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BOLETO FRAUDADO VINDO DE EMAIL DIRETO DO SANTANDER

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

M. C.

Para: BANCO SANTANDER

05/08/2021

BOLETO FRAUDADO VINDO DE EMAIL DIRETO DO SANTANDER Recebo mensalmente através do meu e-mail, a fatura de meu cartão de crédito SANTANDER FREE disparada através do endereço eletrônico padrão [email protected] . A fatura vem com senha, chega sempre em data próxima do pagamento (por volta de 5 a 6 dias antes). Recebi dia 15/07 e-mail disparado do endereço eletrônico padrão e com o boleto fraudado, com apenas a linha digitável e o código de barras alterados em relação ao boleto que deveria ter chegado anexo ao e-mail e que provavelmente foi interceptado internamente, feito a alteração e encaminhado para meu endereço eletrônico. O e-mail com a fatura veio exatamente como os seis anteriores (as faturas de jan/21 à jun/21). Dia 26/07 liguei para o SAC (protocolo 121342039) que na verificação fez uma lista de checagens (Foram checadas, Nosso Número, CNPJ Beneficiário, Agência/Cód. Beneficiário e a linha digitavel, todos dados corretos, com exceção da linha digitável). Enviei por e-mail documentos pedidos para a análise do fraude. Infelizmente dia 02/08, próximo ao meio-dia, comecei a receber ligações do setor de cobrança do Banco Santander. Reclamei da desorganização do banco, visto que eu ainda não tinha recebido a resposta do SAC. O cobrador que se identificou por Roberto Draker (não tenho certeza da grafia), me orientou a verificar com o SAC a posição da reclamação que eu havia dado entrada. Liguei às 13:27h, protocolo 121714585, o atendente Gabriel não conseguiu acesso ao resultado do protocolo anterior, passou para o setor de fraudes onde a atendente Amanda disse também estar enfrentando dificuldades no acesso, porém após bastante tempo disse ter conseguido e com já 46 minutos ainda sem resposta a ligação caiu e pasmem, a Amanda não me retornou. Voltei a ligar às 17:46h, protocolo 121733125 para o SAC e o atendente Cláudio João conseguiu localizar a resposta referente a reclamação do dia 26. Disse que já tinham me encaminhado por e-mail, porém afirmei que não recebi, pois desde dia 27 tenho acompanhado meus e-mails, INCLUSIVE a caixa de quarentena. Ele então leu o parecer. O texto LIDO dizia que o cliente que recebeu o crédito indevido é um cliente idôneo do Santander, porém não tinha recursos para fazer o acerto do crédito indevido e que por motivos de sigilo bancário não poderia dar nenhuma informação deste cliente e que eu deveria então pagar o valor da fatura. Pedi por email essa resposta. Ele não tinha esse acesso. Recorreu ao seu supervisor que mandou avisar que estava ocupado, mas em no máximo em duas horas eu receberia o e-mail com a resposta. Essa ligação levou 34 minutos. Obviamente esse e-mail não chegou. Não chegou até hoje. Voltei a ligar ainda no dia 02/08 às 20:52h, protocolo 121746308, atendente Yasmin pedindo novamente o e-mail resposta. Expliquei todo o processo acima descrito, ela foi muito prestativa e tentou com seu supervisor. Ficamos quase duas horas em ligação. Pedi para tentar enviar para outro e-mail visto que ela também tinha a informação no sistema que já tinha sido enviado no e-mail de cadastro. Recebi e olhem a resposta: "Em atenção a manifestação 121342039, informamos que boletos de terceiros recebidos com alterações não são de responsabilidade do banco Santander. Portanto, restou comprovado que se trata de fraude externa, sem qualquer responsabilidade do Santander no evento, motivo pelo qual não somos favoráveis ao ressarcimento." Nada do texto lido pelo atendente Cláudio João! Um e-mail que não evidencia nada, não mostra a análise dos dados apresentados e não fala da “idoneidade” do cliente e da falta de recursos como lido as 17:46h. Como fraude externa? Disparada do endereço do Santander. Por que então não recebi o do Santander também como nos meses precedentes? Em 03/08 entrei em contato com a OUVIDORIA (protocolo 121775464). Levará até 10 dias. NUNCA TIVE o NOME NO SPC porém, segundo a cobradora, que me liga constantemente desde o dia 02, irão incluir meu nome antes da análise. OBS: acordei com a OUVIDORIA que a cobradora pararia de me ligar até o final da análise, porém isso não ocorreu. Me ligam insistentemente aproximadamente a cada meia hora. Só hoje, 05/08 recebi o SMS da Ouvidoria dizendo ter recebido a reclamação que gerou o protocolo 121775464 acima informado e ainda em análise. Estou montando um dossiê com dados para eventuais processos e reportagens.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 3980,20
  • Danos morais/materiais

Mensagens (1)

BANCO SANTANDER

Para: M. C.

19/08/2021

Confidential São Paulo, 19 de agosto de 2021. Sr. MARCELO CAVANI Protocolo: 122030540 Recebemos a solicitação que você registrou na Proteste e estamos aqui para prestar os esclarecimentos necessários. Informamos que realizamos todas as análises técnicas necessárias e esclarecemos que o e-mail adulterado não partiu de nossa instituição financeira, se tratando de um golpe externo, sem interferência do Santander no fato. Conforme contato telefônico realizado hoje, juntamente com nosso especialista de Cyber Security, detalhamos tecnicamente o ocorrido e passamos informações de segurança na internet. Contatamos a empresa recebedora do crédito, a PagSeguro, e esta informou que o valor fora preservado. Sendo assim, intermediamos o processo de repatriação do valor junto ao banco de origem, Banco Itaú. De acordo com ambas instituições, o valor será devolvido para o Itaú até o próximo dia 25/08, sendo assim, pedimos gentilmente que acompanhe sua conta. Esclarecemos que realizamos a inibição de cobrança de juros para sua fatura vigente e estornamos os juros cobrados no valor de R$ 681,04, garantindo assim, que não tenha nenhum tipo de prejuízo. Esperamos ter lhe esclarecido, mas se ainda ficou alguma dúvida, permaneceremos à sua disposição por meio da nossa Ouvidoria, e em todos os nossos canais de atendimento. Muito obrigada, Ouvidoria Santander [cid:[email protected]] Katia C. Toni [cid:[email protected]] [cid:[email protected]] 0800 726 0322 Segunda a sexta-feira das 08h às 22h Sábados das 9h às 14h Política de privacidade SINGLEMESSAGE_END ________________________________ Essa mensagem e seus anexos podem conter informações confidenciais e/ou legalmente protegidas, inclusive por sigilo bancário, sigilo profissional ou lei de proteção de dados pessoais. O seu uso é exclusivo para seu(s) destinatário(s) ou pessoas expressamente autorizadas a recebê-la. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor avise imediatamente ao remetente respondendo o e-mail e, em seguida, apague a mensagem e seus anexos. É proibido o uso, a divulgação ou a disponibilização de tais informações a terceiros. O descumprimento das orientações expostas sujeitará o responsável às penalidades civis e criminais cabíveis. This e-mail and its attachments may contain confidential and/or legally protected information, including banking secrecy, professional secrecy or Personal Data Privacy Laws. It is intended solely for the use of the individual or entity to whom they are addressed. Please notify the sender immediately by email if you have received this message by mistake and delete this email and its attachments from your system. The use, disclosure or sharing of such information to third parties is prohibited. Non-compliance with the exposed turns the responsible liable to civil and criminal penalties.