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Geladeira com defeito de fábrica - troca aprovada pela empresa que se recusa a efetivar a troca

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

R. A.

Para: WHIRLPOOL ( BRASTEMP E CONSUL)

10/08/2021

A consumidora adquiriu em 18/09/2020, uma geladeira Brastemp, modelo BRE57AKANA, inverse inox frost free, 2 portas 443L, 127V PL, nota fiscal n. 971734, emitida em 22/09/21, pelo valor de R$ 3.668,90 (três mil seiscentos e sessenta e oito reais e noventa centavos). No dia 04/06/2021, ou seja, há menos de um ano da compra do produto, a geladeira parou de gelar, causando a perda de todos os produtos que estavam em seu interior, já que não só a parte do refrigerador não gelava, mas também, o congelador parou de funcionar. A consumidora entrou em contato com a Brastemp, sendo marcada a visita do técnico responsável da respectiva assistência Brastemp, para o dia 07/06/21, OS 7010804654, sendo constatada falha no produto. O técnico constatou que o produto não gelava e fez uma reoperação do gás filtro válvula vareta. No entanto, no dia 11/06/21, uma sexta-feira, a geladeira voltou a apresentar o mesmo defeito. Mais uma vez a consumidora entrou em contato com a assistência técnica da Brastemp e após muita insistência, conseguiu marcar a visita do técnico para o dia seguinte, 12/06/21. Nesta segunda visita, OS 7010824930, o técnico verificou que a falha do produto continuava a ocorrer, sendo efetivada a troca do compressor, gás filtro válvula vareta, da geladeira. Uma geladeira nova, já estava tendo que trocar o compressor de gás??? Ou seja, trata-se de um produto com defeito de fábrica. No dia 26/07/21, ao chegar de viagem, a consumidora constatou que novamente a geladeira estava sem gelar e seu congelador todo descongelado, com os produtos mais uma vez perdidos. Diante disso, de novo, pela terceira vez em 1 mês, a consumidora entrou em contato com a assistência técnica da Brastemp informando o ocorrido, sendo marcada uma nova visita para o dia 27/07/21. Nessa terceira visita, OS 7010957438, cópia em anexo, foi constatado que o defeito continuava a ocorrer e informado pelo técnico, à consumidora/Requerente, que teria que ser marcada uma outra visita para que fosse emitido o laudo de troca, após a autorização da Brastemp. A assistência técnica entrou em contato com a consumidora e informou que somente no dia 30/07/2021, no horário entre 12:01 e 18:00 hs., poderia enviar um técnico para emitir tal laudo e que o Sr. Diego, técnico que sempre acompanhou todo o ocorrido com o produto, não poderia comparecer na sua residência, o técnico agora seria o Sr. Charles. Em razão dessa situação de insegurança, que já estava se alongando desde início do mês de junho/21, a consumidora resolveu adquirir uma geladeira usada, na tentativa de amenizar o problema e conservar seus alimentos, tendo que gastar R$ 1.000,00 (mil reais), conforme recibo em anexo. Para espanto ainda maior, no dia 30/07/21, ao comparecer na residência da consumidora, o técnico deu uma informação totalmente diferente do técnico anterior, afirmando que não estava constatando vazamento, que talvez, repita-se, talvez, o produto estivesse com um entupimento e que, nesse caso, teria que fazer o reparo em outra data, inclusive, com a verificação do motor, anteriormente trocado pela própria assistência técnica. A consumidora então, informou que não iria mais aceitar reparo no produto, que preferida efetivar a troca da geladeira, até porque, seria uma quarta manutenção, sem qualquer solução ou garantia de sanar o problema, ou seja, a própria assistência técnica da Brastemp não consegue resolver o defeito do produto. O técnico, então, encerrou o atendimento sem emitir nova OS ou concluir o procedimento realizado na visita, informando que iriam entrar em contato com a consumidora, para verificar como tudo seria resolvido, mas ninguém entrou em contato, permanecendo a consumidora com sua geladeira inoperante, desligada, na sua cozinha, até a presente data. Cabe frisar que o fazer a sua reclamação no site Reclame Aqui, a consumidora constatou que existem várias outras reclamações de defeito nas geladeiras fabricadas pela BRASTEMP, inclusive, com o mesmo incidente de enviar um outro técnico e a cada visita constatar problemas diferentes e insanáveis, conforme documentos em anexo. A consumidora resolveu ajuizar ação no juizado de Belo Horizonte, sendo marcada audiencia para 25/01/22, tendo a juiza indeferido a tutela antecipada para troca do produto, entendendo que antes a autora deveria fazer uma reclamação no site consumidor.gov. A consumidora, então, para atender a ordem judicial, fez a reclamação no referido site e a Brastemp se limitou a responder que deveria aguardar a audiência. Ou seja, a consumidora deve ficar até janeiro/22 sem a sua geladeira, um produto essencial, que deveria ser durável Logo após essa resposta a Brastemp enviou mais uma vez um técnico a residência da autora e emitiu laudo afirmando, TROCA APROVADA, no dia 06/08/21. A consumidora, então, na data de hoje, entrou em contato com a Brastemp para saber como seria o procedimento da troca e foi surpreendida com a resposta da empresa de que não iria efetivar a troca porque a consumidora ajuizou uma ação??????????????? Todos nos temos direito de ação garantido na constituição e não podemos ser penalizados por exerce-lo. A própria Brastemp emitiu um laudo autorizando a troca da geladeira e agora se recusa a fazer esse procedimento, por causa da ação proposta pela consumidora, é um absurdo.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 3668,90
  • Danos morais/materiais

Mensagens (1)

WHIRLPOOL ( BRASTEMP E CONSUL)

Para: R. A.

10/08/2021

Prezados, boa tarde! Acusado recebimento. jacqueline araujo CUSTOMER SERVICE - LIABILITY OPERAÇaO T: (1135661000 Whirlpool Corporation WhirlpoolCorp.com www.whirlpool.com.br Please consider the environment before printing this e-mail [:whirlpoolcorp.com/WhrCorpLogo-email-2017.jpg] Em ter., 10 de ago. de 2021 às 16:47, escreveu:NOTICE: Whirlpool Corporation e-mail is for the designated recipient only and may contain proprietary or otherwise confidential information. If you have received this e-mail in error, please notify the sender immediately and delete the original. Any other use or disclosure of the e-mail by you is unauthorized.