ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

C. B.

Para: Mercado Livre

29/01/2022

Tive minha conta Platinum suspensa e em resposta a um pedido extrajudicial recebi um e-mail, que não me dá a opção de respondê-lo, com o seguinte conteúdo: Suspendemos sua conta porque identificamos que você oferece produtos que violam os direitos de propriedade intelectual de SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS (MeirellesIPC), membro registrado do nosso Programa de Propriedade Intelectual. Por esse motivo você não poderá mais operar em nossa plataforma, de acordo com nossos Termos e Condições. Acredito se tratar de uma ação de não conformidade com o contrato junto a plataforma pois de acordo com o passo a passo descrito pelo próprio Mercado Livre eu deveria ter recebido essa notificação por email e o anúncio ficaria marcado como "inativo por denúncia", conforme cópia abaixo. "Como parte do Brand Protection Program, os titulares de direitos podem denunciar aqueles anúncios que possam estar infringindo sua propriedade intelectual". Confira o passo a passo de uma denúncia para saber o que deve ser feito e o que esperar em cada etapa do processo. 1. O titular de direitos envia sua denúncia Ao recebê-la, vamos te avisar por e-mail, e você verá seu anúncio marcado como "Inativo por denúncia" na lista de Anúncios. Conheça os motivos de denúncia. Certifique-se de responder no prazo. Se seu anúncio receber uma denúncia, e você não respondê-la dentro de quatro dias, ele será cancelado automaticamente. 2. Envie sua resposta Para responder, você poderá enviar a documentação que comprove que você não está infringindo direitos. Por exemplo, faturas de compra que mostrem que o produto é original, ou autorização do titular de direitos para que você ofereça os produtos dele. Se você recebeu uma denúncia sobre imagens em seu anúncio, você terá também a opção de corrigi-las e enviá-las como resposta ao titular de direitos. 3. O titular de direitos revisa a resposta O titular terá quatro dias para revisar o que você enviou e te responder. Se ele aceitar a resposta ou não responder em quatro dias, o anúncio será reativado. Se ele não aceitar a resposta ou não enviar a resposta a tempo para você, o anúncio será cancelado. Sendo assim não tenho como entrar em contato com SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS (MeirellesIPC) conforme orientação acima pois nem sei qual a data e produto(s) denunciados uma vez que eu não recebi nenhuma notificação de denúncia para tal defesa. Se assim tivesse ocorrido eu, com certeza, teria enviado as documentações exigidas ao mesmo, uma vez que trabalho somente com produtos originais comprovados através de notas fiscais de compra. Volto a reiterar que se isso tivesse ocorrido eu seguiria com o passo 2 providenciando a documentação necessária como já fiz outras vezes que tive a conta denunciada e obtive sucesso. Aguardo retorno com esclarecimentos a respeito do ocorrido solicitando que a plataforma Mercado Livre assuma essa denúncia pois a mesma não foi notificada. Grato

Solução esperada

  • Danos morais/materiais

Mensagens (6)

Mercado Livre

Para: C. B.

02/02/2022

Sua solicitação (97408) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email. Raissa (Atenção ao Cliente) (Mercado Livre) 2 de fev. de 2022 15:02 BRT ------------------------------------------------------------ Olá, Cesar. Sou a Raissa e faço parte da equipe de atendimento do Mercado Livre. Recebemos o seu pedido de ajuda via Proteste, sobre inabilitação da sua conta.------ Informo que já estamos verificando o seu caso com prioridade, e o encaminhamos para análise da nossa equipe especializada. O prazo para um posicionamento é de até 3 dias úteis, este tempo é necessário para termos uma resposta ainda mais efetiva. Como o seu caso está em consulta com a área responsável, caso nos responda não conseguiremos visualizar suas mensagens, por isso peço que aguarde o retorno do nosso contato. Até logo! Raissa Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Juridico 29 de jan. de 2022 22:24 BRT Este e-mail é um serviço de Mercado Livre. Fornecido por Zendesk [MMM0QK-VRY4]

Mercado Livre

Para: C. B.

