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- Título da reclamação pública
Cidadania e proteção
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
E. S.
Para: Banco Inter
Vou contar a estoria que aconteceu com meu marido.Ele estava no trabalho, recebeu uma mensagem pelo whatsApp, supostamente do meu filho, pedindo dinheiro. Inadvertidamente, reconhecendo a foto fez uma transferência via TED, para o "Banco Inter Agencia 01". Isso gerou um comprovante de pagamento, que tem o nome do correntista, CPF, número da conta. Quando meu marido percebeu que tinha sido vitima de um "golpe", entrou em contato com o banco que é cliente, tentando suspender o pagamento, não tendo sucesso.Ato contínuo,eu tentei inúmeras vezes falar com o Banco Inter, mas o atendimento se restringiu a colher os meus dados e encaminhar para a instância seguinte . Entrei em contato com a Ouvidoria do Banco Inter, e não obtive resposta. Fiz um boletim de ocorrência on line. A minha reclamação é de não ter tido acesso a um atendimento presencial, que o fato requeria, e também questionar o banco sobre esses correntistas de ocasião("horas"). Eu pergunto:como são aceitos, que documentos exigem do cliente na hora de abrir uma conta, se há algum tipo de conferencia de nome, documentos e se existe confrontação da foto do documento com a pessoa? Na delegacia,há inúmeros casos e BOs, com relação a esse tipo de "golpe", e quando a policia, vai investigar, esbarra no sigilo bancário ou em contas fantasmas.O cidadão de bem perde tempo, dinheiro, se sente um imbecil e não tem a quem recorrer, enquanto o que praticou o ilicito, fica na sombra e incógnito o cidadão tem exposto seu nome.O sistema, bancário acaba protegendo esse tipo de crime e também quem cometeu e nem tem o empenho da instituição para ter sua questão resolvida.Peço que o dinheiro enviado ao correntista seja devolvido Enviei esta reclamacão e o Banco e tive essa resposta: Boa noite Edna. Conforme conversamos no telefone ....... Tivemos a resposta do setor que nos informou que você deve entrar em contato com a área de segurança do banco onde autenticou a transação. Essa demanda não é passível de retorno, mas que as ações foram tomadas para a conta destinatária. Peço desculpas pelo transtorno que foi causado e nos colocamos sempre a disposição. Abraço Pablo Equipe Inter Retruquei inconformada com essa resposta: O sr.Pablo,representante do Banco Inter me ligou ontem a noite. Não houve resposta às minhas perguntas e sim uma tentativa de desviar o assunto e de maneira educada, mudar o foco da questão central. Me disse que eu deveria buscar junto ao meu Banco a autenticação do procedimento. Estou também tratando disso junto ao meu Banco,mas o valor foi transferido,inadvertidamente,a um correntista do Banco Inter. Já enviei cópia do boletim de ocorrência e do comprovante de pagamento, com todos os dados do correntista do Banco Inter. Se não houve má fé, a atitude correta da Instituição,será entrar em contato com o correntista, cliente do Banco, e pedir o ressarcimento do valor que não lhe pertence! Caso contrário,entenderei que esta instituição está aberta , sem nenhum controle e protegendo indivíduos inescrupulosos, que cometem ilícitos! O Banco têm a responsabilidade sobre seus correntistas,pois só a Instituição tem conhecimento, através de documentos quem são eles e poderá ser acusada de co-autoria do ilícito cometido,caso não tome providências O Banco que eu sou correntista, sabe quem eu sou, onde moro e tenho conta há anos.! Estou esperando que as providencias sejam tomadas.Eu mostrei o titular da conta,seu CPF,e o número da conta do Banco e a agência. Cabe ao Banco Inter fazer a coisa certa e tomar as providências junto ao seu cliente e estornar este valor.Espero que isso seja resolvido em favor da honestidade e da verdade, pois CPF é documento,e não um número fictício,assim como o número da conta e o nome do cliente. ***Prezados Senhores A resposta não veio ainda, mas a minha indignação é que o cidadão de bem, está abandonado a propria sorte e não tem a quem recorrer.Que mesmo fazendo BO, mostrando o comprovante de transferencia ao Banco,nada acontece.O sistema em que vivemos protege quem comete ilicitos, e os golpes só aumentam e as autoridades lamentam, mas não fazem nada para mudar.Eu acredito que o Banco,de posse dos dados do correntista, têm o dever de restituir este valor.,Não quero receber um pedido de desculpas e sim mudança de procedimento, por mim e por tantas pessoa orfãs de amparo das instituições. è isso Grata
Solução esperada
- Reembolso: R$ 4978,90
Mensagens (7)
E. S.
Para: Banco Inter
Prezados Senhores do Banco Inter * O número do CPF que consta na reclamação é do meu marido, Sinesio Scarabello Filho,que foi quem fez o TED para a correntista de seu Banco.Acho que os senhores já tiveram oportunidade de verificar os dados da cliente.Para fazer o TED é necessário,nome,número da conta,agência,banco e CPF e o valor transferido do beneficiado(?).E isso que é importante e foi o motivo de eu ter entrado em contato com o Banco,por vários canais,diga-se de passagem.Continuarei falando por este canal.Não tentarei novamente falar na ouvidoria,porque assunto continua o mesmo e sem solução.Gostaria que continuassemos falando por aqui,ou a possibilidade de responder o email que os senhores me enviam.O BO é verdadeiro e o comprovante de transferência também.Os senhores estão falando comigo no meu email por conveniência nossa(minha e do meu marido)Aguardo solução
E. S.
Para: Banco Inter
P.S: Complementando informação: * A conta do Banco Bradesco é uma conta conjunta,portanto os senhores estão também falando com titular.
E. S.
Para: Banco Inter
Continuo aguardando resposta dos senhores, uma vez que respondi sobre a titularidade da conta. E por ser conta conjunta, reiterei a legitimidade de ser porta voz, nessa tratativa. Tenho respondido todas as questões do Banco, no entanto, os senhores continuam postergando a providência requerida. Continuo afirmando que o Banco,dá condições para que seja praticado golpes contra cidadãos. Houve outra tentativa de estelionato, mas dessa vez, não foi feita a transferência para o correntista desse Banco. Dados do correntista: [3/12 12:31] Banco Inter SA [3/12 12:31]BANCO INTER - 077 LUIZ RODRIGO MARCELLINO CPF:231.004.748-13 Agência:0001 Conta:12280574-7 Valor: 18.978,30 Deve ter inúmeros correntistas que estão praticando golpes, por falha do Banco Inter. Aguardo o pagamento do valor transferido, inadvertidamente, para correntista do Banco Inter
Banco Inter
Para: E. S.
Prezado(a), boa noite! Em atendimento à manifestação recebida, encaminhamos resposta ao consumidor, com os questionamentos pertinentes, ao endereço eletrônico cadastrado em nossos sistemas, visando preservar as informações protegidas pelo sigilo bancário, bem como resguardar a intimidade e privacidade de nossos clientes. Atenciosamente, OUVIDORIA Classificação da Informação: RESTRITA Classificação da Informação: RESTRITA
E. S.
Para: Banco Inter
ores Entrei em contato com a ouvidoria , conforme solicitado no email.Segue oque foi enviado: Recebi email referente aos protocolos 21120138957484 e 21120138958765,no endereço de email de minha esposa Edna, [email protected], solicitando dados do titular da conta. Só o endereço de email é o da minha esposa, que também é titular da conta, o nome, o CPF, o BO, o comprovante de transferência estão todos em meu nome e corretos.Não existe nada, repito, que esteja em desacordo.Reitero aqui, que em desacordo está a atitude do Banco em exigir de mim, que sou a vitima. Tenho mais correntista, além daquele que transferi o valor reclamado. Segue dados de outro correntista desse Banco , que tentou , novamente um golpe, sem sucesso.Cabe aos senhores a responsabilidade sobre seus clientes. [3/12 12:31] Banco Inter SA [3/12 12:31]BANCO INTER - 077 LUIZ RODRIGO MARCELLINO CPF:231.004.748-13 Agência:0001 Conta:12280574-7 Valor: 18.978,30
