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Assistência Técnica autoriza se recusa a prestar reparo deixando como única opção comprar novamente

Deal4B
ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

R. S.

Para: Deal4B

01/12/2021

Possuo um Nintendo Switch Lite com defeito, aparelho com pouco mais de um ano de uso e esteticamente muito bem conservado. Entrei em contato via e-mail com a Deal4B, a única autorizada da Nintendo do Brasil. Informei que o produto não estava mais na garantia e perguntei se ainda assim eles fariam o orçamento de reparo, eles informaram que sim e me deram o código para o envio do mesmo às custa da própria Deal4B. Após o produto ter chego à empresa foi informado que a mesma não realiza o reparo, segundo eles por conta da política da Nintendo e que a única coisa que poderiam fazer é me oferecer um produto "novo" pelo valor de R$ 1.059,00. Disse que o valor estava acima do que eu havia imaginado e que gostaria do orçamento do reparo, pois poderia ser mais barato do que adquirir um novo. Depois de algumas conversas a empresa manteve a postura de não reparar e me ofereceu dois descontos sobre o valor inicial, 10% e 25%. Considerei o valor ainda acima do que seria justo para reparar meu aparelho, mas, em todo caso solicitei um desconto um pouco maior, 35% e questionei se esse aparelho que receberia seria de fato novo na caixa, a empresa disse que o desconto máximo que poderiam me oferecer era de 25%, dessa forma, apenas a Deal4D teria o poder de negociação e me responderam que: "..Ressaltamos que se trata da troca apenas do console, não sendo incluso nenhum tipo de acessório ou caixa-combo." Se o aparelho seria NOVO, porque não recebê-lo na caixa e completo? Como saberia se estaria, de fato recebendo um unidade nova ou um aparelho recondicionada. Fiquei com a dúvida se o meu aparelho não sofreria reparo e seria passado a outro consumidor no futuro como novo, uma vez que não ficou claro o que fariam com o meu Switch Lite. Antes disso, depois de muito insistir, recebi a mensagem: "Realizamos as analises mais especificas, e obtivemos retorno de testes de que a falha apresentada ao seu console está tipicamente relacionada com danificação eletrônica interna do circuito lógico." Tipicamente? Não me foi passado qual era o defeito de fato e nem o orçamento para o conserto. O Art. 32 da LEI N 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990, diz: (Art. 32. Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto. Parágrafo único. Cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei. ). Entendo que dessa forma foi [Editado pelo Reclame Aqui] por não ter recebido o direito de ter o aparelho reparado. Ressalto que a Deal4B é a única autorizada a prestar serviço de reparo e assistência técnica dos produtos Nintendo no Brasil, ao questionar a empresa em ligação foi informado que eu poderia levar meu aparelho em uma assistência "alternativa", mas que tanto a Deal4B quanto a Nintendo se isentariam de quaisquer problemas decorrentes dessa assistência, deixando claro que ambas não recomendavam essa abordagem. Sendo assim, volto a ter como única opção a Deal4B, além do mais, como a Nintendo, segundo a Deal4B, não disponibiliza peças e componente para reparo no Brasil, meu caso não teria jeito, já que a assistência paralela não teria acesso aos recursos necessários ao reparo. Com muita dificuldade, consegui o contato com a Nintendo que me respondeu: "Lamentamos pelo problema com o seu Nintendo Switch Lite. O Centro de Serviço Autorizado no Brasil, a Deal4B Soluções em Tecnologia, é responsável pela assistencia e decisão final quanto a reparo e/ou troca de sistemas. Entendemos que essa não é a resposta que você esperava, mas sugerimos que você entre em contato com eles novamente para acharem a melhor solução para a sua situação. Atenciosamente Nintendo of America Inc." A Deal4B diz que não repara porque não tem a autorização da Nintendo e a Nintendo diz que a decisão final é da Deal4B. Sou colecionador de produtos Nintendo, e essa é a primeira vez que recorro à assistência técnica. No final das contas investi meu dinheiro em um aparelho que não estou podendo usufruir restando apenas o impasse, dor de cabeça, além da vergonha de ter um direito categoricamente negado.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 1500,00
  • Troca