03/02/2022

Sua solicitação (97408) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email. Raissa (Atenção ao Cliente) (Mercado Livre) 3 de fev. de 2022 13:42 BRT ---------------------------------------------------------- Olá Cesar, como vai ? Agradecemos por ter aguardado nosso retorno. Após análise, concluímos seu atendimento por meio do protocolo: 156403551. Voce encontrará todos os detalhes em seu e-mail de cadastro e por meio do arquivo anexo. Caso seja necessário, voce pode nos contatar respondendo diretamente o e-mail. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre (:contato.mercadolivre.com.br/ajuda) e seção de Ajuda do Mercado Pago (s:www.mercadopago.com.br/ajuda). Atenciosamente Equipe Mercado Livre Raissa Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Raissa (Atenção ao Cliente) (Mercado Livre) 2 de fev. de 2022 15:02 BRT ------------------------------------------------------------ Olá, Cesar. Sou a Raissa e faço parte da equipe de atendimento do Mercado Livre. Recebemos o seu pedido de ajuda via Proteste, sobre inabilitação da sua conta.------ Informo que já estamos verificando o seu caso com prioridade, e o encaminhamos para análise da nossa equipe especializada. O prazo para um posicionamento é de até 3 dias úteis, este tempo é necessário para termos uma resposta ainda mais efetiva. Como o seu caso está em consulta com a área responsável, caso nos responda não conseguiremos visualizar suas mensagens, por isso peço que aguarde o retorno do nosso contato. Até logo! Raissa Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Juridico 29 de jan. de 2022 22:24 BRT Este e-mail é um serviço de Mercado Livre. Fornecido por Zendesk [MMM0QK-VRY4]

C. B.

Para: Mercado Livre

03/02/2022

Olá! Entendo que diante da lista de produtos proibidos de acordo com o email anteriormente enviado, que encaminho em anexo, o mesmo somente consegue se encaixar no item de violação de Propriedade Intelectual. Caso esse que só é justificado como PROIBIDO a partir do momento em que o vendedor não atende a solicitação da demanda da marca no prazo estipulado. Sendo assim, o que venho reivindicar é exatamente o direito de resposta uma vez que não recebi nenhum e-mail nem menos meu anúncio ficou "Inativo por denúncia" na lista de Anúncios, prática essa explicitada pela própria plataforma do Mercado Livre no passo a passo de uma denúncia (em anexo). Para responder a denúncia primeiramente eu deveria ter sido comunicado pelas sinalizações feitas acima para que eu pudesse enviar a documentação que comprovasse que minha conta Platinum não estava infringindo direitos. Gostaria, também, que me reportassem não através de código (MLB9333493937) mas sim descrevendo o nome do produto que consideraram, por não direito de defesa, proibido. O problema esteve na falha de comunicação da plataforma com a minha conta. Grato

Mercado Livre

Para: C. B.

07/02/2022

Sua solicitação (102139) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email. Ana (Atenção ao Cliente) (Mercado Livre) 7 de fev. de 2022 12:43 BRT --------------------------------------------------------------- Olá Cesar, como vai? Após análise, identificamos que já houve um atendimento sobre o mesmo tema por meio do protocolo: 156403551. Caso ainda tenha dúvidas, pedimos que retorne através do protocolo mencionado. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre (s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda) e seção de Ajuda do Mercado Pago (s:www.mercadopago.com.br/ajuda). Atenciosamente, Equipe Mercado Livre Ana Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Juridico 3 de fev. de 2022 20:37 BRT Este e-mail é um serviço de Mercado Livre. Fornecido por Zendesk [0MLM04-5KQR]

C. B.

Para: Mercado Livre

10/02/2022

Olá Ana, Estou fazendo a solicitação através desse canal pois o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas, porém, seus canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre (s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda) e seção de Ajuda do Mercado Pago (s:www.mercadopago.com.br/ajuda) não retornam a demanda enviada pelo vendedor, como no meu caso. Não possuo a data nem protocolo da primeira solicitação, mas segue em anexo, a 2ª solicitação que fiz pelo canal de atendimento em 29/01/2022 e até agora não obtive resposta sendo o prazo final dado pela plataforma em 04/02/2022. Alguém precisa atender a minha solicitação e resolver a demanda. Grato Atenciosamente,

Mercado Livre

Para: C. B.

11/02/2022

Sua solicitação (107524) foi atualizada. Para adicionar mais comentários, responda a este email. Ana (Atenção ao Cliente) (Mercado Livre) 11 de fev. de 2022 10:34 BRT -- ------------------------------------------- Olá Cesar, como vai? Após análise, identificamos que já houve um atendimento sobre o mesmo tema por meio do protocolo: 156403551. Caso ainda tenha dúvidas, pedimos que retorne através do protocolo mencionado. Reforçamos que o Grupo Mercado Livre preza pelo atendimento transparente e eficaz dos usuários de suas plataformas e, por este motivo, possui canais de atendimento internos disponíveis para todos os usuários na seção de Contato do Mercado Livre (s:contato.mercadolivre.com.br/ajuda) e seção de Ajuda do Mercado Pago (s:www.mercadopago.com.br/ajuda). Atenciosamente, Ana Atenção ao Cliente Mercado Livre Mercado Pago Juridico 10 de fev. de 2022 23:56 BRT Este e-mail é um serviço de Mercado Livre. Fornecido por Zendesk [WGGQY9-28Q5]