, já que esta empresa é que atua também como intermediadora de pagamentos. Dessa forma, considerando o erro da tratativa desta empresa na solução do caso, bem como a impossibilidade de recorrer à mesma em ato revisional, reclamo junto ao PROTESTE, considerando a INCORRETA TRATATIVA da plataforma de vendas Mercado Livre, ao restituir indevidamente o pagamento de uma venda ao comprador face à devolução irregular de compra concluída. Exijo assim que se faça valer o Programa de Proteção ao Vendedor da plataforma Mercado Livre e que os valores envolvidos nesta venda através da plataforma sejam restituídos à minha conta como vendedor.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 2190,00
  • Revisão de valores

Mensagens (3)

Mercado Livre

Para: A. P.

26/07/2021

Olá André, como vai? Agradecemos por ter aguardado nosso retorno. Após análise, concluímos seu atendimento por meio do protocolo: 118519604 Voce encontrará todos os detalhes em seu e-mail de cadastro, nele explicamos todas as ações tomadas e o porque. Caso seja necessário, voce pode nos contatar respondendo diretamente o e-mail. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre (:contato.mercadolivre.com.br/ajuda) e seção de Ajuda do Mercado Pago (s:www.mercadopago.com.br/ajuda). Atenciosamente Equipe Mercado Livre Em qui., 15 de jul. de 2021 às 15:32, escreveu:

A. P.

Para: Mercado Livre

26/07/2021

Lastimável postura do Mercado Livre. Situação absurda ao extremo! Total desrespeito ao consumidor e às próprias políticas do seu site. Agem incorretamente e no fim das contas e prejuízo é meu por ter vendido algo usando a sua plataforma. Se o Mercado Livre é a empresa responsável por intermediar as transações entre compradores e vendedores, compete a vocês solucionarem os casos de fraude. E pior, ainda omitem essa tratativa totalmente inútil de vocês, já que esta reclamação no Proteste é pública. Para os que tiverem interesse em avaliar a idoneidade da empresa, segue a resposta recebida por e-mail: "Olá, André. Recebemos o seu contato via Proteste sobre a venda n.º 4660189961. Vi que teve problemas com a devolução e informo que não será possível recuperar o valor ou produto. Recomendamos que entre em contato diretamente com o seu comprador... " Lastimável.

Mercado Livre

Para: A. P.

28/07/2021

Olá André como vai? Antes de mais nada, nós do Grupo Mercado Livre queremos agradecer o seu contato e sua compreensão em ter aguardado nosso retorno! Após análise, identificamos que já possui um protocolo sobre o mesmo tema, esse atendimento foi por meio do protocolo: 118519604 Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre (s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda) e seção de Ajuda do Mercado Pago (s:www.mercadopago.com.br/ajuda). Atenciosamente, Mercado Livre Mercado Pago Em seg., 26 de jul. de 2021 às 17:18, escreveu: