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RECUSA DE EMBARQUE
Esta reclamação é pública
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K. F.
Para: LATAM
Comprei o bilhete número 957 2394776637, para viagem de Porto Alegre à Barcelona para o dia 25 de novembro de 2021 pela cia aérea LATAM. O trecho para o destino era o seguinte: 1) POA-GRU (voo LA3297); 2) GRU-BCN (voo LA814). Voado o primeiro trecho, o embarque estava previsto para iniciar as 16:30hs para BCN. Às 16:30hs horas ainda não constava no painel eletrônico do aeroporto a mensagem de embarque, neste momento estava na fila da imigração e a mensagem que visualizava era “proceed to gate”. O procedimento de imigração demorou. Ao sair da imigração, já havia um funcionário da LATAM, Sr. Everton, chamando pelos viajantes do voo “LA 8114 com destino à Barcelona”. Me apresentei e, o referido funcionário avisou pelo rádio aos colegas que estavam no portão de embarque que estávamos nos deslocando para lá. Sr. Everton, falou claramente “tem um casal se dirigindo para o portão” – havia um colega viajando comigo (Sr. Bruno Bittencourt). Ao chegar no portão de embarque, por volta de 17:10hs, a funcionária da LATAM foi extremamente desrespeitosa, não nos deixou entrar na aeronave, nos acusava de não termos corrido o suficiente para pegar o voo e que ficamos passeando desde que falamos com Sr. Éverton, ameaçando olhar nas câmeras do aeroporto. Sugerimos que ela assim fizesse, já que estávamos suados e sem fôlego - isso lhe daria certeza de que fizemos o trajeto, desde o contato com o funcionário, Sr.Everton, da maneira mais rápida possível. Solicitamos de toda forma que ela pudesse nos deixar embarcar, imploramos, mas ela foi bastante inflexível e não cedeu a nossa demanda, nem mesmo explicou porque não constava embarque encerrado no telao do aeroporto ou mesmo porque não apareceu “boarding now”. Mas algo estranho estava acontecendo, já que pedimos que ela confirmasse com o Sr. Everton sobre a autorização de nosso embarque e ela usou alguns códigos, por nós desconhecidos, para falar com outros funcionários da Cia. Grosseiramente ela mandou que procurássemos o balcão de conexões da cia aérea. Após isso, nos dirigimos ao referido local, onde fomos recebidos pelo Sr. Djair. No balcão, tinha uma grupo de pessoas que foram impedidos de embarcar por overbooking em voos da própria LATAM. Além disso, outras pessoas como a sra. Monica ( telefone 41 9 9555 3014) e outros, já estavam no balcão por não ter conseguido embarcar, no mesmo voo LA8114. Ao identificarmos que nosso problema foi similar, o Sr. Dejair, iniciou algumas ligações internas e, enquanto ainda estava conectado, fomos avisados que nossas malas estavam sendo retiradas do voo (mas como as malas foram retiradas do voo? Houvera então tempo para fazer a checagem das malas no espaço de bagagem da aeronave, houvera então tempo para a retirada das mesmas, mas não houvera tempo para embarcar? Quais os motivos que levaram a cia a não nos deixar embarcar? Estaria este voo com excesso de passageiros? Seria mais um caso daquele dia em overbooking? ). Chegamos as 17:32 no balcão de conexões da LATAM e as malas ainda estavam sendo retiradas (mas como ainda deu tempo de tirar as malas se não haveria tempo de embarcar 3 pessoas?. Restam estes esclarecimentos.). Sr. Dejair sublinhou o desisteresse da cia aérea e os problemas diários de overbooking que aconteciam neste período em que a pandemia arrefeceu e as pessoas voltaram ao seus compromissos. Me parece pura falta de bom senso. No meu caso, estava em compromisso de trabalho. Eu precisava estar em Barcelona ainda na sexta-feira. Sr. Dejair, então, informou que o próximo voo seria apenas no sábado às 17:30hs (dois dias depois!!!). Impossível esperar. Como a culpa pela impossibilidade de embarque não foi minha, esperava ser alocada em outro voo – independente de cia aérea – e, neste caso fui orientada a ir até a loja da LATAM para verificar com os atendentes se haveriam outras possibilidades. Durante o trajeto do embarque até a loja, telefonei para 0800012 3200 da LATAM (fiquei em ligação por 18 minutos – falando com a Sra Ana – PROTOCOLO 36711492 e 3671198) para buscar uma solução para o caso. Já estava desesperada com a falta de atenção, humanidade e desrespeito da cia aérea, quando entendi que não conseguiria voar no dia 25 para BCN e nem mesmo poderia transferir a passagem para o dia seguinte – tendo que aguardar o sábado. Restou uma única solução para aquele dia. O voo KL 792, da cia aérea KLM, estava com atraso de duas horas e acabei efetuando a compra de uma nova passagem aérea – no valor de R$ 5.100,00 (GRU-AMS/AMS-BCN) e voei para BCN, cheguei ao final da tarde, perdi importantes compromissos de negócios e não recebi retorno da cia aérea. Gostaria de obter o valor da passagem aérea do voo LA8114 de volta, assim como, um pedido formal de desculpas pelo desrespeito e falta de atenção despendido. Aguardo esclarecimentos e agradeço o apoio.