ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

S. R.

Para: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

02/08/2021

Fiz uma compra no App mercado livre, usando o cartão de débito virtual caixa tem. Porém cancelei minha compra e não fui reembolsada

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 150,00

Mensagens (1)

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Para: S. R.

06/08/2021

Este e-mail não deverá ser respondido. CAIXA ECONa”MICA FEDERAL CENTRALIZADORA NACIONAL DE OUVIDORIA ST SBS Quadra 1, Bloco L, 11° Andar, Asa Sul 70070-110 - Brasília/DF Brasília, 6 de agosto de 2021 Ocorrencia: 12319721 À SANDY CAROLINE RODRIGUES DA SILVA Prezada Senhora, Em resposta à sua reclamação registrada no PROCON, FA n° 18188480746, a Ouvidoria da CAIXA verificou que o estorno no valor de R$ 150,00 foi realizado em sua conta 3880.1288.966819687-8 no dia 02/08/2021, e sua demanda foi solucionada. Informamos que a CAIXA é participante dos arranjos de pagamento instituídos pelas bandeiras (Elo, Visa, MasterCard, entre outras) e homologados pelo BACEN seguindo fielmente a integridade, a confiabilidade, a segurança e o sigilo das transações realizadas, bem como a legitimidade das transações das operações contratadas e dos serviços prestados. No ato de uma compra o cliente, portando um Cartão de Débito CAIXA, apresenta-o ao lojista e que, ao inseri-lo em maquineta, aplica o valor a ser debitado e solicita ao cliente a digitação de sua Senha. Isto posto cabe à CAIXA, como emissora do Cartão de Débito, confrontar os dados do cliente com aqueles informados na transação, e procede com a autorização, se for ocaso, para a concretização da compra. Uma vez finalizada, o valor daquela transação de compra, será debitado na conta do cliente CAIXA, Salientamos que o sucesso de uma transação de compra com cartão de débito depende do correto funcionamento dos componentes operacionais que integram o circuito de comunicação entre várias empresas: estabelecimento (loja em que é realizada a compra); adquirente (empresa responsável pela filiação dos estabelecimentos); bandeira (dona da marca e gestora das normas), e emissor (BANCO). Uma transação de compra, com Cartões de Débito CAIXA, se restringe à uma negociação entre cliente, portador do cartão, e estabelecimento. Após entendimento entre aquelas partes e a opção por pagamento com cartão se manifestar, a CAIXA será informada, on-line, dos dados do cliente e, como já foi dito, providenciará o comando de autorização daquela transação. O processo on-line, completo, é amplo e contempla diversas fases: solicitação da transação, autorização da transação, retorno da autorização, entre outras. Qualquer acontecimento que interrompa esse fluxo de informação, seja um defeito na maquineta do estabelecimento, um defeito na programação do emissor, uma queda de energia, uma sobrecarga no servidor do adquirente, pode gerar situação que não corresponde à situação real, desde um débito realizado na conta e não finalizado no estabelecimento até um débito duplicado. Quando ocorre o dito no item precedente, a CAIXA apenas conhecerá a situação adversa se informada pelo estabelecimento, através do seu Credenciador que, por acordo entre Emissor e Bandeira, tem até 7 dias úteis, contados a partir da data da transação, para a reversão automática do lançamento. À CAIXA cabe o cumprimento imediato da regularização que ocorre no dia imediatamente posterior ao do recebimento da informação. Assim, conforme regra da Bandeira, esta possui o prazo de até 7 dias úteis, após a transação, para realizar o estorno automático para a conta do cliente. Verificamos que a transação reclamada pela senhora ocorreu no dia 29/07/2021. A Bandeira procedeu com o estorno do valor em sua conta no dia 02/08/2021, ou seja, dentro do prazo de 7 dias úteis. Diante do exposto, esclarecemos que a CAIXA valida os arquivos de crédito e débito que chegam em seu autorizador. Autorizada a transação, o recurso é direcionado ao adquirente para repasse ao estabelecimento, a Bandeira constatando alguma alteração, realiza o estorno automático para o cliente em até 7 dias úteis, a CAIXA recebe o arquivo de estorno, processa e lança na conta do cliente, ou seja, durante todo este fluxo o recurso não permanece na CAIXA. Por fim, informamos que a CAIXA disponibiliza uma central de atendimento para esclarecimentos relacionados aos cartões de débito e crédito, bem como ao Pix no telefone 4004-0104 (Capitais e Regiões metropolitanas) ou 0800 104 0104 (Demais regiões). Caso tenha algo novo a acrescentar ou tenha dúvida sobre esta resposta, os atendentes da Ouvidoria estão à disposição pelo telefone 0800 725 7474 de segunda à sexta-feira das 9h às 18h. Disponibilizamos, também, atendimento pelo Site da CAIXA (www.caixa.gov.br) via Fale Conosco fale-conosco.caixa.gov.br. Atenciosamente, Ouvidoria da CAIXA Este e-mail não deverá ser respondido.