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Coagido a fazer matrícula

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

L. P.

Para: Cruzeiro do Sul

30/10/2021

Polo Vila Adyana, São José dos Campos. Este ano resolvi concluir o outro curso superior que fazia e tranquei, entrei em contato com a Universidade Cruzeiro do Sul para ver o procedimento. Fui informado pela funcionária ALINE, que para realizar a análise curricular eu precisaria estar matriculado na unidade, questionei com a mesma se isso não me geraria cobranças posteriores, mas ela me garantiu que não, acrescentando que após concluída a análise curricular a Universidade entraria em contato comigo para ver se eu concordaria com a análise para assim efetivar a rematrícula. Após passado mais de um mês sem qualquer resposta sobre a situação da minha análise, hoje, entrei em contato com o polo e fui surpreendido pela informação da atendente Rose, esta me disse que estou matriculado, as matérias já estão em curso e já estou com um boleto em atraso. Como eu estava em dúvida sobre o que havia ocorrido, ela me pediu para entrar em contato com a atendente ALINE, a qual já havia conversado antes e que havia sido muito cordial, obviamente, por interesse em realizar minha matrícula. Finalizado meu expediente de trabalho, aproveitei o tempo em que fechávamos o escritório para entrar em contato com ALINE e verificar o que aconteceu, no momento em que ela atendeu a ligação, eu disse meu nome e tentei explicar o que se tratava, mas não consegui, a atendente perdeu totalmente o controle e a educação passando a me tratar com uma rispidez a qual certamente não é plausível para uma pessoa que lida com público, ela me informou que Rose já havia lhe passado a situação, e que minha análise curricular ficaria pronta em dez dias. Ela com tom de voz grosseiro me interrompia constantemente afirmando que “nenhum atendente faz a matrícula, o aluno é quem faz e eu fui quem clicou em efetivar matrícula”, gostaria de salientar que a matrícula foi realizada pois a mesma me informou que a análise só poderia ser feita mediante matrícula, e como dito anteriormente, era só eu não efetivá-la e não geraria cobrança. Outro fato que me gerou curiosidade é: Se minha análise não ficou pronta, como sabem quais matérias eu preciso fazer ? Na mesma ligação, a atendente me disse que eu teria que pagar a mensalidade e que não teria como cancelar, mensalidade esta que já estava a alguns dias em atraso, pois a Universidade não se prestou nem para avisar que eu estava matriculado nem que havia boleto, nem mesmo por email. Cansado das interrupções e da falta de cordialidade e empatia de Aline, decidi encerrar a ligação, pois não estou habituado a lidar com ignorantes do nível dela. Antes de ir buscar meus direitos, decidi pagar o valor cobrado indevidamente para que isso não me prejudicasse. Quando retornei para casa, recebi uma ligação de Larissa, do setor de matrícula que me atendeu muito bem, foi muito cordial e gentil, esta me explicou que Aline me passou informações erradas, que para fazer a análise eu não precisaria ter feito a matrícula. Hoje mesmo já fiz o cancelamento da matrícula, pois farei em uma Universidade onde os atendentes saibam lidar com o público e exijo o estorno do valor de R$ 275,80 pagos hoje (29-10-2021), aliás, gostaria de saber também porque é este valor, sendo que fui informado que o valor era de R$ 199,90. Aguardo contato, em caso que negativa de estorno e cancelamento da matrícula, procurarei auxílio judicial para que aprendam a treinar o funcionário de forma correta, impedindo-o de coagir o cliente a realizar a matrícula. Espero que não venha nenhuma cobrança posterior a esta, para que a situação não piore. Na época em que eu fiz a Cruzeiro do Sul, gostei muito do método e dos professores, mas como conselho, gostaria de dizer que treinassem de forma mais eficaz seus funcionários, ano passado tranquei esta faculdade, pois como fiz análise, restou apenas uma matéria para fazer no semestre, quando entrei em contato a atendente me disse que eu poderia trancar e esperar abrir mais matérias para cursá-las de uma só vez...informação que posteriormente descobri estar equivocada... Espero que alguém tenha bom senso, empatia e honestidade e faça o que é o correto, pois o erro não foi meu. Lamentável uma Universidade do porte e fama da Cruzeiro do Sul se sujeitar a uma atitude desonesta e desleal como esta por uma matrícula de R$ 200,00 ou R$ 280,00, o nome da instituição vale muito mais que isso. Boa reputação não se compra, se conquista com honestidade e trabalho eficaz !

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 275,80
  • Cancelamento da matrícula sem novas cobranças

Mensagens (4)

Cruzeiro do Sul

Para: L. P.