E. S.
Para: Banco Inter
Prezados Srs Eu não compreendo a insistência para entrarmos em contato “novamente” com a ouvidoria.Meu marido entrou em contato e repetiu todos os seus dados.Desculpem, mas é ridícula essa falta de objetividade e respeito pela parte do banco.Tudo já foi falado,todos os documentos comprobatórios apresentados ( transferência, Bo, e também, nome, CPF, e-mail do meu marido).É o banco que nós deve satisfação e providências! Coloco aqui o e-mail recebido para ilustrar a forma “educada” , mas sem nenhuma intenção de resolver a questão. Belo Horizonte, 27 de Dezembro de 2021 RESPOSTA OUVIDORIA – INTER – EDNA MARIA FORNAZIERI SCARABELLO – CPF: 675.388.438-68 Canal da reclamação: Proteste Protocolo Ouvidoria: 21121340559618 Código da manifestação: CPTBR01406934-46 Prezada Edna, Bem-vinda novamente à Ouvidoria do Inter! Recebemos seu questionamento sobre o reembolso dos valores transferidos por um terceiro, em favor de uma Conta Digital aberta junto ao inter. Entendemos o seu interesse de que a situação vivenciada seja resolvida o mais breve possível, no entanto, gostaríamos de frisar, inicialmente, que prezamos pelo cumprimento das normas que versam sobre o sigilo bancário e sobre a proteção de dados. Nesse sentido, tendo em vista que os seus questionamentos estão relacionados à uma conta de titularidade diferente dos dados usados para o registro da presente demanda, ficamos impossibilitados, por ora, de lhe repassar maiores informações. Diante disso, orientamos que um novo contato seja realizado, desta vez, com os dados corretos, ou seja, os pertencentes ao verdadeiro titular da conta. Isso porque, as informações pertinentes, somente poderão ser fornecidas ao titular, pelos motivos acima expostos. Ressaltamos que essa conduta não tem a finalidade de lhe causar qualquer desconforto, mas apenas de prezar pela observância da Lei nº 13.709/18 (“LGPD”) e da Lei Complementar 105/2001. Caso precise falar conosco no futuro, temos disponíveis os seguintes canais: Capitais e regiões metropolitanas: 3003-4070. Demais localidades: 0800-940-0007. Atendimento via Chat: www.bancointer.com.br. Conta com a gente! OUVIDORIA INTER S.A 9vNcfG1lPXVZfHtigUa530Htio_Ffv5HWzyXVnhFp0Vt5m4WzQFmflR86Omgf9DWaLotYnjPysHU9X1-BJWZHWwBbWiprlWRXqYGIGBDirHB7nTq8UnqnptXKEs1MJZ5vXyiGISxWVjb1XWNXTabnB8uWkyjI3auLAnqf2DwYFxESOydKg=s0-d-e1-ft
E. S.
Para: Banco Inter
Prezados srs Eu estou insistindo porque ,me parece,que a forma que os srs encontraram de não responder assertivamente é ficar repetindo a mesma ladainha de que meu marido não entrou em contato com a ouvidoria. Todas as vezes que nos reportamos ao banco,foi passado todos os dados(dados esses que nunca foram omitidos).Colocarei aqui novamente o email que os srs mandaram,até que os srs percebam, que além de faltarem com a verdade,querem fazer crer que a falta de solução é por conta da nossa omissão.Aliás,ao invés de enviarem email ora mim,deveriam responder neste espaço. Copia do email recebido. Belo Horizonte, 05 de janeiro de 2022. RESPOSTA OUVIDORIA – INTER – EDNA MARIA FORNAZIERI SCARABELLO – CPF 675.388.438-68 Canal da reclamação: Proteste Protocolo Ouvidoria: 22010142613321 Código da manifestação: CPTBR01406934-46 Prezada Edna, Bem-vinda novamente à Ouvidoria do Inter! Recebemos seu questionamento sobre o reembolso dos valores transferidos por um terceiro, em favor de uma Conta Digital aberta junto ao Inter. Inicialmente, gostaríamos de reiterar os esclarecimentos corretamente prestados através de demanda análoga em 27/12/2021 sob protocolo 21121340559618. Naquela ocasião lhe deixamos ciente que, entendemos o seu interesse de que a situação vivenciada seja resolvida o mais breve possível, no entanto, gostaríamos de frisar, inicialmente, que prezamos pelo cumprimento das normas que versam sobre o sigilo bancário e sobre a proteção de dados. Nesse sentido, tendo em vista que os seus questionamentos estão relacionados à uma conta de titularidade diferente dos dados usados para o registro da presente demanda, ficamos impossibilitados, por ora, de lhe repassar maiores informações. Diante disso, orientamos que um novo contato seja realizado, desta vez, com os dados corretos, ou seja, os pertencentes ao verdadeiro titular da conta. Isso porque, as informações pertinentes, somente poderão ser fornecidas ao titular, pelos motivos acima expostos. Ressaltamos que essa conduta não tem a finalidade de lhe causar qualquer desconforto, mas apenas de prezar pela observância da Lei nº 13.709/18 (“LGPD”) e da Lei Complementar 105/2001. Esperamos ter esclarecido os seus questionamentos, mas se você ficou com alguma dúvida em relação à nossa resposta, entre em contato conosco novamente pelo telefone 0800-940-77-72. Nossa equipe está disponível para lhe ajudar de segunda a sexta-feira, de 9:00 às 18:00. Caso precise falar conosco no futuro, temos disponíveis os seguintes canais: Capitais e regiões metropolitanas: 3003-4070. Demais localidades: 0800-940-0007. Atendimento via Chat: www.bancointer.com.br. Conta com a gente! OUVIDORIA INTER S.A.