- Reclame com a ajuda da PROTESTE
- Reclamações públicas
- Título da reclamação pública
Voltar
PROBLEMA CAMBIO POWERSHIFT FOCUS 2015
Esta reclamação é pública
Esta reclamação é pública
E. S.
Para: FORD
Em 02/02/2022, estava com o veículo FORD FOCUS TITANIUM AUTOMÁTICO 2.0 SEDAN FLEX, Placa FNJ0H58, Chassi 8AFSZZFFCFJ316261, Cor Branca, Ano 2015/2015, indo ao trabalho até Paranacity/PR, onde de repente e sem outros sinais de problemas, o veículo começou subitamente a perder potência e tive que estacionar. Desliguei o veículo e passado algum tempo religuei, tentei engatar a marcha ré e ao acelerar, parecia que estava no Neutro, sem nenhum tipo de movimento. Engatei a primeira marcha e saí, porém, percebi que o veículo não engatava a segunda nem as marchas seguintes. Andei mais um pouco na primeira marcha para tentar descobrir o que estava havendo, mas ao parar o veículo novamente, tentei engatar a marcha ré e sem sucesso, continuava no Neutro. Chamei o reboque e o veículo foi guinchado até a Concessionária FORD de Paranavaí PR, onde eu entrei em contato e informei o que havia acontecido. Em consulta aos dados do veículo junto à base de dados da FORD, para nossa surpresa a atendente informou que em 2017, este veículo já teve problemas na transmissão Powershift e que houve a necessidade de substituição. No dia seguinte, ao me retornarem, fui informado que precisariam remover a transmissão do veículo, mas o valor para essa verificação custaria R$ 1.400,00 de mão de obra mais o valor das peças arruinadas que deverão ser substituídas com custos para o cliente. Mesmo sabendo que o Câmbio Powershift do FORD FOCUS possui um problema/defeito de fabricação, e que a FORD já foi anteriormente multada por este motivo pelo Procon-SP na quantia de R$ 10,5 milhões de reais, ainda assim a Concessionária FORD exigiu o pagamento para verificar o problema e pagamento adicional em caso de substituição de peças com defeito no Powershift. Em consulta às informações sobre o assunto Câmbio Powershift FORD na Internet, nos deparamos com incontáveis matérias e notícias com relatos de usuários que tiveram problemas e até se envolveram em acidentes graves com vítimas, devido a essa anomalia do câmbio com súbita falta de potência. Também apresentaram trepidações ao arrancar, reduções abruptas, acelerações intempestivas, ruídos e superaquecimento. Com isso o câmbio começava a dar trancos nas trocas e muito pior, começava a travar. A perda súbita de potência foi o que ocorreu com nosso veículo, onde tivemos sorte de não haver veículos logo atrás, podendo ocasionar acidente. Verificamos que a fabricante FORD concedeu garantia de 10 anos ou 240 mil KM para veículos Ford FOCUS anos 2012 até 2015, mas ao ligar na Central de Atendimento FORD, através do número 0800-703-3673, sob protocolo CAFUNI00033405, não obtivemos êxito quanto à solicitação da manutenção/troca com garantia do Câmbio Powershift. Com os abusivos valores a serem cobrados apenas para verificação da extensão dos danos, nos obrigamos a retirar o veículo da Concessionária FORD e levá-lo a outra Oficina Especializada em Câmbios Automáticos em Paranavaí, onde foi constatado que várias peças do conjunto Powershift estavam condenados, como o Kit de Embreagem, o Kit de Atuadores 1 e 2, conhecidos por carrinhos do câmbio, e o Kit Motor Elétrico de atuadores da Embreagem de transmissão 1 e 2, conhecidos por motores do carrinho e o Módulo de Controle de Transmissão Powershift. Sendo assim, pedimos que a FORD reconsidere verificar urgentemente nosso caso, quanto ao problema do Câmbio Powershift, pois fomos surpreendidos e enormemente prejudicados, pois o veículo é utilizado para nos levar até o trabalho e levar nossa filha à escola, e dessa forma estamos considerando ter mais uma despesa para alugar um veículo para estas finalidades enquanto não há solução definitiva para nosso problema. Aguardamos contato da FORD pois temos as evidências em vídeos comprovando os defeitos das peças, caso necessitem.