10/11/2021

São Paulo, 10 de novembro de 2021 Ilustríssimo Senhor Diretor da Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Segue anexo esclarecimentos a reclamação aberta por LEONARDO HENRIQUE PAULO ROCHA. At.te. SECID – SOCIEDADE EDUCACIONAL CIDADE DE SaO PAULO S.A. CNPJ/ME nº 43.395.177/0001-47 Rua Cesário Galero, nº 432 a 448, Tatuapé, Município e Estado de São Paulo, CEP 03071-000 [cid:932292b4-cd0d-48e3-8370-0aa248d6907b]

L. P.

Para: Cruzeiro do Sul

27/11/2021

A situação de forma alguma "está esclarecida", visto que a atendente mentiu para que eu realizasse a matrícula. Como já explicado umas dez vezes desde o início da confusão causada pela atendente despreparada de nome Aline, a matrícula foi cancelada após o prazo estipulado pois eu sequer sabia que as aulas já haviam iniciado. A atendente havia me informado que a análise curricular seria feita e após concluída eu seria informado do resultado e após isto eu decidiria se daria continuidade ou não com a matrícula, informação desmentida pela atendente Larissa que entrou em contato comigo dias após a reclamação ser feita. Ao advogado, seja menos presunçoso, é de extrema arrogância de sua parte afirmar "não ser possível cogitar" que a Universidade agiu de má fé, até porque o mesmo não presenciou o que as atendentes me informaram. Se a Universidade não quer ter sua "honra" contestada, treinem melhor as atendentes para que elas não tapeiem os clientes com o intuito de fazer matrícula a qualquer custo. Na hora em que tem interesse para que façamos matrícula nos atendem muito bem, no primeiro problema, gritam e nos mal tratam.

L. P.

Para: Cruzeiro do Sul

27/11/2021

Para concluir, havia informado a atendente que eu ainda nem havia me decidido se terminaria o curso de Processos Gerenciais ou escolheria outro, por isso aguardava o resultado da análise. Eu compreendo o lado da Universidade de que o pedido foi realizado após o vencimento, porém, quero salientar que todo procedimento realizado por mim foi de acordo com as informações que me foram passadas durante o processo pelas atendentes. Inclusive, o contato posterior a reativação de minha matrícula para informar sobre as matérias que seriam aproveitadas via análise curricular, não foi realizado em nenhum momento, e eu só soube que minhas aulas haviam iniciado porque após vários dias de espera do resultado da análise eu mesmo entrei em contato com o polo solicitando esclarecimentos sobre a finalização do procedimento. Peço aos responsáveis pela Universidade que orientem melhor seus funcionários a passarem as informações corretas aos clientes, pois neste caso, me passou a impressão de desespero para realizar a matrícula, ou até mesmo má fé das pessoas que o fizeram. Quando ocorrem estes tipos de erros, Universidades ou órgãos maiores costumeiramente procuram de alguma forma culpar o cliente. Em contato com a atendente Larissa, aproximadamente as 19:00 do dia 29 de Outubro, fui informado de que não era necessário me matricular para realizar a análise curricular, em resumo, várias informações passadas de forma equivocada, mas que agora alegam ser minha culpa. Em relação ao item 5, a universidade ter "credibilidade junto aos alunos e parceiros" não torna a mesma intocável no âmbito de equívocos nas informações passadas aos candidatos. Tenham mais atenção e orientem melhor as atendentes e estes tipos de problema não ocorrerão mais. Da mesma forma que é desagradável para a Universidade receber uma reclamação, para mim também foi fazê-la e perder um tempo ao qual eu poderia ter dedicado ao curso. Tudo por falta de inteligência e de sabedoria da atendente ao explicar um procedimento simples. É muita falta de caráter querer me culpar por uma sequência de informações equivocadas vindas por parte da Universidade. Mais uma vez saliento, deem um treinamento útil as atendentes.

Cruzeiro do Sul

Para: L. P.

14/12/2021

São Paulo, 14 de dezembro de 2021 Ilustríssimo Senhor Diretor da Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Segue anexo esclarecimentos a reclamação aberta por LEONARDO HENRIQUE PAULO ROCHA. At.te. SECID – SOCIEDADE EDUCACIONAL CIDADE DE SaO PAULO S.A. CNPJ/ME nº 43.395.177/0001-47 Rua Cesário Galero, nº 432 a 448, Tatuapé, Município e Estado de São Paulo, CEP 03071-000 [cid:fcb42307-85ac-4ea2-9887-e308a2c76a1e]