- Reclame com a ajuda da PROTESTE
- Reclamações públicas
- Título da reclamação pública
Voltar
Fraude | Estelionato
Esta reclamação é pública
Esta reclamação é pública
P. L.
Para: Ifood
Boa tarde, No dia 22/01/2022 fui vítima de um golpe operado por meio do app iFood. Em linhas gerais, fiz um pedido que estava atrasado (pedido #7772). Ao questionar o estabelecimento pelo chat do app, não obtive resposta. Somente o entregador fez contato comigo e informou que o estabelecimento estaria com problemas técnicos no app e me passou o suposto contato do estabelecimento. Ao ligar, a atendente confirmou as informações e disse que teria que cancelar o pedido, mas que o enviaria mesmo assim pelo motoboy do restaurante e solicitou que o pagamento fosse feito no momento da entrega. O pedido chegou normalmente e a cobrança pela máquina do cartão Pag Seguro mostrava o valor correto no visor do celular do entregador, mas não mostrava o valor no visor da máquina. Somente ao concluir o pagamento notei que havia caído num golpe, já que o entregador saiu sem dar explicações sobre o comprovante de pagamento. Um pedido de pouco mais de R$30 saiu por R$6.823,14. Considerando que: (i) esse golpe não seria possível sem a participação do entregador e de alguém do restaurante credenciado no iFood, que se recusou a responder meus questionamentos pelo chat do app e cancelou o pedido no momento informado pelo golpista (enquanto eu estava com a suposta atendente no telefone); (ii) o valor indevido que fui cobrado pela fraude aplicada por meio do iFood teve o estorno recusado pelo banco e demais envolvidos na operação de processamento do pagamento, sendo mantida a cobrança na próxima fatura do meu cartão de crédito; (iii) há responsabilidade do iFood perante seus usuários consumidores pela falha na prestação do serviço e na segurança da plataforma, ante a ausência do dever de cuidado da plataforma iFood na seleção e fiscalização de seus parceiros (culpa in eligendo e in vigilando) e pela falha em alertar previamente os consumidores dos riscos desse tipo de fraude, não havendo qualquer excludente de responsabilidade aplicável; (iv) também há responsabilidade do iFood pela falha em garantir o direito / dever básico de informação aos consumidores, haja vista que não há telefone de atendimento aos consumidores (SAC) disponibilizado no app, sendo encontrado somente mediante pesquisa no Google (4003-0706) e, ao entrar em contato, uma mensagem automática informa que o canal está inoperante e sem previsão de retorno. Ainda, o único canal de atendimento disponível é o chat da plataforma iFood, que igualmente envia respostas automáticas e padronizadas, falha aos prestar maiores esclarecimentos, além de demorar muito para analisar simples documentos (ex: fui comunicado que levaria 15 dias para analisar um mero comprovante de pagamento); (v) meu único interesse é ser ressarcido pelo valor indevidamente cobrado, de modo que eu não seja ainda mais penalizado e suporte os danos dessa fraude sozinho. O reembolso integral seria de R$6.823,14. Agradeço desde já e me coloco à disposição para quaisquer esclarecimentos.